azeitonasbacalhau

Supremas com cobertura de Tapenade

Supremas com cobertura de Tapenade

Supremas com cobertura de Tapenade. Tapenade é um patê simples e fácil de preparar. Composto por uma mistura de azeitona, com alcaparra e mias alguns ingredientes, tudo picado em pequenos pedaços e misturado com azeite.  Este tapenade vai ser adaptado e usado como cobertura de supremas de bacalhau para esta receita.

Receita de Supremas com cobertura de Tapenade

Vamos começar pelo Tapenade

Ingredientes para o Tapenade:

150g de azeitonas pretas sem caroço.

1 colher de chá de alcaparras escorridas.

2 dentes de alho picados.

Sumo e raspa de meio limão.

1 pitada de sal.

2 colheres de sopa de azeite.

1 raminho de salsa.

Preparação do nosso tapenade:

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e triture grosseiramente.

Reserve. Agora vamos preparar as nossas supremas…

Ingredientes para 3 pessoas:

1 embalagem de Supremas de Bacalhau

12 batatinhas para assar.

10 dentes de alho.

1 limão.

2 ovos batidos.

3 nozes de manteiga.

400 ml de azeite do bom (eu prefiro azeite com pouca acidez)

2 folhas de louro.

200 ml de leite.

Pão ralado.

Sal grosso.

Sal e pimenta.

Tapenade (a receita acima que já fizemos e que vai cobrir as nossas supremas)

Preparação:

Coloque as supremas de bacalhau de molho no leite. Cubra as supremas com 4 dentes de alho picado, as folhas de louro, pimenta e sumo de limão. As supremas ficam a marinar até descongelarem.

Agora vamos tratar das batatinhas

Coza as batatinhas numa panela com bastante água. Cozem em cerca de 15 a 20 minutos. Para saber quando estão cozidas espete um garfo nas batatas, se estas não oferecerem resistência ao garfo é porque já estão cozidas.

Depois de ter as batatinhas cozidas, escorra-as da água e coloque-as num tabuleiro com azeite, 3 dentes de alho picado e sal grosso. Leve ao forno a 180º até as batatinhas ficarem bem douradas. Depois de douradas retire as batatinhas do forno e dê-lhes um murro para que abram. Tempere a abertura de cada batatinha com sal grosso. Reserve.

Vamos assar as supremas de bacalhau

Depois de ter as supremas de bacalhau estarem descongeladas, retire as supremas de bacalhau da marinada, reserve a marinada.

Passe cada suprema de bacalhau pelos ovos batidos e em seguida passe-as pelo pão ralado.

Disponha as supremas numa assadeira já com algum azeite no fundo da assadeira. Cubra cada suprema de bacalhau com o Tapenade que preparamos anteriormente. Coloque uma noz de manteiga por cima de cada suprema de bacalhau já coberta com tapenade.

Regue as supremas de bacalhau com um fio de azeite e leve-as ao forno com o restante alho picado e com 3 colheres de sopa do leite da marinada.

Vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos, convém vigiar e a meio do tempo ir regando as supremas com o azeite da assadeira.

Depois de pronto, retire do forno e acompanhe com as batatinhas assadas. Leve pão para a mesa. e uma bebida da sua preferência.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Espero que tenha gostado da sugestão de hoje, um abraço e bons cozinhados!

Outras receitas com bacalhau que poderá gostar:

Bacalhau cozido especial

Bacalhau à padrinho

Bacalhau com broa de milho e bacon

Bacalhau com broa e Bimi

Bacalhau com natas no pão

Bacalhau com broa de cajus

Receita de Bacalhau à Lagareiro

Bacalhau assado com orégãos

Bacalhau assado com pimento

Pataniscas de sobras de bacalhau e batata

Bacalhau com salsa e limão

Pudim de bacalhau

Bacalhau jackpot

Bacalhau à bons velhos tempos

  • Gnocchis com molho de café
    Gnocchis com molho de café. É um presente incrível poder fazer uma refeiçãoassim tão boa como esta em casa. Uma comida totalmente reconfortante confeccionada de forma intuitiva e tão fácil na panela inteligente e multifuncional The Fast Slow GO™ da …
  • Espetada de gambas e lulas
    Espetada de gambas e lulas, uma maravilha este prato sabe sempre bem e é uma excelente sugestão para toda a família. Espetada de gambas e lulas. Ingredientes para 2 pessoas: 12 gambas médias.1 cebola.12 lulas limpas.1 cebola descascada e cortada …
  • Jambonnette
    Jambonnette, Saborosas pernas de frango recheadas com queijo gouda e bacon, servidas com um molho de vinho branco e manteiga e acompanhadas com a bela batata frita. Veja como preparar as jambonettes de forma fácil e muito saborosano forno inteligente …
  • Receita de rancho
    Receita de rancho, o rancho é um prato português que tem origens humildes. Originalmente era preparado por pastores portugueses que só tinham à sua disposição ingredientes simples. No entanto, com o tempo o prato tornou-se mais elaborado e tornou-se parte …
  • Bolo de chocolate fácil
    Bolo de chocolate fácil. Esta receita é muito simples, muito fácil de preparar é deliciosa! Bolo de chocolate fácil Ingredientes: 5 ovos. 2 chávenas de açúcar. 1 chávena de óleo. 2 chávenas de farinha fina. 200 g de chocolate em …
  • Pudim de caramelo
    Pudim de caramelo, veja como preparar pudim de caramelo com esta receita muito fácil, prática e muito saborosa. Pudim de caramelo Ingredientes: 4 ovos médios.1 lata de leite condensado cozido.200 ml de natas.100 ml de leite. Preparação: Bata todos os …
  • Receitas de petiscos e mariscos
    Receitas de petiscos e mariscos, descubra como preparar deliciosas iguarias para conviver com família e amigos. Sugestões de petiscos variados, mariscos vários e refeições deliciosas. Receitas de petiscos e mariscos Francesinha  Mexilhão Folhado delicioso de salsichas frescas Pasteis de bacalhau  …
  • Réveillon 2024
    Réveillon 2024. Receitas para a passagem de ano de 2024. Já tem ementa para o réveillon? Vai fazer a passagem de Ano por casa? Se sim está no sítio certo. É com muito gosto que partilho as minhas sugestões deliciosas …
  • Rolo Wellington
    O Rolo Wellington foi criado como homenagem a um comandante britânico que terá derrotado Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, em 1815.Chamava-se Arthur Wellesley e terá recebido o título de primeiro duque de Wellington – daí o nome deste prato. …
  • Pudim guloso de avelãs e café ♥♥♥
     Pudim guloso de avelãs e café Ingredientes para o pudim guloso de avelãs: 200 g de miolo de avelãs trituradas finamente. 250 g de açúcar. 150 ml de água. 60 ml de vinho do porto. 6 gemas. Para a cobertura …
  • Camembert no forno com pãezinhos de pepperoni
    Camembert no forno com pãezinhos de pepperoniO Camembert Assado é um aperitivo muito popular para partilhar em mesas festivas, veja como fazer o melhor camembert assando-o no forno the Smart Oven™ Pizzaiolo da Sage Appliances. Se ainda não conhece o …
  • Sobremesas de Natal
    Sobremesas de Natal, veja como preparar sobremesas de Natal de forma prática, rápida e muito saborosa. Por isso encha-se de alegria e amor. Coloque uma música de Natal. Vista o seu avental e vá para a cozinha fazer estes doces …

Related Articles

Deixe um comentário

Back to top button