Receitas de bacalhau para a ceia de natal

Receitas de bacalhau

Receitas de bacalhau, veja como preparar deliciosas receitas de bacalhau para a sua ceia de Natal de forma fácil, rápida e muito saborosa.

Receitas de bacalhau para a ceia de Natal

Receitas de bacalhau

Bacalhau cozido especial

Esta é uma sugestão simples mas existem alguns pormenores que tornam este prato mais especial e estou certa de que depois de fazer o bacalhau assim nunca mais vai querer fazer bacalhau cozido de outra maneira!

Receita de Bacalhau cozido especial
Ingredientes para 2 pessoas:
Para cozer o bacalhau:

2 lombos de bacalhau previamente demolhados e descongelados.
2 dentes de alho descascado.
1 folha de louro.
Sal (pouco)

Preparação:
Coloque uma panela média ao lume com água, a água vai até um pouco mais do meio da altura da panela.
Junte a folha de louro e os dentes de alho e leve a água ao lume até ferver.
Assim que a água começar a ferver, adicione o bacalhau e uma pitada de sal.

Cozinhe até começar a água começar a ferver novamente (que é logo imediato) assim que ferver, tape a panela e apague do lume. Deixe ficar a panela quieta e tapada durante vinte minutos com o lume apagado. Desta forma o bacalhau cozinha já no lume apagado e fica com lascas soltas e bem delicioso!

O bacalhau cozido acompanha com batatas cozidas, as batatas são descascadas e cortadas ao meio no sentido longitudinal e cozidas numa panela com água e com 1 colher de chá de sal grosso.

A panela onde está a cozer as batatas deve levar a tampa, mas não ficar completamente tapada para deixar sair um pouco o vapor durante a cozedura das batatas.

As batatas cozinham durante 20 minutos, passado este tempo, espete-lhes um garfo para ver se estão bem cozidas (depende do tamanho das batatas e da qualidade de batatas que estiver a usar) se o garfo não oferecer resistência ao entrar na batata é porque esta já está cozida, caso esteja rija deve coze-las um pouco mais.
Depois de ter as batatas cozidas, escorra-as da água e acompanhe as batatas com o bacalhau.

Agora vou partilhar um molho que fazemos aqui em casa para o bacalhau cozido e que eleva esta receita a outro patamar bem superior.
O molho tem como base o azeite como não poderia deixar de ser, bacalhau batatas e azeite…

Molho delicioso para Bacalhau cozido:

Ingredientes:

300 ml de azeite.
1 cebola cortada em rodelas muito finas.
6 dentes de alho laminados.
1 malagueta cortada ao meio.
Uma colher de sopa, de vinho branco.
1 colher de sopa de cominhos.
Sal e pimenta.

Preparação:
Refogue a cebola e os alhos no azeite. A cebola deve ficar bem loirinha. Refresque com o vinho, adicione os cominhos e a malagueta. Tempere com o sal e pimenta. Deite este molho especial por cima das batatas e do bacalhau cozido. Que maravilha!

Quando fizer o bacalhau assim, já não vai querer fazer de outra maneira!

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas de bacalhau

Bacalhau dourado com molho de coentros e camarão

Este prato é uma verdadeira iguaria um dos preferidos aqui de casa!


Ingredientes para 3 pessoas:

1 embalagem de Supremas de bacalhau fresco ultracongelado
Leite.
2 dentes de alho inteiros descascados.
1 folha de louro.
2 ovos batidos.
Pão ralado com salsa seca misturado.
Sal e pimenta.
120 g de miolo de camarão, eu usei miolo de camarão 80/100
1 ramo de coentros frescos picados.
2 colheres de sopa de azeite.
3 conchas do leite da cozedura do bacalhau.
1 colher de chá de amido de milho.
4 dentes de alho picadinhos.

Preparação:

Coza o bacalhau em leite com os dentes de alho, a folha de louro e a noz moscada. Cozinhe 10 minutos. Retire o bacalhau do leite, mas reserve o leite da cozedura do bacalhau.

Passe as supremas de bacalhau pelos ovos batidos e em seguida pelo pão ralado com salsa seca. Regue com azeite e leve ao forno até ficar dourado por cima, depois reserve tapado.

Numa frigideira, coloque o azeite e refogue levemente os 4 dentes de alho picados. Junte o miolo de camarão e cozinhe uns minutos até este mudar de cor. Adicione as 3 conchas de leite da cozedura do bacalhau e junte os coentros picadinhos e o amido de milho diluído num pouco de leite.

Tempere com noz moscada sal e pimenta. Mexa até engrossar um pouco caso necessário junte um pouco mais de leite. Acompanhe o bacalhau com batatas fritas redondas, polvilhadas com tomilho e regue o bacalhau com este molho delicioso de coentros e camarão.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Receitas de bacalhau

Receita de Bacalhau à minhota


Receita de Bacalhau à minhota. Um prato tradicional da gastronomia portuguesa, o Bacalhau à Minhota é uma iguaria deliciosa e que conquista até os paladares mais exigentes.


Ingredientes para 3 pessoas:

3 lombos de bacalhau previamente demolhados.
800 g de batatas descascadas e cortadas em rodelas finas. (4 batatas grandes)
1/2 pimento vermelho limpo e cortado em cubinhos.
3 cebolas
2 dentes de alho
200 ml de azeite
1 folha de louro
azeitonas q.b.
Salsa fresca picada.
Sal
Pimenta.
Farinha q.b
Óleo para fritar

Preparação:

Com a ajuda de um pano limpo, seque os lombos de bacalhau para retirar alguma humidade que possam ter.
Tempere os lombos de bacalhau com uma pitada de sal e pimenta, passe-os os lombos por farinha e reserve.
Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos.

Receita de Bacalhau à minhota


Coloque o azeite numa frigideira grande, aqueça o azeite e adicione os lombos de bacalhau fritando-os de ambos os lados. Retire e reserve o bacalhau, na mesma frigideira onde cozinhou o bacalhau junte a cebola, os cubinhos de pimento, os alhos e a folha de louro na mesma frigideira e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até os cubinhos de pimento amolecerem e a cebola começar a ficar lourinha. Depois de pronto apague o lume e reserve.

Agora vamos fritar as batatas, frite as batatas em óleo bem quente com um dente de alho, depois de fritas, coloque-as numa travessa com papel absorvente e tempere-as com sal fino.
Coloque os lombos de bacalhau no meio de uma travessa, cubra cada lombo de bacalhau com a mistura da cebola, coloque as batatas fritas à volta, decore com o pimento cortado em cubinhos azeitonas e polvilhe com a salsa picada.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas de bacalhau

Bacalhau com broa de milho e bacon

Receita de Bacalhau com broa de milho e bacon. É uma das receitas mais tradicionais de bacalhau e das mais antigas que continua nos dias de hoje a deliciar os paladares mais exigentes. Nesta receita além da tradicional broa de milho juntei o bacon que confere a broa um toque ainda mais saboroso, experimente!

Bacalhau com broa

Receita de Bacalhau com broa de milho e bacon.
Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau, demolhados.
Azeite q.b
2 cebolas, cortadas em rodelas finas.
1 pitada de pimentão doce.
2 dente de alho picados.
40 g de bacon.
Broa de milho q.b
Sal e pimenta.
1 dente de alho inteiro descascado.
9 batatas pequeninas, cozidas al dente, com casca.

Preparação:

Coza os lombos em água a ferver com sal grosso, um dente de alho e uma folha de louro.
O bacalhau coze rápido, leva entre 12 a 15 minutos. Depois dos lombos estarem cozidos, escorra-os da água, tape-os e reserve.
Numa frigideira, coloque uma quantidade generosa de azeite e refogue em lume brando as cebolas e os dentes de alho. Junte o pimentão doce. Vá mexendo suavemente.

Sugestão deliciosa de bacalhau
Cozinhe durante uns instantes, caso seja necessário, junte mais um fio de azeite, apague o lume reserve. Parta metade da broa em pedaços e coloque na picadora, juntamente com o bacon.

Triture para obter uma massa homogénea de broa e bacon. Apague o lume da frigideira e reserve o molho. Num tabuleiro pequeno próprio para ir ao forno, verta um fio de azeite, disponha-os lombos do bacalhau com a pele virada para baixo.

Faça uma camada por cima dos lombos, com a mistura de broa e bacon, calque bem com os dedos, para que a mistura fique presa ao lombo.
Regue com o azeite do refogado da frigideira, á volta coloque as batatas cozidas com casca, corte-as ao meio. Tempere as batatas com sal e pimenta e pimentão doce em pó. Leve ao forno, até ficar com uma crosta dourada.

Depois de pronto polvilhe com salsa fresca picadinha.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas de bacalhau

Bacalhau com broa e Bimi


Reinvente a tradicional receita de bacalhau com broa e junte o sabor das azeitonas e acompanhe com Bimi. Os Bimi são um legume que surgiu do cruzamento entre os brócolos e a couve Kailan. Este é um prato perfeito para ocasiões especiais.

Receita de bacalhau com broa e bimi

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau
1 embalagem de Bimi 200g (é um cruzamento entre os brócolos e a couve Kailan)
Azeite
4 dentes de alho laminados. (para o bacalhau)
3 colheres de sopa de vinho do porto, branco.
1 colher de café de pimentão doce em pó.
1 colher de café de paprica em pó.
2 fatias de broa de milho.
Meia chávena de azeitonas pretas sem caroço.
Sal q.b
2 dentes de alho picados (para os Bimi)
2 colheres de sopa de amêndoas picadas.


Preparação:

Coza os lombos de Bacalhau em água a ferver, a chávena de leite, sal grosso, um dente de alho e uma folha de louro. O bacalhau coze rápido, cerca de 15 minutos. Depois dos lombos cozidos, escorra-os da água, tape-os e reserve.

Parta metade da broa em pedaços coloque-a na picadora, juntamente com as azeitonas pretas. Pique tudo, para obter uma massa homogénea de broa e azeitonas.

Apague o lume da frigideira e reserve o molho. Num tabuleiro pequeno, verta um fio de azeite, coloque os dentes de alho laminados, disponha-os lombos do bacalhau com a pele virada para cima. Faça uma camada por cima dos lombos, com a mistura de broa e azeitonas, calque bem com os dedos, para que a mistura fique presa aos lombos de bacalhau.

Regue com azeite por cima. Tempere com sal e pimenta e leve o forno, Leve ao forno até as postas de bacalhau, ficarem com uma crosta dourada por cima.

Quando o bacalhau estiver quase pronto mesmo a terminar, coloque uma panela de água ao lume com sal e quando a água começar a ferver adicione os bimi e cozinhe até ficarem tenros.

Numa frigideira coloque algum azeite e dois dentes de alho picadinhos, assim que começarem a alourar junte a amêndoa e assim que começar a dourar apague o lume.

Regue os bimi com o azeite de alho e amêndoa.

Acompanhe os lombos de bacalhau com broa de azeitona com os Bimi, pode juntar batatas cozidas e ovos cozidos.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas de bacalhau

Bacalhau com natas no pão

Adoro bacalhau com natas mas hoje apresento esta deliciosa receita assada dentro de um delicioso pão de Mafra. Fica delicioso especialmente para alguém que for como eu que precise de ter sempre pão por perto.

Bacalhau com natas no pão

Receita de Bacalhau com natas no pão
Ingredientes:

2 embalagens de bacalhau desfiado
400 ml de leite.
2 dentes de alhos, inteiros, com casca.
1 folha de louro.
500 g de batatas, cortadas em cubos.
1 cebola, cortada em rodelas finas.
200 ml de natas.
6 colheres de sopa de, molho bechamel.
1 colher de sopa de, queijo mozarela, ralado.
Sal e pimenta.
1 colher de chá de farinha Maisena.
150 g de queijo mozarela ralado.
1 pitada de noz moscada.
Azeite q.b
1 pão de Mafra grande dos bons.
Cebolinho.
1 raminho de alecrim para aromatizar.

Preparação:

Pre-aqueça o forno a 180ª. Coza o bacalhau no leite, com dois dentes de alho, a folha de louro sal. Depois de estar cozido, retire o bacalhau para um prato e tape. Reserve um copo de leite da cozedura do bacalhau e os alhos cozidos no leite também.

Frite as batatas, depois de fritas, tempere-as com uma pitada de sal e reserve.

Numa frigideira, ponha um pouco de azeite e frite a cebola e os dentes de alho cozidos no leite. Junte o bacalhau. Dilua a farinha no leite que reservou e junte também, mexa bem.

Retire a tampa do pão, corte uma fatia da côdea de cima do pão, retire o miolo interior do pão, reserve.

Num tabuleiro disponha as batatas, o bacalhau e a cebola com o leite, misturando.

Regue com as natas e o bechamel, tempere com sal e pimenta e com uma pitada de noz moscada. Envolva tudo para misturar os sabores. Coloque dentro do pão até acima de forma a preencher o inteiro do pão. Se sobrar deixe ficar no tabuleiro. Coloque queijo por cima tanto no pão como no tabuleiro (caso sobre claro) se for um pão grande não sobra. Polvilhe com cebolinho e adicione um raminho de alecrim fresco por cima do pão para aromatizar. Tape o pão com papel de alumínio. Leve ao forno para gratinar. Depois do queijo estar derretido, retire o papel de alumínio e deixe assar até ficar dourado por cima.

Sirva com um grande sorriso. Bom apetite!

Receitas de bacalhau

Bacalhau com broa de cajus

Adoro bacalhau com broa e faço de várias maneiras aqui no blog encontra imensas receitas de bacalhau com broa. Desta vez fiz uma cobertura de broa e cajus que ficou deliciosa aqui por casa todos adoraram e deixaram o tabuleiro limpo.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 embalagem de Lombos de Bacalhau.
10 batatinhas pequenas com casca.
4 dentes de alho grandes picados.
1 colher de chá de pimentão doce.
Sal e pimenta.
2 colheres de sopa de cajus salgados.
Duas fatias de broa.
2 dentes de alho inteiros.
1 folha de louro.
10 mini tomatinhos.
2 raminhos de alecrim.
1 colher de café de cominhos.
4 colheres de sopa de vinho branco.

Preparação:


Descongele os Lombos de Bacalhau e reserve.
Coza os lombos em água a ferver com sal grosso, um dente de alho e uma folha de louro. O bacalhau coze rápido, leva entre 12 a 15 minutos.
Depois dos lombos de bacalhau estarem cozidos, escorra-os da água, tape-os e reserve.
Coza as batatinhas com casca numa panela com água e sal durante 20 minutos, após este tempo escorra-as da água e reserve.

(para ver se as batatinhas estão cozidas espete-lhes um garfo, se o garfo entrar bem na batatinha sem oferecer resistência é porque as batatinhas já estão cozidas)

Parta metade da broa em pedaços e coloque numa picadora, juntamente com os cajus, o dente de alho e um fio de azeite, sal e pimenta.

Pique tudo para obter uma massa homogénea de broa e cajus.

Num tabuleiro pequeno próprio para ir ao forno, coloque azeite e o vinho branco no fundo do tabuleiro, disponha-os lombos do bacalhau com a pele virada para cima. Faça uma camada por cima dos lombos, com a mistura de broa e cajus, calque bem com os dedos, para que a mistura fique presa ao lombo. Por cima de cada lombo já com broa, coloque um raminho de alecrim e um mini tomatinho. Em volta dos lombos coloque as batatas cozidas com casca. Tempere as batatas com sal grosso e pimentão doce, coloque o alho picado e os cominhos no tabuleiro por cima das batatas e no azeite. Disponha os mini tomatinhos entre as batatas. Regue tudo com um fio de azeite. Leve ao forno, até ficar com uma crosta dourada. 

Receitas de bacalhau

Receita de Bacalhau à Lagareiro

O lagar era a prensa do azeite, o nome desta receita está inspirado nisso mesmo no azeite. Prato típico português.

Receita de bacalhau à lagareiro

Receita de Bacalhau à Lagareiro
Ingredientes para 3 pessoas:

1 embalagem de postas de Bacalhau.
12 batatinhas para assar.
10 dentes de alho.
1 limão.
2 ovos batidos.
3 nozes de manteiga.
400 ml de azeite do bom (eu prefiro azeite com pouca acidez)
2 folhas de louro.
200 ml de leite.
Pão ralado.
Sal e pimenta.
1 pimento vermelho, limpo de sementes.

Preparação:

Coloque as postas de bacalhau de molho no leite. Cubra as postas com 4 dentes de alho picado, as folhas de louro, pimenta e sumo de limão. As postas ficam a marinar até descongelarem.

Agora vamos tratar das batatinhas
Coza as batatinhas numa panela com bastante água. Cozem em cerca de 15 a 20 minutos. Para saber quando estão cozidas espete um garfo nas batatas, se estas não oferecerem resistência ao garfo é porque já estão cozidas.

Depois de ter as batatinhas cozidas, escorra-as da água e coloque-as num tabuleiro com azeite, 3 dentes de alho picado e sal grosso. Leve ao forno a 180º até as batatinhas ficarem bem douradas. Depois de douradas retire as batatinhas do forno e dê-lhes um murro para que abram. Tempere a abertura de cada batatinha com sal grosso. Reserve.

Vamos assar o bacalhau


Depois de as postas de bacalhau estarem descongeladas, retire as postas de bacalhau da marinada, reserve a marinada.

Passe cada posta de bacalhau pelos ovos batidos e em seguida passe-as pelo pão ralado.

Disponha as postas numa assadeira e coloque uma noz de manteiga por cima de cada posta de bacalhau. Corte o pimento em tiras e disponha-as na assadeira, á volta das postas de bacalhau.

Regue as postas de bacalhau com azeite e leve-as ao forno com o restante alho picado e com 3 colheres de sopa do leite da marinada.

Vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos, convém vigiar e a meio ir regando as postas com o azeite da assadeira.

Depois de pronto, retire do forno e acompanhe com as batatinhas assadas. Leve pão para a mesa.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas de bacalhau

Bacalhau assado com pimento

Bacalhau assado com pimento

Ingredientes para 2 pessoas:

1 embalagem (600g) de Lombos de Bacalhau
6 dentes de alho picados.
2 folhas de louro.
1 pimento vermelho, limpo e cortados em tiras.
2 cebolas picadas.
Meio kg de batatinhas cozidas com casca.
Sal e pimenta.
Azeita.
1 raminho de salsa picada.
3 ovos cozidos.
Meio chouriço cortado em rodelas.
Pimentão doce.
1 colher de café de cominhos em pó


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 160 º C.

Deixe descongelar os Lombos de Bacalhau.

Num tabuleiro próprio para ir ao forno, coloque azeite generosamente de forma a cobrir todo o fundo, junte os cominhos no azeite. Por cima, disponha os lombos de bacalhau com a pele virada para cima. Coloque o pimento e as folhas de louro. Leve ao forno durante cerca de 60 minutos vá vigiando.

De vez em quando vá regando o bacalhau com o azeite que está no tabuleiro para que fique sempre húmido.

A meio do tempo, junte as batatinhas previamente cozidas, abertas ao meio, temperadas com sal e pimenta e pimentão doce, coloque no meio de cada batatinha uma rodela de chouriço. Junte também a cebola picada e os alhos picados. Adicione os ovos cozidos cortados em metades.

Vá regando de vez em quando com o azeite que tem no fundo do tabuleiro. Quando o bacalhau estiver dourado está pronto. Adicione a salsa fresca picada por cima.

Leve pão para a mesa vai precisar dele, para molhar no azeite delicioso durante a refeição.
Sirva com um sorriso, bom apetite!

Receitas de bacalhau

Bacalhau esplêndido

Receita de bacalhau esplendido

Ingredientes para 3 pessoas:

3 lombos de bacalhau altos.
400 ml de azeite.
2 cebolas roxas.
4 dentes de alho inteiros, mais 2 dentes de alho, cortados ao meio.
Um pimento vermelho.
1 pimento verde.
Salsa fresca picada.
Meia colher de café de cominhos em pó.
Pão ralado q.b
Farinha q.b
2 ovos batidos com uma pinguinha de leite.
8 batatas médias.
3 ovos cozidos.
Cebolinho q.b
Maionese caseira (receita mais a baixo) se preferir pode usar de frasco de compra.
Tempero para as batatas fritas (receita mais em baixo)
Azeitonas a gosto.

Preparação:

Corte os pés dos pimentos, limpe-os por dentro, retirando-lhes a sementes do seu interior. Vamos cortar os pimentos para o fazer rapidamente e em segurança usei a minha mandolina Borner.

De seguida, cortei também a cebola em rodelas finas e perfeitas também com a ajuda do cortador Borner, digam lá se estas argolas de cebola roxa não ficaram perfeitas.

Agora Vamos confitar, numa panela, coloque o azeite e a cebola, os alhos, os pimentos e as cebolas cozinhe em temperatura muito baixa, para que o azeite ganhe bastante sabor dos ingredientes que lhe juntámos.

Depois de 10 minutos em temperatura muito baixa, junte os cominhos, mexa, tempere com sal, cozinhe mais 20 minutos em lume brando. Convém ir vigiando. Após este tempo, apague o lume e reserve.

Coloque uma panela ao lume com água, uma folha de louro, um dente de alho e uma pitada de sal grosso. Quando a água estiver a ferver, coloque os lombos de bacalhau e deixe cozer durante 15 minutos.

Depois retire os lombos da água, seque-os com um pano.

Passe os lombos por farinha, pelos ovos batidos e pelo pão ralado e em seguida frite-os em óleo bem quente. Depois retire-os para um prato com papel absorvente, para retirar o óleo.

Agora disponha os lombos num tabuleiro.
Cubra-os com maionese e polvilhe com pão ralado e cebolinho. Leve ao forno na parte de cima do forno perto da grelha para dourarem por cima. Depois de dourados retire-os do forno e reserve.

Regue-os com o azeite confitado, reserve.

Vamos cortar as batatas em rodelas grossas, utilizei o meu cortador V5 da Borner e fiz essa tarefa rapidamente e sem esforço.

Frite as rodelas de batata em óleo bem quente, cuidado quando fritar coisas, com o óleo tem de se ter sempre muita atenção e cuidado.

Vamos empratar


Colocamos as batatas já fritas no prato grande ou numa travessa e polvilhamos as batatas com sal fino e a mistura para temperar batatas. (receita mais em baixo)

Por cima das batatas, pousamos os lombos e depois regamos tudo com o azeite confitado (o azeite que que tem os pimentos, cebola e alhos.) Coloca-se os ovos picados por cima, decora-se com azeitonas e termina-se polvilhando com a salsa fresca picada.

No fim rega-se com mais azeite confitado!

Receita de maionese caseira


Para a maionese caseira:

1 ovo inteiro.
100 ml azeite
1 c/chá de vinagre
100 ml óleo
1 dente de alho

Preparação:
Retira-se o ovo previamente do frigorífico, convém estar à temperatura ambiente. Junta-se então o ovo com o azeite e o óleo num copo alto. Coloca-se a varinha mágica dentro do copo a tocar no fundo, e a tocar no fundo fica quieta.

Liga-se a varinha e a maionese começa-se a formar. Lentamente, muito lentamente vai-se levantando a varinha, até chegar ao cimo do copo.

Depois juntamos o alho e a colher de chá de vinagre e tritura-se tudo novamente com a varinha mágica. Reserve a maionese no frigorífico.

Mistura para temperar as batatas fritas:
A medida é uma colher de café de cada ingrediente.

Salsa em pó.
Coentros em pó.
Gengibre em pó.
Raspa de 1 limão.
Açafrão em pó.
Cebola em pó.
Alho em pó.
Uma pitada Picante (só se gostar)

Misture os ingredientes acima citados e polvilhe as batatas fritas com a mistura.

Este Bacalhau é de comer e chorar por mais!

Receitas de bacalhau

Bacalhau assado no forno com crosta de pistácio

Bacalhau assado com broa de pistácios

Ingredientes para 3 pessoas

1 embalagem de Postas de Bacalhau 700 g
Azeite Virgem Extra
4 dentes de alho grandes, picados.
200 g de miolo de pistácio.
100 g de pão ralado.
Descongele as postas de bacalhau seguindo as instruções da embalagem.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque o azeite num tabuleiro próprio para ir ao forno. Por cima coloque os alhos picados e as postas de bacalhau.

Numa picadora coloque o miolo dos pistácios e o pão ralado e pique tudo junto.

Com a ajuda de uma colher cubra as postas de bacalhau com a mistura de pão ralado e pistácios.

Regue com um fio de azeite e leve ao forno a 180º mais ou menos no centro do forno, durante cerca de 40 minutos vá vigiando pois o tempo pode variar.

Depois de pronto acompanhe as postas de bacalhau com espinafres frescos salteados ao lume com um fio de azeite e lascas de queijo. Tão bom!

Receitas de bacalhau

Supremas de bacalhau assadas, com amêijoas

Supremas-de-bacalhau

Ingredientes para 3 pessoas:

1 embalagem de Supremas de Bacalhau 400 g (3 unidades)
Azeite q,b
Vinho branco q.b
Coentros q.b
6 dentes de alho laminados.
200 g de amêijoas congeladas.
Flor de sal Marnoto
Descongele as Supremas de Bacalhau.

Coloque num tabuleiro pequeno um fio de azeite e um pouco de vinho branco.

Disponha as Supremas de Bacalhau no tabuleiro, com a pele virada para cima. Regue a pele do bacalhau com um fio de azeite e coloque por cima da pele, umas pedrinhas de flor de sal. Leve ao forno, até ficar bem assado e com a pele dourada por cima. Depois de estar pronto, retire do forno e reserve.

Numa frigideira média, coloque o azeite e refogue suavemente os alhos laminados. Adicione coentros picados à gosto e cozinhe uns instantes.

Adicione as ameijoas na frigideira e tape deixe cozinhar, até abrirem.

Refresque com o vinho.

Tempere com sal e polvilhe com mais coentros frescos picados. Coloque as supremas de bacalhau assadas numa travessa e regue-as com o azeite de coentros com os alhos e à volta coloque as ameijoas.

Pode acompanhar a nossa sugestão com arroz ou comer assim, simples.

Receitas de bacalhau

Receita de bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau à zé do pipo

Ingredientes para 2 pessoas:

1 embalagem de lombos de Bacalhau 600 g
1 cebola grande picada.
2 dentes de alho picados.
Sal e pimenta.
1 folha de louro sem a nervura.
800 ml de leite.
Maionese q.b
4  batatas médias descascadas e cozidas.
Azeitonas pretas q.b
1 colher de sopa de manteiga.
Noz moscada. 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque o azeite numa panela e refogue a cebola e os alhos picados no azeite em lume brando.
Quando começarem a alourar, tempere com sal e pimenta e apague o lume.
Coza o bacalhau no leite, juntamente com o dente de alho inteiro e a folha de louro. Coze em cerca de 15 minutos.
Depois retire os lombos de Bacalhau do leite e coloque-os num tabuleiro próprio para ir ao forno. Reserve o leite da cozedura do bacalhau para fazer o puré de batata. Elimine a folha de louro e o dente de alho. 


Reduza as batatas a puré adicione-lhes apenas 500 ml do leite que reservou da cozedura do bacalhau e triture tudo.
Tempere com sal e pimenta e noz moscada. Caso seja necessário, junte mais leite, para obter a espessura de puré que desejar.
Coloque o puré num saco de pasteleiro para fazer aqueles montinhos bonitos de puré à volta dos lombos de bacalhau.
Coloque as azeitonas pretas por cima do puré.

Verta metade do refogado por cima dos lombos.
Coloque maionese por cima dos lombos. 2 colheres de sopa de maionese por cima de cada lombo.
Verta o resto do refogado por cima dos lombos.
Leve ao forno até dourar.

Depois de pronto retire do forno e Sirva com um grande sorriso!

Receitas de bacalhau

Bacalhau com pão de alho no forno

Bacalhau com pão de alho

Ingredientes para 4 pessoas:

2 embalagens de bacalhau, desfiado fresco (800 g no total)
4 baguetes de pão de alho.
1 litro de bechamel.
2 dentes de alhos picadinhos.
1 embalagem de Batatas à Portuguesa em rodelas
Pão ralado q.b
1 pitada de noz moscada.
Sal e pimenta.
Azeite q.b
Molho picante (se gostar)
Azeitonas recheadas q.b
1 tomate cortado em rodelas, temperado com sal.
Tomilho seco q.c

Ligue o forno a 180ª. Coloque as baguetes de pão de alho no forno até ficarem douradas. Depois corte-as em fatias e disponha-as no fundo de um tabuleiro próprio para ir ao forno.

Bacalhau com pão de alho no forno
Descongele o bacalhau. Refogue suavemente os dentes de alho no azeite. Salteie o Bacalhau desfiado fresco no azeite com os dois dentes de alho, tempere com sal. Depois de cozinhado, retire o bacalhau e disponha-o por cima do pão de alho.

Frite as batatas Batatas à Portuguesa em rodelas em óleo bem quente, depois de fritas retire-as para um prato com papel absorvente para ficarem bem secas. Tempere-as com sal e tomilho seco. Coloque as batatas fritas por cima do bacalhau que tem no tabuleiro.

Termine colocando por cima das batatas fritas o molho bechamel com 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta e por cima o pão ralado.

Leve ao forno para que fique tostadinho e bem dourado.

Receitas de bacalhau

Bacalhau com cobertura dourada de maionese e batatas fritas

Bacalhau com cobertura dourada de maionese

Ingredientes para 2 pessoas:

1 embalagem de Lombos de bacalhau ultracongelado (a embalagem tem 2 lombos, de véspera tire do congelador e coloque a embalagem no frigorifico até ao outro dia)
200 ml de azeite.
1 cebola grande, cortada em rodelas finas.
4 dentes de alho laminados (descascados e cortados em fatias finas)
1 ramo de coentros frescos picados.
Meia colher de café de cominhos em pó.
Pão ralado q.b
Batatas para fritar descascadas e cortadas as rodelas, 400 g, cerca de 4 batatas.


Para a maionese caseira precisa de:

1 ovo inteiro.
100 ml azeite
100 ml óleo
1 c/chá de, vinagre
1 dente de, alho

Retira-se o ovo previamente do frigorifico, convém estar à temperatura ambiente. Junta-se então o ovo com o azeite e o óleo num copo alto. Coloca-se a varinha mágica dentro do copo a tocar no fundo, e a tocar no fundo fica quieta. Liga-se a varinha e a maionese começa-se a formar. Lentamente, muito lentamente vai-se levantando a varinha, até chegar ao cimo do copo.
Depois juntamos o alho e a colher de chá de vinagre e tritura-se tudo novamente com a varinha mágica. Reserve a maionese no frigorifico.

Faça um refogado, numa panela coloque o azeite e refogue a cebola e os alhos, junte os cominhos e os coentros, tempere com sal, retire do lume quando a cebola estiver bem loirinha. Reserve o refogado.

Coloque uma panela ao lume com água, uma folha de louro, um dente de alho e uma colher de café de sal grosso. Quando a água estiver bem quente, coloque os lombos de bacalhau e deixe cozer durante 15 minutos.

Depois retire os lombos da água, disponha-os num tabuleiro. Regue-os com o refogado de cebola e alho cubra-os com maionese. Polvilhe com pão ralado. Leve ao forno para dourar por cima. Enquanto isso frite as rodelas batatas em óleo bem quente, cuidado quando fritar coisas, com o óleo tem de se ter sempre muita atenção e cuidado. Acompanhe os lombos com o resto da maionese e as batatas fritas em rodelas.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Bacalhau imperial

Bacalhau imperial


Ingredientes para 3 pessoas:

3 lombos de bacalhau salgado, previamente demolhado.
10 dentes de alho metade esmagados com casca, outra metade descascados.
2 folhas de louro.
2 cebolas cortadas em rodelas finas.
1 pimento vermelho limpo de sementes cortado em tiras.
Meia colher de café de cominhos em pó.
Sal e pimenta.
3 ovos cozidos descascados e cortado em forma de estrela.

Pré-aqueça o forno a 180 º C.

Bacalhau imperial

Num tabuleiro próprio para ir ao forno, coloque azeite generosamente de forma a cobrir todo o fundo. Polvilhe com os cominhos. Por cima, disponha os lombos de bacalhau já previamente demolhado com a pele virada para cima. Coloque os pimentos e as folhas de louro. Leve ao forno durante cerca de 1 hora. De vez em quando vá regando o bacalhau com o azeite que está no tabuleiro para que fique sempre húmido. Quando o bacalhau estiver dourado está pronto. Junte os ovos cozidos para dourarem por cima regue-os com o azeite do bacalhau. Agora coloque bastante pão na mesa para molhar no azeite durante refeição. Acompanhe com puré de batata e azeitonas pretas.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Temos centenas de receitas de bacalhau poderá gostar também destas receitas de bacalhau:

Bacalhau com manto de broa de azeitonas

Bacalhau à padrino

Massada de bacalhau

Bacalhau com molho de natas e cerveja

Receita de Bacalhau com farofa

Bacalhau assado com orégãos

Receita de Bacalhau com migas de couve

Bacalhau com natas

Supremas de bacalhau em crosta de ervas finas

Bacalhau guloso com delícias

Tibornada de bacalhau com frutos secos

Bacalhau confitado

Bacalhau da Ana

Estas receitas de bacalhau são mesmo maravilhosas não as perca, difícil vai ser escolher uma para a sua ceia de Natal!

Similar Posts

Deixe um comentário