Bacalhau com orégãos

Bacalhau assado com orégãos

Receita de Bacalhau assado com orégãos batatinhas assadas. uns lombos de bacalhau cozidos na perfeição, um bom azeite português e o aroma dos orégãos… o que se pode pedir mais?

Bacalhau com orégãos

Receita de Bacalhau assado com orégãos

Ingredientes para 2 pessoas:

1 embalagem ( 600g) de Lombos de Bacalhau
6 dentes de alho picados.
2 folhas de louro.
2 cebolas picadas.
Oregãos secos.
Meio kg de batatinhas pequeninas.
Sal e pimenta.
Azeita.
3 ovos cozidos.
Pimentão doce.



Preparação:

Coza as batatinhas numa panela com água, durante cerca de 20 minutos. Depois desse tempo, espete um garfo numa batatinha, se o garfo entrar bem na batata, as batatas estão prontas retire-as da água e reserve.

Caso ao espetar o garfo na batatinha este ofereça resistência, coza as batatas mais uns minutos até ficarem cozidas.

Coloque os lombos numa panela com água e junte um raminho de orégãos.

Cozinhe o bacalhau durante 15 minutos, após este tempo retire-o da água e reserve. Reserve 2 colheres de sopa da água da cozedura do bacalhau.


Pré-aqueça o forno a 180 º C.

Deixe descongelar os Lombos de Bacalhau.

Num tabuleiro próprio para ir ao forno, coloque azeite generosamente de forma a cobrir todo o fundo, Junte ao azeite as duas colheres de sopa de água que reservou da cozedura do bacalhau.

Por cima, disponha os lombos de bacalhau com a pele virada para cima. Adicione as folhas de louro.

Coloque as batatinhas em volta do bacalhau, abra-as ao meio com a ajuda de uma faca e tempere-as no centro com o pimentão doce e sal. No intervalo coloque os ovos cozidos cortados ao meio.

Junte também a cebola picada e os alhos picados. Regue tudo com um fio de azeite por cima.

Leve ao forno durante cerca de 20 minutos vá vigiando.

De vez em quando, vá regando o bacalhau com o azeite que está no tabuleiro para que fique sempre húmido.

Distribua as folhinhas de orégãos secos por cima.

Vá regando de vez em quando com o azeite que tem no fundo do tabuleiro. Quando o bacalhau estiver dourado por cima e as batatinhas também está pronto. Retire do forno.

Leve pão para a mesa, vai precisar dele, para molhar no azeite delicioso durante a refeição.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Outras receitas de bacalhau que poderá gostar:

Bacalhau cozido especial

Receita de Bacalhau à minhota

Bacalhau à padrinho

Bacalhau com broa de milho e bacon

Bacalhau com broa e Bimi

Bacalhau com natas no pão

Bacalhau com broa de cajus

Receita de Bacalhau à Lagareiro

Bacalhau assado com orégãos

Bacalhau assado com pimento

Pataniscas de sobras de bacalhau e batata

Bacalhau com salsa e limão

Pudim de bacalhau

  • Sobremesa de gelatina
    Sobremesa de gelatina, costumo fazer esta sobremesa e vou trocando os sabores da gelatina e variando esta sugestão é muito prática é leve, fresca e não dá trabalho nenhum a fazer. Hoje foi com gelatina de ananás, mas podem usar…
  • Rissol gigante de frango
    Rissol gigante de frango, este é um folhado para fazer aproveitamento de sobras de frango assado, leva cubinhos de fiambre, azeitonas pretas num delicioso bechamel e é muito bom. Rissol gigante de frango Ingredientes para 3 pessoas, se forem mais…
  • Pudim de morangos
    Pudim de morangos, fácil de fazer e não vai ao forno. Gosta de morangos? Se sim, tem de fazer esta receita já! Leva muitos poucos ingredientes, não dá trabalho nenhum, não leva ovos e não vai ao forno e o…
  • Pastéis de grão
    Pastéis de grão, estes pasteis tem o sabor de recheio idêntico ao das azevias, são mesmo divinais e muito fáceis e rápidos de fazer. Pastéis de grão Ingredientes:1 embalagem de massa folhada fresca.1 lata de grão cozido das pequenas (450g)2…
  • Muffins simples
    Muffins simples, bolinhos simples e muito saborosos ideal para um lanche acompanhado com um bebida um chá, sumo ou um café quentinho. São também bons para uma pausa no trabalho ou na escola também bons ao pequeno almoço. Muffins simples…
  • Bolo de nozes com doce de ovos
    Bolo de nozes com doce de ovos. Gosta de doce de ovos? A receita de hoje é de um guloso húmido e fofinho Bolo de nozes com doce de ovos. Bolo de nozes com doce de ovos (cada chávena equivale…
  • Massa de frango com cerveja
    Massa de frango com cerveja, esta é quase sempre uma das primeiras receitas que todos aprendem porque é muito fácil e porque fica um espetáculo sempre e todos gostam, por isso se nunca experimentou faça esta receita que decerto que…
  • Bolo mármore
    Bolo mármore, aqui em casa têm andado a pedir-me para fazer de novo este bolo e foi hoje o dia. Esta massa tem metade do sabor de baunilha e a outra metade de chocolate (se preferir pode usar cacau no…
  • Maionese
    Maionese, prática fresca, leve e fofa e muito superior as de frasco!A maionese caseira tem o dom de melhorar muito os pratos que mais gostamos.A caseira tem um sabor inesquecível e depois de a provarmos dificilmente vamos querer usar as…
  • Panna cotta de coco
    Panna cotta de coco, sobremesa fresca que nem é nem muito doce, nem pouco doce. Tem a doçura perfeita com o sabor delicado do leite de coco, cremosa e de consistência aveludada. No fim a sobremesa é regada com calda…
  • Bolo de limão top
    Bolo de limão top, já perdi a conta as bolos de limão que vou fazendo aqui em casa, confesso que sou fã do sabor do limão. Hoje fiz um bolo de limão com natas. Bolo de limão top Ingredientes:4 ovos1…
  • Peitos de frango recheados
    Peitos de frango recheados. Refeição muito saborosa composta por tenros peitos de frango, recheados com queijo e azeitonas. Receita de peitos de frango recheados Ingredientes para 3 pessoas: 3 peitos de frango.1 folha de louro.3 dentes de alho picados.6 fatias…


Similar Posts

Deixe um comentário