Pudins de Natal. Está à procura de uma sobremesa deliciosa para a noite da Consoada?
Experimente os nossos pudins de Natal, sobremesas frescas, cremosas e fáceis de fazer!
Receitas de Pudins de Natal
Pudim de Azevias
Pudim de recheio de azevias. Hoje inventei este pudim tinha estado a fazer azevias no dia anterior e ainda tinha recheio e pensei faço mais azevias? Mas como ainda tinha muitas pensei em fazer uma sobremesa com o recheio de azevias e como nunca ninguém tinha feita um pudim de recheio de azevias resolvi fazer um e ficou mega delicioso com o sabor bem acentuado do recheio das azevias!
Receita de Pudim de recheio de azevias
Ingredientes:
5 ovos médios.
1 lata de leite condensado.
Recheio de azevias (um bocadinho mais do que quantidade do leite condensado)
Caramelo líquido.
Preparação:
Bata todos os ingredientes citados na lista de ingredientes acima, menos o caramelo líquido. Bata com a ajuda de uma batedeira, unte uma forma de pudim, com caramelo líquido (a forma de pudim que vamos usar deve ter tampa)
Verta a mistura para pudim na forma e tape com a tampa da forma do pudim.
Coloque a forma de pudim dentro da panela de pressão, com água que dê pelo menos pela altura do meio da tampa ou um pouco mais a baixo da forma do pudim.
Feche a panela de pressão e siga os procedimentos da panela de pressão habituais.
Leve ao lume, quando a panela de pressão começar a apitar, deixe o pudim cozer durante mais 12 minutos.
Após este tempo, retire com cuidado a forma do pudim do interior da panela de pressão e deixe arrefecer, só depois de frio é que desenforma o pudim.
Sirva com um grande sorriso. Bom apetite!
Pudim de amêndoa
Receita de Pudim de amêndoas:
Ingredientes:
13 gemas.
500 g de açúcar.
200 ml de água. Meia colher de café de canela em pó.
1 colher de sopa rasa de farinha maisena.
1 casquinha de limão.
150 g de farinha de amêndoa (miolo de amêndoa sem pele, triturada)
Raspa de meio limão.
2 colheres de sopa de coco ralado.
Caramelo líquido.
Preparação:
Coloque a água, a canela, a casquinha de limão e o açúcar numa panela. Leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Depois da calda feita, retire a casquinha de limão da calda, já não precisamos dela. Apague o lume, deixe arrefecer, reserve.
À parte, bata as gemas com a farinha maisena. Adicione a calda anterior, batendo sempre. Junte a farinha de amêndoa, a raspa de limão e o coco. Bata novamente.
Deixe repousar um quarto de hora e envolva depois gentilmente a mistura.
Unte uma forma redonda com caramelo. Verta a mistura na forma. Leve ao forno, em banho maria, ou seja coloque um tabuleiro com água por baixo da forma.
Vai ao forno a 180º cerca de 45 minutos. Convém vigiar, caso o pudim comece a ficar logo douradinho por cima, tape-o com uma folha de papel de alumínio, e deixe ficar enquanto cozinha o restante tempo.
Depois de pronto, desenforme com cuidado. Desenforma-se sempre bem, mas, caso sinta dificuldade em desenformar o pudim, faça o seguinte:
Com a ajuda de uma faca de bico redondo, ajude o pudim a desprender-se das laterais da forma. Se mesmo assim, não conseguir desenformar o pudim, coloque a forma com o pudim, encima do bico do fogão e dê-lhe um calorzinho no fundo e vai ver como se solta maravilhosamente.
Desenforme o pudim, para um prato bonito e decore o pudim a gosto com miolo de amêndoa sem pele e cerejas caramelizadas.
Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.
Pudim de gemas
Ingredientes:
450 g de açúcar.
150 ml de água.
12 gemas.
1 casquinha de limão.
Caramelo para untar a forma.
Preparação:
Num tachinho coloque a água, o açúcar e a casquinha de limão, leve ao lume até ferver. Depois retire a casquinha de limão, apague o lume e deixe arrefecer um pouco reserve.
Bata as gemas. Verta as gemas em fio na calda que reservou anteriormente, mexendo sempre sem parar.
Verta a mistura numa forma untada com caramelo.
Leve ao forno em banho maria ate cozer, mais ou menos 60 minutos. Convém vigiar o tempo pode variar.
Depois de cozido, deixe o pudim de gemas arrefecer, desenforme e reserve no frigorífico até a altura de servir.
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Pudim guloso de avelãs e café
Ingredientes para o pudim guloso de avelãs:
200 g de miolo de avelãs trituradas finamente.
250 g de açúcar.
150 ml de água.
60 ml de vinho do porto.
6 gemas.
Para a cobertura do pudim:
1 chávena de açúcar.
6 colheres de sopa de leite.
1 colher de sopa de manteiga (bem cheia)
2 colheres de sopa de miolo de avelãs.
2 colheres de sopa de amêndoas palitadas.
1 colher de sopa de café em pó (se preferir pode usar mistura solúvel de cereais com sabor a café mas que não tem café, como o Bolero)
Preparação:
Num tachinho de tamanho médio, coloque o miolo de avelãs, o açúcar e a água e leve ao lume, mexendo sempre até fazer o ponto de fio. Depois, retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Bata as gemas com o vinho do porto e junte à mistura anterior, batendo sempre.
Unte uma forma com margarina eu usei a minha forma Tarte retangular fundo solto da Metalúrgica.
Verta a mistura na forma com cuidado, e leve a forno pré aquecido a 180º cerca de 40 minutos, vá vigiando, o tempo pode variar consoante o forno.
Depois de ter o seu pudim pronto, deixe arrefecer, desenforme com cuidado, como esta forma tem fundo amovível torna mais pratica esta tarefa.
Agora venha daí… Vamos fazer a cobertura…
Coloque todos os ingredientes da cobertura num tachinho e leve ao lume, mexendo sempre até fazer o ponto de estrada. Retire do lume e cubra o seu pudim com esta mistura deliciosa 🙂 Cuidado não prove a cobertura logo pois está muito muito quente!
Reserve o seu pudim no frigorífico até a hora de servir. Delicioso!!!
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Pudim guloso da avo Luísa
Ingredientes:
500 g de farinha de miolo de noz (miolo de noz triturado)
1 chávena grande de leite.
6 ovos.
1 chávena grande de açúcar.
1 chávena de café de caramelo liquido.
1 colher de sopa de farinha Maisena (amido de milho)
Preparação:
Bata todos os ingredientes. Verta a mistura para uma forma caramelizada com tampa.
Coloque a forma tapada dentro da panela de pressão, e colocar água dentro da panela de pressão que de mais ou menos a meio da altura da forma de pudim que usar.
Feche a panela de pressão, leve ao lume depois de ferver cozinhe 15 minutos. Apague o lume, mas não abra a panela só passado 10 minutos. Abra com cuidado para não se queimar, pois a água vai estar a ferver. Retire a forma de dentro da panela com cuidado, deixe arrefecer e desenforme o seu pudim. Cploque no frigorífico até a altura de servir.
Sirva com um sorriso, bom apetite!
Pudim de baba de camelo
Ingredientes:
4 Ovos médios.
1 Lata de leite condensado cozido.
1 pacote de natas (creme de leite 200ml)
Preparação:
Bata tudo com a batedeira, unte uma forma de pudim com tampa, com caramelo líquido. Deite a mistura na forma e tapar. Coloque dentro da panela de pressão, com água que dê, pela altura do começo da tampa da forma do pudim. Feche a panela e levar ao lume, quando esta começar a apitar, deixe cozer durante 10 minutos. Após este tempo retire a forma do pudim e deixe arrefecer e só depois é que desenforma. Se for como eu, guloso ou gulosa e tiver pressa para provar o pudim coloca-o no congelador durante uns minutos 😉
Sirva com um sorriso. Bom apetite!
Pudim de coco (receita que não vai ao forno)
Ingredientes:
600 ml de leite de coco.
200 ml de natas (creme de leite)
1 chávena de açúcar (200 g )
6 colheres de sopa de amido de milho (farinha maisena)
100 g de coco ralado.
Preparação:
Numa panela coloque o leite de coco e dissolva bem o amido de milho no leite de coco, adicione as natas e o açúcar. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Depois apague o lume e adicione o coco ralado a esta mistura, misture bem. (reserve algum coco ralado para depois decorar o pudim)
Unte uma forma daquelas que tem o buraco no meio, unte com óleo alimentar e verta a mistura na forma. Leve ao frigorífico cerca de 2 a 3 horas até solidificar bem e ficar bem fresco.
Depois do pudim estar bem solidificado, retire e desenforme, com a ajuda de uma faca liberte o pudim das bordas da forma. Desenforme este pudim para um prato e decore por cima com mais coco ralado.
Simples não é? Fácil de fazer rápido e delicioso!
Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.
Pudim de cacau e menta
Ingredientes:
4 ovos.
1 lata de leite condensado.
200 ml de leite.
4 colheres de sopa de Cacau Royal
1 colher de chá de essência de menta.
Preparação:
Bata todos os ingredientes numa tigela. Verta a mistura para um tupperware redondo com tampa daqueles próprios para micro-ondas.
Coloque no micro-ondas a cozer na potencia máxima durante 9 minutos, se a tampa do tupperware tiver aqueles furinhos para sair o vapor abra. Depois de feito deixe descansar uns minutos antes de abrir. Cuidado no fim ao retirar a tampa, para não se queimar, porque o pudim está muito quente. Coloque no frigorífico. Depois de frio, decore com folhinhas de hortelã.
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Molotof receita que sai sempre bem!
Quando o molotof está no forno, não abra a porta do forno para espreitar.
Depois de estar cozido, não abra a porta do forno, desligue o forno depois de cozido, mas não abra a porta. O molotof de tem de estar bem cozido antes de desligar o forno senão baixa.
Ingredientes para o molotof:
12 claras.
12 colheres de açúcar.
Caramelo líquido da Royal.
Umas gotinhas de aroma de baunilha.
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo, depois junte os restantes ingredientes e bata novamente. Unte uma forma grande das que tem buraco no meio, com caramelo líquido. Verta a mistura na forma caramelizada. Coloque um tabuleiro no forno com água. Coloque a forma dentro desse tabuleiro. Leve ao forno em banho-maria durante 20 a 25 minutos. Passado este tempo, desligue o forno e não o abra, não mexa nunca na porta do forno para ver se está bonito, esqueça-se do molotof la dentro durante umas horas com o forno desligado, desta forma não terá a surpresa desagradável do molotof baixar. Passado essas horas, coloque o molotof no frigorífico dentro da forma e desenforme só no dia a seguir.
Se quiser fazer doce de ovos para aproveitar as gemas e regar os eu molotof com esta doce receita já a seguir…
Ingredientes para o doce de ovos:
12 gemas.
2 chávenas e meia de leite.
300 g de açúcar.
Umas gotinhas de aroma de baunilha.
Coloque estes ingredientes tudo numa panela, bata com a batedeira. Depois de bater. Leve a mistura ao lume, mexendo sempre até engrossar. Regue o seu pudim com este doce de ovos delicioso!
Nota importante: Caso queira reservar as gemas e fazer este doce no dia seguinte, cubra as gemas com o leite e guarde no frigorifico e no dia seguinte basta juntar o açúcar a baunilha e levar ao lume.
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Molotof de licor de castanha
Quando o molotof estiver no forno, não abra a porta do forno nem para espreitar.
Depois de estar cozido, não abra a porta do forno, desligue o forno depois de cozido, mas não abra a porta. O molotof de tem de estar bem cozido antes de desligar o forno senão baixa.
Ingredientes para o molotof de licor de castanha:
12 claras.
12 colheres de açúcar.
8 colheres de sopa de licor de castanha
Caramelo líquido
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo, depois junte os restantes ingredientes menos o caramelo e bata novamente. Unte uma forma grande das que tem buraco no meio, com caramelo líquido. Verta a mistura na forma caramelizada. Coloque um tabuleiro no forno com água. Coloque a forma dentro desse tabuleiro. Leve ao forno em banho-maria durante 20 a 25 minutos. Passado este tempo, desligue o forno e não o abra, não mexa nunca na porta do forno para ver se está bonito, esqueça-se do molotof lá dentro durante umas horas com o forno desligado, desta forma não terá a surpresa desagradável do molotof baixar.
Depois de estar pronto, desenforme o molotof com cuidado, aqueça um pouco de caramelo liquido com 3 colheres de sopa de licor de castanha, deixe arrefecer completamente e verta este caramelo com licor por cima do molotof.
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Quindins de laranja
Ingredientes para 9 quindins de laranja:
100 dl de água
300 g de açúcar
3 colheres de sopa de Manteiga
3 colheres de sopa de farinha maisena
1 colher de café de fermento em pó
2 ovos
4 gemas
Raspa de 1 laranja.
Sumo de metade de uma laranja
Preparação:
Pre-aqueça o forno a 180º.
Unte nove forminhas pequenas com manteiga e polvilhe-as com açúcar.
Num tachinho, coloque a água e o açúcar, cozinhe em lume brando, mexendo para ajudar a dissolver o açúcar. Leve ao lume até ferver.
Baixe a temperatura, lume baixo e adicione a manteiga, mexa até a manteiga derreter apague o lume e deixe arrefecer.
Numa tigela, junte a maisena, o fermento os ovos e as gemas, bata com a batedeira.
Junte a raspa da laranja, o sumo de meia laranja e bata novamente.
Junte a calda de açúcar arrefecida, bata novamente .
Distribua a mistura pelas forminhas e leve a cozer em banho-maria, cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e reserve no frigorífico.
Depois de frios desenforme com cuidado. Pode usar uma faca daquelas de barrar a manteiga para passar em toda a volta da forminha e ajudar a desenformar os quindins de laranja.
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Pudim de castanhas
Ingredientes:
1 lata de leite condensado light.
1 colher de chá de erva doce em pó. Use como medida, a lata de leite condensado, já vazia coloque dentro da lata 200 ml de natas (creme de leite) e encha o resto com leite.
1 chávena cheia de castanhas cozidas, descascadas e partidas em pedaços.
4 ovos grandes.
Caramelo liquido.
Preparação:
Unte uma forma de pudim das que tem tampa, com caramelo liquido, reserve. Bata os ovos com o leite condensado, reserve. Coloque as castanhas cozidas já sem pele e as natas e a erva doce numa liquidificadora e triture tudo, se não tiver liquidificadora use a varinha mágica.
Obtém uma mistura creme da cor do miolo das castanhas, junte esta mistura à mistura anterior de ovos e leite condensado, bata tudo.
Verta a mistura na forma do pudim. Tape bem. Ponha a forma dentro da panela pressão, com água pela altura do meio da forma e leve ao lume, com a panela de pressão tapada, claro. Quando começar a apitar, deixe cozer por 10 minutos. Desligue o lume, deixe sair o vapor e só depois abra a panela, retire a forma do pudim. Deixe arrefecer e ponha no frigorífico até estar bem, bem fresco.
Se quiser na altura de servir o pudim, cubra-o com mais caramelo liquido. Aqui em casa como o queremos comer logo de imediato, colocamos o pudim no congelador para arrefecer mais rápido, mas isso somos nos 😉
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Outras receitas de doces de Natal que poderá gostar:
Receitas de bolos rei e rainha
Receita de bolo rainha com fios de ovos
Receita de bomba de chocolate com licor Carolands