Filhós enformadas

Filhós enformadas. Todos os anos por altura do Natal lá estava a minha querida avó ocupada a preparar todos os doces tradicionais da época. A minha avó era uma grande cozinheira e tudo o que saia daquela cozinha era tão bom!

Filhós enformada

Uma das iguarias que não podiam faltar eram as filhós enformadas, lá saiam elas lourinhas enchiam a casa toda com o cheirinho de filhós com açúcar e canela, na verdade eram um aviso de que o Natal, estava mesmo a chegar.

Lembro-me que a minha avó, colocava uma rolha na frigideira junto com o óleo, era um truque para o óleo não espirrar. Hoje aventurei-me a fazer as filhós enformadas fazem-se bem, basta seguir umas dicas e tudo corre bem.

Senti-me muito orgulhosa do resultado e nessa altura senti-me de novo naquela cozinha eu criança perto da minha querida avó.

Vou partilhar as dicas primeiro com base na minha experiência, leia para que lhe corra tudo bem e só depois veja a receita, mas aconselho que não salte as dicas são importantes para o seu sucesso nesta receita.

Dicas:

  1. Tenha bastante cuidado e atenção quando fritar. O óleo vai estar bem quente, não tenha crianças ou animais na cozinha na altura que estiver a fritar. Mantenha uma distancia segura da frigideira onde tem o óleo.
  2. Nunca deixe a frigideira sozinha com o óleo, quando estiver a fritar. Deve estar sempre ao pé da frigideira e depois de fritar, apagar o lume logo de seguida (sei que todos sabemos isto, mas nunca é demais lembrar)
  3. Quando colocar o óleo na frigideira ao lume, já deve ter tudo preparado antes, ou seja, já deve ter pronta a mistura das filhós, deve ter um prato com açúcar e canela e também uma travessa com papel absorvente já prontinha.
  4. Coloque também um palito de batata daquelas de fritar junto com o óleo, para saber quando o óleo estiver quente. Quando a batata começar a fritar, coloque a forma própria para filhós no óleo e deixe estar um bocadinho para aquecer a forma. Depois mergulhe a forma na mistura de filhós, mas só mergulhe até meio da forma.
  5. Coloque a forma que já mergulhou na mistura, no óleo, mas sem tocar no fundo da frigideira. Assim que a massa começar a dourar, gire levemente a forma (mais uma vez com cuidado, para não se queimar no óleo) gire a forma para soltar a filhós da forma.
  6. Retire a filhós do óleo com ajuda de uma escumadeira e passe-a no açúcar e canela colocando-a em seguida, na travessa onde tem o papel absorvente. Volte a colocar a forma no óleo para aquecer, depois na mistura até meio da forma e novamente no óleo, deixe dourar, solte a filhós girando a forma com cuidado até que a filhós desprenda, retire a filhós com a escumadeira, passe por açúcar e canela e de novo coloque na travessa junto com a anterior. Faça isto, até terminar a mistura.

Vai pensar quando fizer a mistura, que não dá para nada, pois vai achar pouca quantidade, mas vai dar sim, vai conseguir fazer uma travessa cheia de filhós, acredite.

Receita de filhós enformadas

Ingredientes:

280 g de farinha.

Uma colher de chá de fermento.

3 ovos.

100 g de açúcar.

Sumo e raspa de uma laranja grande.

80 ml de leite.

Vamos precisar de um prato com açúcar e canela misturados.

Preparação:

Numa tigela ou taça coloque o açúcar, a farinha, o fermento e a raspa da laranja e misture.

Adicione os ovos, o sumo da laranja e o leite e bata tudo até obter uma mistura uniforme, reserve.

Prepare um prato com açúcar e canela e reserve. Prepare também uma travessa com papel absorvente, para depois colocar as filhós depois de fritas.

Coloque uma frigideira ao lume com bastante óleo, coloque um palito de batata no óleo e leve ao lume. Quando a batata começar a fritar coloque a forma dentro do óleo para aquecer.

Depois de estar bem quente, mergulhe a forma na mistura que fez anteriormente (mergulhe só metade) e em seguida coloque a forma no óleo.

Assim que a massa começar a dourar, gire levemente a forma (mais uma vez com cuidado, para não se queimar no óleo) gire a forma para soltar a filhós da forma.

Retire a filhós do óleo com ajuda de uma escumadeira e passe-a no açúcar e canela colocando-a em seguida, na travessa onde tem o papel absorvente.

Volte a colocar a forma no óleo para aquecer, depois na mistura até meio da forma e novamente no óleo, deixe dourar solte a filhós girando a forma com cuidado, retire a filhós com a escumadeira, passe por açúcar e canela e de novo coloque na travessa junto com a anterior.

Faça isto até terminar a mistura.

Orgulhe-se também com as suas filhós agora que se tornou uma rainha das filhós, nada como comer uma filhós perfeita feita por nós.

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

*☆*

Outras receitas que poderá gostar:


Receitas de sonhos

Fatias douradas, rabanadas

Receitas de arroz doce

Receitas de pudim Molotof

Receita de filhoses

Receitas de azevias

Receitas de bolos rei e rainha

Bolo rei com doce de ovos

Receita de bolo rei fácil

Receita de bolo rainha com fios de ovos

Bolo rainha

Bolo rainha especial

Receita de Tronco de Natal

Torta de laranja

Trança doce de Natal

Coroa de Natal

Bolo de Nicolau

Receita de bomba de chocolate com licor Carolands

Bomba de Nutella

Espero que tenha gostado! Um abraço e bons cozinhados!

*☆*

Ana Pinheiro

*☆*

Deixe uma resposta