Bacalhau da AnaFood

Bacalhau da Ana

Bacalhau da Ana. Este bacalhau foi criado ao meu gosto, leva azeitonas, presunto, broa de milho, muito alho, bechamel e um puré delicioso.

Bacalhau da Ana

Ingredientes:

600 g de bacalhau desfiado e demolhado.
Meia broa de milho, cortada em cubos.
1 pacote de molho bechamel.
4 fatias de presunto.
1 chávena de azeitonas sem caroço.
Azeite q.b
1 cebola grande picada.
6 dentes de alho picados.
2 dentes de alho inteiros.
2 folhas de louro sem a nervura do meio.
1 colher de café de pimentão doce, em pó.
2 colheres de sopa de polpa de tomate.
1 pitada de açúcar.
750 ml de leite.
1 colher de chá de sal grosso.
Noz moscada q.b
1 colher de sopa de manteiga.
1 saqueta de puré de batata (flocos) se preferir fazer caseiro, ainda melhor, leva é mais tempo, se o fizer utilize o leite da cozedura do bacalhau para fazer o puré.

Preparação:

Num tacho, ponha o leite, uma folha de louro e os dentes de alho inteiros. Junte o bacalhau e cozinhe durante cerca de 10 minutos, depois, retire o bacalhau do leite, mas reserve o leite.

Bacalhau da Ana

Numa frigideira, ponha azeite de forma a cobrir todo o fundo da frigideira. Refogue a cebola e os alhos picados com a folha de louro. Quando a cebola começar a ficar dourada junte o pimentão e a polpa de tomate e refogue mais uns minutos. Adicione o bacalhau e os dentes de alho que foram cozidos no leite junto com o bacalhau, refogue tudo. Entretanto no tacho onde está o leite junte a manteiga a noz moscada e o sal, mexa e adicione os flocos de puré de batata. Aguarde uns minutos e mexa tudo muito bem com a colher de pau de forma a ficar com uma textura lisa e sem  grumos, reserve.

Unte um tabuleiro com azeite, ligue o forno a 180º. Na picadora ponha a broa, o presunto e as azeitonas, pique tudo junto. Forre o tabuleiro com esta mistura que picou , verta um fio de azeite por cima e leve ao forno a tostar. Depois, retire do forno e disponha por cima da mistura de broa o molho bechamel. Junte o bacalhau e todo o refogado em molho avermelhado. Por cima coloque o puré de batata. Decore com azeitonas inteiras, tiras finas de presunto e folhas de hortelã. Pincele com azeite. Leve ao forno a gratinar até ficar dourado.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite! 

Outras receitas que poderá gostar:

Bacalhau em papelotes à Mexicale

Receita de polvo à lagareiro

Receita de tintureira assada com batatinhas

Supremas com cobertura de tapenade

Receita de bacalhau à lagareiro

Espero que tenha gostado da sugestão, um abraço e bons cozinhados!

Deixe um comentário

Back to top button