Bacalhau esplêndido

Bacalhau esplêndido

Aprenda a fazer este Bacalhau esplêndido. Uma palete de cores e sabores, na base temos batatas em rodelas fritas deliciosas, condimentadas com sal, salsa, gengibre, açafrão, coentros e raspa de limão.

Logo em seguida, a regar um delicioso azeite de alho confitado com cebolas e pimentos.

No topo um lombo de bacalhau excepcional, coberto com ovo cozido picado, salsa fresca, azeitonas e pimentos.

Receitas de Bacalhau esplêndido

Ingredientes para 3 pessoas:

3 lombos de bacalhau altos.

400 ml de azeite.

2 cebolas roxas.

4 dentes de alho inteiros, mais 2 dentes de alho, cortados ao meio.

Um pimento vermelho.

1 pimento verde.

Salsa fresca picada.

Meia colher de café de cominhos em pó.

Pão ralado q.b

Farinha q.b

2 ovos batidos com uma pinguinha de leite.

8 batatas médias.

3 ovos cozidos.

Cebolinho q.b

Maionese caseira (receita mais a baixo) se preferir pode usar de frasco de compra.

Tempero para as batatas fritas (receita mais em baixo)

Azeitonas a gosto.

Corte os pés dos pimentos, limpe-os por dentro, retirando-lhes a sementes do seu interior. Vamos cortar os pimentos para o fazer rapidamente e em segurança usei a minha mandolina Borner.

De seguida, cortei também a cebola em rodelas finas e perfeitas também com a ajuda do cortador Borner, digam lá se estas argolas de cebola roxa não ficaram perfeitas.

Agora Vamos confitar, numa panela, coloque o azeite e a cebola, os alhos, os pimentos e as cebolas cozinhe em temperatura muito baixa, para que o azeite ganhe bastante sabor dos ingredientes que lhe juntámos.

Depois de 10 minutos em temperatura muito baixa, junte os cominhos, mexa, tempere com sal, cozinhe mais 20 minutos em lume brando. Convém ir vigiando. Após este tempo, apague o lume e reserve.

Coloque uma panela ao lume com água, uma folha de louro, um dente de alho e uma pitada de sal grosso. Quando a água estiver a ferver, coloque os lombos de bacalhau e deixe cozer durante 15 minutos.

Depois retire os lombos da água, seque-os com um pano.

Passe os lombos por farinha, pelos ovos batidos e pelo pão ralado e em seguida frite-os em óleo bem quente. Depois retire-os para um prato com papel absorvente, para retirar o óleo.

Agora disponha os lombos num tabuleiro.

Cubra-os com maionese e polvilhe com pão ralado e cebolinho. Leve ao forno na parte de cima do forno perto da grelha para dourarem por cima. Depois de dourados retire-os do forno e reserve.

Regue-os com o azeite confitado, reserve.

Vamos cortar as batatas em rodelas grossas, utilizei o meu cortador V5 da Borner e fiz essa tarefa rapidamente e sem esforço.

Frite as rodelas de batata em óleo bem quente, cuidado quando fritar coisas, com o óleo tem de se ter sempre muita atenção e cuidado.

Vamos empratar

Colocamos as batatas já fritas no prato grande ou numa travessa e polvilhamos as batatas com sal fino e a mistura para temperar batatas. (receita mais em baixo)

Por cima das batatas, pousamos os lombos e depois regamos tudo com o azeite confitado (o azeite que que tem os pimentos, cebola e alhos.) Coloca-se os ovos picados por cima, decora-se com azeitonas e termina-se polvilhando com a salsa fresca picada.

No fim rega-se com mais azeite confitado!

*☆*

Receita de maionese caseira

Para a maionese caseira:

1 ovo inteiro.

100 ml azeite

100 ml óleo

1 c/chá de vinagre

1 dente de alho

Preparação:

Retira-se o ovo previamente do frigorífico, convém estar à temperatura ambiente. Junta-se então o ovo  com o azeite e o óleo num copo alto. Coloca-se a varinha mágica dentro do copo a tocar no fundo, e a tocar no fundo fica quieta. 

Liga-se a varinha e a maionese começa-se a formar. Lentamente, muito lentamente vai-se levantando a varinha, até chegar ao cimo do copo.


Depois juntamos o alho e a colher de chá de vinagre e tritura-se tudo novamente com a varinha mágica. Reserve a maionese no frigorífico.

*☆*

Mistura para temperar as batatas fritas:

A medida é uma colher de café de cada ingrediente.

Salsa em pó.

Coentros em pó.

Gengibre em pó.

Raspa de 1 limão.

Açafrão em pó.

Cebola em pó.

Alho em pó.

Uma pitada Picante (só se gostar)

Misture os ingredientes acima citados e polvilhe as batatas fritas com a mistura.

Este Bacalhau é de comer e chorar por mais!

Tive ajuda para fazer esta receita, usei o meu cortador de legumes da Borner, estes cortadores cortam rapidamente na perfeição e em segurança todos os vegetais em diversos formatos e tamanhos.

Os cortadores de legumes da marca Borner cortam os vegetais de todas as maneiras em apenas segundos. Poupe tempo e dinheiro usando a mandolina Borner.

Além disso estes cortadores são lindos e existem em várias cores escolha a sua aqui: https://www.borner.pt/

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Outras receitas que poderá gostar :

Húmus de beterraba

Pescada recheada com pimentos

Bolo de iogurte com calda de marmelo

*☆*

Espero que tenha gostado! Um abraço e bons cozinhados!

*☆*

Deixe uma resposta