Receitas fáceis rápidas e saborosas

receitas-img

Permita anúncios no nosso blogue

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar este blogue.

Desligue o bloqueador de anúncios e refresque a página (F5)

Se não sabe como desbloquear, reproduza o vídeo.

banana

Receitas com banana

Pinterest LinkedIn Tumblr

Receitas com banana.

A banana é super versátil e um ótimo alimento para incluir nas suas receitas.
Hoje partilho receitas deliciosas com banana espero que goste.

Bolo húmido de coco e banana

Bolo húmido de coco e banana

Ingredientes:

6 ovos
2 chávenas e meia de açúcar. (450 g)
1 lata de leite de coco. (400 ml)
2 chávenas e meia de farinha.(450 g)
1 banana madura descascada.
1 chávena de óleo. (200 ml)
1 colher de café de sal fino.
Pré-aqueça o forno a 180º.

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar. Junte a farinha, o sal e o óleo, bata tudo com a batedeira, de forma a obter uma massa cheia de bolinhas de ar, leve e fofa. Numa liquidificadora coloque o leite de coco e a banana cortada em pedaços e triture. Junte um pouco mais da metade desta mistura de leite de coco e banana triturada à mistura anterior, reserve o que sobrar para fazermos uma calda para o bolo mais ao fim. Bata tudo muito bem.

Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Leve ao forno a 180º tapado durante 25 minutos. Passado este tempo tire a tampa e deixe cozer mais 10 minutos faça o teste do palito para ver se o bolo está bem cozido, espete um palito no bolo, retire o palito se não trouxer bolo agarrado é porque o bolo está bem cozido e por isso está pronto.

Agora vamos preparar uma calda de banana e leite de coco:
Restante mistura triturada de leite de coco e banana.
150 g de amêndoas laminadas.
1 chávena de açúcar.
2 colheres de sopa de manteiga
1 pedrinha de sal grosso.

Preparação:
Coloque todos estes ingredientes num tachinho. Leve ao lume até ferver, mexendo sempre. Depois do bolo estar pronto, frio e desenformado, regue-o com esta deliciosa calda. E agora vou comer uma fatia deste bolinho garanto-vos que é mesmo delicioso, sabe tanto a banana e a coco e a amêndoas. Esta receita vai ser daquelas que vai se repetir muitas vezes aqui em casa.

Bolo guloso de banana

bolo de banana e coco

Ingredientes para o bolo:

6 ovos à temperatura ambiente.
1 chávena e meia de farinha peneirada.
1 chávena e meia de açúcar.
Meia chávena de manteiga derretida ( eu usei aquele creme vegetal que sabe a manteiga)
1 colher de café com sal fino.
Raspa de uma laranja.
1 banana descascada, esmagada e aquecida no micro-ondas 30 segundos.
1 colher de chá de fermento.

Preparação:


Bata os ovos com o açúcar e a raspa da laranja até obter uma mistura esbranquiçada com o dobro do volume. Junte a farinha colher a colher intervalando com a manteiga enquanto bate em simultâneo o bolo. Adicione o fermento e o sal. Misture tudo muito bem. Junte a banana e triture a massa com a varinha mágica para desfazer bem a banana na massa.

Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe com farinha. Verta a mistura na forma e leve a cozer a 180º durante cerca de 25 minutos, vá vigiando isto do tempo é relativo varia consoante o forno. Depois de ter o bolo cozido deixe arrefecer e divida o bolo ao meio na horizontal para o rechear com o creme seguinte:

Creme delícia:

Meia chávena de farinha.
500 ml de leite de coco.
1 chávena de açúcar.
2 casquinhas finas de limão.
4 gemas.

Preparação:


Misture muito bem estes ingredientes, todos e coloque-os num tacho, leve ao lume mexendo sempre até engrossar e obter um creme amarelo e espesso. Deixe arrefecer e recheie o bolo com este creme. Volte a colocar a outra metade do bolo por cima.

Cubra o bolo com o restante creme. Decore com amêndoas laminadas levemente tostadas.

Bolo de banana simples e saboroso

Bolo de banana

Ingredientes:

2 Bananas grandes.
1 Chávena de açúcar.
2 Chávenas, mal cheias de farinha + 1 colher de chá de fermento.
4 Cs de manteiga amolecida.
4 Ovos.
Canela para polvilhar.
Mel q.b para dar brilho ao bolo (se não tiver não faz mal)

Preparação:
1º Ligue o forno.
Ponha as bananas já descascadas, no micro-ondas durante 1 min., desta forma, ao ficarem meio cozidas libertam um incrível aroma, que ficará no seu bolo. Depois de retirar do micro-ondas, esmague as bananas com um garfo e reserve. Separe os ovos, gemas para um lado e claras para outro. Bata as claras em castelo 1º e reserve.

Misture o açúcar com as gemas, bata muito bem a massa. Junte a manteiga e misture bem. Bata a massa durante uns minutos, para que fique leve e fofa. Adicione as bananas e continue a bater com a batedeira, junte a farinha pouco a pouco batendo sempre. Termine envolvendo as claras em castelo na mistura. Unte uma forma com manteiga, polvilhe com farinha e com canela. Deite a mistura na forma e leve ao forno a 180º durante meia hora.

Desligue o forno, mas não retire logo o bolo, para que não arrefeça de repente. Desenforme frio e pincele com mel. O aroma e o sabor deste bolo de banana é maravilhoso.
Acompanhe com chá, groselha, ou sumo.

Pudim de banana

Ingredientes para 4 pessoas:

1 banana madura, descascada e esmagada.
3 ovos.
1 lata de leite condensado, light 😉
1 pacote de natas, light.

Preparação:
Coloque a banana esmagada num prato, no micro-ondas 30 segundos, para que liberte mais o sabor. Misture todos os ingredientes com a batedeira. Unte uma forma própria para pudim, daquelas com tampa, com caramelo liquido. Verta a mistura para dentro da forma e tape-a.

Coloque dentro da panela pressão, com água pela altura do meio da forma e leve ao lume, com a panela de pressão tapada, claro. Quando começar a apitar, deixe cozer mais 10 minutos. Desligue o lume, deixe sair o vapor e depois abra a panela, retire a forma do pudim. Deixe arrefecer e ponha no frigorífico até estar bem, bem fresco.

Muffins de banana e cerejas

Ingredientes para 14 muffins:

125g de açúcar.
100g de manteiga à temperatura ambiente.
1 colheres de café de, açúcar baunilhado.
2 ovos.
200g de farinha com fermento.
1 pitada de sal grosso.
1 banana.
300 g de cerejas, descaroçadas e cortadas em fatias.

Preparação:
Primeiro ligue o forno a 180.

Bata os açúcares com a manteiga. Junte os ovos um de cada vez e bata no intervalo. Adicione o sal e a farinha, batendo sempre. Leva a banana descascada ao micro-ondas, durante 1 minuto e esmague-a com um garfo para obter um puré. Junte este puré à massa dos muffins, batendo sempre. Junte as cerejas e envolva. Agora disponha 14 formas de alumínio, daquelas próprias para ir ao forno e dentro de cada uma, ponha uma forma de papel (indicadas para o forno) encha cerca de 3/4 das formas com a mistura. Leve ao forno durante 20 minutos.

Bolo de banana e bolacha

Ingredientes:

4 ovos.
250gr de açúcar.
1 chávena de pão ralado.
Meia chávena de, bolachas moídas.
2 bananas maduras, esmagadas.
1 colher de chá de canela.
Meia colher de café de, noz moscada.
2 pitadas de cravinho em pó.
1 colher de chá de, erva doce moída.

Preparação:
Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo, reserve. Bata bem as gemas com o açúcar. Adicione a banana e as especiarias. Junte o pão ralado e a bolacha moída. Triture tudo com uma varinha mágica para que fique um puré cremoso e sem grumos. Bata de seguida com a batedeira e envolva as claras em castelo gentilmente com uma colher de pau. Unte uma forma com margarina, polvilhe com canela. Verta a mistura para dentro da forma e leve ao forno até estar cozido.

Queques de banana e chocolate

Ingredientes para cerca de 20 queques:

1 tablete de chocolate negro 200 g.
3 ovos à temperatura ambiente.
1 chávena de açúcar.
Meia chávena de leite.
Meia chávena de óleo, alimentar.
2 bananas maduras, esmagadas.
1 colher de sopa de cacau, em pó.
1 chávena e meia de farinha, com fermento peneirada.
1 colher de chá de essência de baunilha.

Preparação:

Ligue o forno a 150º para que vá aquecendo.

Bata os ovos com o açúcar. Junte o óleo e bata até ter uma mistura bem cremosa e acetinada. Adicione o leite a farinha e a essência de baunilha. Bata muito bem. Derreta o chocolate no micro-ondas durante 1 minuto para que derreta e envolva na mistura batendo sempre. Junte a banana esmagada e bata novamente. Distribua o preparado por forminhas de papel próprias para ir ao forno. Eu encaixo as formas de papel em formas de alumínio. Leva ao forno a 180º durante cerca de 18 minutos, convém vigiar. Já sabe faça o teste do palito: Espete um palito num queque, retire se o palito sair limpo o queque já está cozido e pronto.

Sonhos de banana

Ingredientes para 6 pessoas:

1 chávena de farinha de trigo.
1 chávena de água.
2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos.
2 banana pequenas maduras, sem casca.
1 pitada de sal.
1 colher de chá de açúcar.
Açúcar e canela para polvilhar no fim.

Preparação:
Coloque a água e a manteiga ao lume num tachinho fundo e deixe ferver. Continuando no lume adicione o açúcar, a pitada de sal e as bananas esmagadas e junte a farinha de uma vez só. Mexa misturando tudo, até a mistura se descolar das paredes do tacho. Retire do lume e ponha numa tigela bata com a batedeira e junte os ovos um a um, batendo sempre.

A massa fica grossinha. Ponha uma frigideira alta ao lume com óleo e um pedaço de batata crua para poder ver quando o óleo já estiver quente. Quando o pedaço de batata começar a fritar, está na altura de fritar a mistura de sonhos de banana. Com uma colher de chá, vá retirando pequenas quantidades de massa e frite no óleo quente, cuidado para não de queimar.

Não frite muitos de uma vez que é para fritarem bem e rápido. Depois de fritos, coloque-os numa travessa com papel absorvente. Polvilhe com açúcar e canela em pó e prepare a calda para os regar.

Caramelo de baunilha:

1 chávena de açúcar.
2 colheres de sopa de água.
1 colher de café de essência de baunilha.
Coloque todos os ingredientes numa frigideira e leve ao lume mexendo sempre até se formar o caramelo liquido.

Monte uma pirâmide de sonhos, começando com os de baixo, regue com o caramelo de baunilha, coloque outra camada, regue novamente com caramelo e assim sucessivamente até se acabarem os sonhos. Decore a gosto.

Bolo de bananas da Madeira

Ingredientes:

3 bananas pequeninas da Madeira
2 chávenas de açúcar.
2 chávenas de farinha + 1 colher de chá de fermento.
1 chávena mal cheia de óleo alimentar.
6 ovos.
200 ml de leite de coco.
Meia colher de café com sal fino.
Umas pedrinhas de sal grosso.

Pré aqueça o forno.

Coloque as bananas já descascadas, no micro-ondas na potencia máxima, durante 1 minuto desta forma, as bananas ao ficarem meio cozidas libertam um incrível aroma, que ficará no seu bolo. Depois de as retirar do micro-ondas, esmague as bananas com um garfo e reserve.

Bata os ovos com o açúcar. Junte a farinha com o fermento e bata a massa durante uns minutos, adicione o óleo e o sal bata novamente. Adicione as bananas e continue a bater com a batedeira. Unte uma forma redonda das que tem buraco no meio com manteiga, polvilhe com farinha. Deite a mistura na forma e leve ao forno a 180º durante meia hora. Desligue o forno, mas não retire logo o bolo, para que não arrefeça de repente. Desenforme depois de frio.

Por cima do bolo ponha umas pedrinhas de sal grosso, pressione as pedrinhas de sal com os dedos para ficarem agarradas no bolo.

Bolo mármore de banana e cacau

Ingredientes:

3 bananas pequeninas da Madeira
2 chávenas de açúcar.
2 chávenas de farinha + 1 colher de chá de fermento.
1 chávena mal cheia de óleo alimentar.
6 ovos.
200 ml de leite de coco.
Meia colher de café com sal fino.
Umas pedrinhas de sal grosso.
2 colheres de sopa de cacau em pó.
3 colheres de sopa de água quente.

Preparação:
Pré aqueça o forno a180º.
Coloque as bananas já descascadas, no micro-ondas na potencia máxima, durante 1 minuto.
Desta forma, as bananas ao ficarem meio cozidas e libertam um incrível aroma, que ficará no seu bolo. Depois de as retirar do micro-ondas, esmague as bananas com um garfo e reserve.
Bata os ovos com o açúcar. Junte a farinha com o fermento e bata a massa durante uns minutos, adicione o óleo e o sal bata novamente. Adicione as bananas e continue a bater com a batedeira.

Retire um terço da mistura para uma tigela, dilua o cacau na água e incorpore nesta mistura, reserve.
Unte uma forma redonda das que tem buraco no meio com manteiga, polvilhe com farinha. Deite na forma, uma parte da mistura amarela e intervale com a mistura de cacau, alternadamente para ficar com um bolo de aspecto marmoreado.

Coloque no forno a 180º durante meia hora. Desligue o forno, mas não retire logo o bolo, deixe arrefecer. Desenforme depois de frio.
Por cima do bolo coloque umas pedrinhas de sal grosso, pressione as pedrinhas de sal com os dedos para ficarem agarradas no bolo .
Delicioso!

Salada de morangos banana e pêssego

Ingredientes:

250 g de morangos arranjados, lavados e cortados em pedaços.
300 ml de sumo de laranja natural.
1 banana descascada e cortada em rodelas.
1 pêssego descascado e cortado em pedaços.
3 colheres de sopa de açúcar mascavado.
2 colheres de sopa de vinagre de sidra.

Preparação:
Numa tigela pequena misture o açúcar com o vinagre. Coloque as frutas numa tigela grande junto com o sumo de laranja natural, verta por cima da fruta a mistura de açúcar mascavado e vinagre de sidra. Envolva todos os ingredientes e misture bem reserve no frigorífico até à hora de servir.

Tarte de banana

Ingredientes:

200 g de farinha com fermento
100 g de manteiga amolecida.
100 g de açúcar.
1 ovo grande ou 2 ovos pequenos.
3 colheres de sopa de leite.

Preparação:

Numa tigela grande, coloque os ovos e a manteiga, bata muito bem. Junte o açúcar, a farinha e o leite bata durante 20 minutos.

Unte uma forma tarteira (daquelas de fundo amovível) com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a mistura da tarte para dentro da forma. Leve ao forno até estar cozido. coze rápido convém vigiar.

Entretanto, prepare o creme:

2 bananas grandes descascadas e cortadas em rodelas.
130 g de manteiga.
130 g de açúcar.
6 colheres de sopa de leite.
1 pitada de canela.

Junte o açúcar e a manteiga e o leite num tachinho e leve ao lume, mexendo até levantar fervura. Adicione as rodelas de banana e cozinhe uns minutos. Cubra a sua tarte com este creme com as rodelas de banana. Deliciosa!

Bolo de banana e linhaça

Ingredientes:

2 bananas grandes, maduras sem casca.
1 chávena de farinha de linhaça.
1 chávena de farinha de trigo.
2 chávenas de açúcar.
1 colher de chá de fermento em pó.
4 ovos.
4 colheres de sopa de manteiga.
1 colher de café de canela em pó.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a180º

Coloque as bananas no micro-ondas na potência máxima durante 1 minuto. Após este tempo, retire e esmague-as com um garfo, reserve.

Derreta a manteiga e reserve também.
Separe as gemas das claras.
Bata as claras em castelo, reserve.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Adicione a manteiga a esta mistura batendo sempre. Junte as bananas esmagadas e bata novamente.

Adicione a farinha de linhaça e o fermento, bata muito bem. Envolva as claras em castelo na mistura gentilmente, usando uma colher de pau.

Unte uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhe a forma com farinha de linhaça. Verta a mistura na forma e leve ao forno a 180º até o bolo estar cozido.

O tempo pode variar desde 25 minutos até 35 convém vigiar.
Depois de pronto deixe arrefecer e desenforme com cuidado.

Bolo de banana e caramelo

Ingredientes:

5 bananas grandes.
1 chávena de açúcar.
2 Chávenas, mal cheias de farinha + 1 colher de chá de fermento.
4 colheres de sopa de manteiga amolecida.
4 Ovos.
Canela para polvilhar.
Açúcar mascavado q.b
Umas pedrinhas de sal grosso.
Pré- aqueça o forno a 180º.

Preparação:

Coloque 2 bananas já descascadas num prato e leve ao micro-ondas durante 1 min., desta forma, ao ficarem meio cozidas libertam um incrível aroma, que ficará no seu bolo.

Depois de retirar do micro-ondas, esmague as bananas com um garfo e reserve. Separe os ovos, gemas para um lado e claras para dentro da tigela da batedeira. Acople a pinha na batedeira e bata as claras em castelo. Quando estiverem em castelo bem firme retire as claras para outra tigela e reserve.

Agora coloque na taça da batedeira o açúcar e as gemas, bata muito bem a massa na velocidade 2.

Junte a manteiga e misture bem. Bata a massa durante uns minutos, para que fique leve e fofa. Adicione as bananas e continue a bater com a batedeira na velocidade 2 , junte a farinha pouco a pouco batendo sempre. Termine envolvendo as claras em castelo na mistura.

Unte uma forma com manteiga, e verta um pouco de caramelo liquido no fundo da forma. Disponha as restantes 3 bananas no fundo da forma, descascadas e cortadas ao meio no sentido longitudinal. Polvilhe as bananas com canela em pó, umas pedrinhas de sal grosso e açúcar mascavado.

Verta a mistura na forma por cima das bananas e leve ao forno a 180º durante meia hora. Desligue o forno, mas não retire logo o bolo, para que não arrefeça de repente. Desenforme frio com cuidado e acompanhe com gelado e leite condensado cozido.

Muffins de banana

Como preparar Muffins de banana

Ingredientes para 10 muffins:

2 bananas maduras.
6 colheres de sopa de manteiga derretida.
190 de farinha de trigo.
1 colher de chá de fermento em pó.
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
1/2 colher de chá de sal.
1 colher de chá de canela em pó.
1colher de café de noz moscada.
1 pitada de cravinho em pó*
1 colher de sopa de essência de baunilha.
4 colheres de sopa de leite.
135 g de açúcar mascavado.
1 ovo grande.
Meia chávena de nozes ou nozes pecan partidas em pedaços.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º C. Forre 10 formas de alumínio com forminhas de papel próprias de cupcakes muffins, daquelas para ir ao forno.


Misture primeiro os sólidos, a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela, o cravinho e a noz-moscada na taça da batedeira. Misture, reserve.


Descasque as bananas e esmague-as bem com um garfo, reserve.

Onde misturou os ingredientes secos junte agora a manteiga derretida, o açúcar mascavado, a essência de baunilha, o ovo e o leite. Bata para misturar bem. Junte as bananas esmagadas e as nozes, misture novamente durante 1 minuto.

Coloque a mistura nas forminhas, enchendo-as até quase acima (são cerca de 3 colheres de sopa da mistura por forminha) coloque por cima de cada forminha já cheia com a mistura, mais uns pedacinhos de nozes por cima, para que fiquem muito bonitos e apetitosos.

Leve o forno durante 5 minutos a 200º C e depois baixe a temperatura para 180º e cozinhe mais 17 minutos.
Verifique se estão bem cozidos e dourados. Quando estiverem prontos retire os muffins do forno e deixe arrefecer antes dos retirar das formas de alumínio.

*caso não tenha cravinho em pó, caso tenha cravinhos inteiros, esmague um cravinho colocando-o numa tábua e fazendo pressão com a base da colher de pau por cima.

Bananas caramelizadas

Bananas caramelizadas

Ingredientes:

4 bananas cortadas ao meio no sentido longitudinal.
Sumo de 2 laranjas.
1 colher de chá de manteiga.
3 colheres de sopa de açúcar.
3 colheres de sopa de água.

Preparação:
Numa panela coloque o açúcar e a água e leve ao lume até ter um caramelo clarinho.
Junte a manteiga e mexa adicione as metades de banana e o sumo de laranja.
Ficam ao lume até alourar, cuidado ao mexer para que não desmanchem.
Retire as bananas do lume depois de loirinhas e regue-as com o molho.

Esta sobremesa acompanha bem com uma bola de gelado ou com iogurte grego!

Outras receitas doces que poderá gostar:

Salame de chocolate e pistácios

Quadrados de manga e coco

Brisas de lis

Espero que tenha gostado, um abraço e bons cozinhados!

Write A Comment