Azevias de castanhas

Azevias de castanhas. Deliciosas e são uma alternativa as de grão e as de batata doce que já fiz e publiquei aqui no blog. O processo é semelhante o recheio é diferente. Experimentem!

Receita de azevias de castanhas

Ingredientes para a massa:

250 g de farinha de trigo.

Sal.

1 colher de sopa de azeite.

1 colher de sopa de manteiga derretida.

1 dl de água morna.

 

 

 

Ingredientes para o recheio:

 

400 g de castanhas peladas congeladas.

300 ml de água

1 colher de chá de erva doce

150 g de açúcar.

3 gemas.

50 g de farinha de amêndoa (miolo de amêndoa triturada)

Sumo de uma laranja

Canela q.b

Açúcar em pó, para polvilhar.

Sal.

 

 

Numa superfície limpa, coloque a farinha formando um monte, faça um buraco no meio, verta o azeite, a manteiga, uma pitada de sal e a água morna nesse buraco. Humedeça as mãos nessa água salgada e amasse a farinha, molhe outra vez as mãos e amasse repita este processo, até ficar com uma massa que de para estender. A massa está boa quando deixar de se pegar nas mãos.

Bata na massa, puxe-a e bata, amassando com alegria. Faça uma bola e reserve-a tapada com um pano, durante 1 hora.

Recheio de castanha para as azevias

Agora vamos preparar o recheio, coloque a água numa panela ao lume com sal com a erva-doce. Assim que levantar fervura, junte as castanhas, a farinha de amêndoa e deixe cozer. Retire do lume e com a ajuda de uma varinha mágica reduza a puré. Adicione ao puré das castanhas o açúcar, as gemas e o sumo da laranja. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até atingir o ponto de estrada. Retire do lume deixe arrefecer, reserve.

Estenda a bola de massa que fez anteriormente com a ajuda de um rolo da massa, estenda sobre uma superfície polvilhada com farinha. Corte algumas rodelas de massa. No centro de cada rodela coloque pequenas porções de recheio no centro das rodelas e pincele à volta com o ovo batido. Dobre ao meio a massa e pressione bem com os dedos para que fique colado.

Leve a fritar em óleo quente a 180º  (nunca é demais lembrar cuidado quando fizer fritos, para não se queimar com o óleo)

Depois de ter as azevias fritas, retire-as para uma travessa com papel absorvente. Depois de frias. Sirva num prato, polvilhadas com açúcar em pó e canela em pó.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

 

Write A Comment