azevias

Azevias feitas no forno

Azevias feitas no forno

Azevias feitas no forno. Adoro azevias é sem dúvida dos doces tradicionais de Natal o meu doce preferido! A minha querida avó fazias muito bem as azevias, passava horas na cozinha a preparar tudo para receber a família com uma mesa farta e cheia de coisas deliciosas. Cada vez que falo em azevias lembro-me dela. Hoje fiz azevias mas não as fiz fritas, como das outras vezes, fiz no forno, ficam muito boas também.

Receita de Azevias feita no forno.

Ingredientes para 20 azevias:

Massa para as azevias:

500 g de farinha.

2 colheres de sopa de manteiga + 1 de azeite. (ligeiramente aquecidos)

1 cálice de aguardente. 

Faça um monte com a farinha, numa superfície limpa e lisa. Junte a manteiga e o azeite. Misture bem e adicione a água ardente. Amasse bem a massa à mão. Vá juntando pequena quantidades de água morna, trabalhe a massa, até conseguir ter uma massa que se possa estender.  Depois tape a massa com um pano e deixe-a descansar meia hora. (enquanto isso vamos fazer o recheio)

Recheio:

1 frasco de grão cozido.

400 g de açúcar amarelo.

1 pau de canela.

100 g de farinha de amêndoa (miolo de amêndoa moído)

1 limão.

1 laranja.

3 gemas.

Triture o grão, reserve.

Num tachinho, coloque o açúcar, o pau de canela  e 250 ml de água, leve ao lume mexendo até se formar o ponto de fio*. Junte as raspas e o sumo das frutas e a farinha de amêndoa e o grão triturado. Vá mexendo até o doce apurar, deve fazer ponto de estrada * Depois deixe arrefecer, retire o pau de canela  e junte as gemas, batendo sempre o doce. Leve de novo ao lume até ferver, mexendo sempre. Depois de pronto reserve, guarde no frigorífico durante uma hora para solidificar.

Estenda a massa com um rolo e corte-a em círculos. Recheie com o doce que preparou, coloque uma pequena porção de recheio no centro e feche cada pastel fazendo pressão com os dedos. Se quiser pode pincelar com gema batida eu não fiz isso. Depois disponha as azevias num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal leve a forno pré-aquecido a 180º até a massa das azevias cozer e ficar ligeiramente dourada, vire as azevias e volte a colocar no forno para ganharem cor do outro lado também. Retire depois de estarem douradas de ambos os lados, Já fora do forno polvilhe com açúcar e canela em pó.

Sirva com um grande sorriso!

* Ponto de fio: Ao escorrer a colher de pau da calda do açúcar,  vemos que se forma um fio de açúcar que fica preso na colher.

* Ponto de estrada: Quando se passa a colher de pau no fundo do tacho e se forma uma estrada que se vê o fundo do tacho.

Outras receitas que poderá gostar:

Sonhos de limão

Rabanadas com licor de café e amêndoas

Torta de laranja

Espero que tenha gostado da publicação de hoje de azevias feitas no forno, um abraço e bons cozinhados!

Related Articles

Deixe um comentário

Back to top button