Castanhas cozidas. Hoje é dia De São Martinho! Diz a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, estava de regresso a casa quando no caminho, durante uma tempestade, se cruza com um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro Martinho, não tinha mais nada consigo para lhe dar, mas retirou das suas costas o manto que o aquecia, e deu-o ao mendigo para que este se aquecesse. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radiante e quente começou a brilhar.

A tradição das castanhas neste dia… dizem as histórias antigas que contam sobre a origem do magusto dizem que se teria começado por preparar mesas com castanhas por altura de novembro como oferenda para que os espíritos. Também a coincidência desta data de São Martinho com a época do ano que é marcada por ser da colheita da castanha e por isso, faz sentido que as castanhas façam parte desta celebração!

Castanhas cozidas

Como fazer as Castanhas cozidas

Lave as castanhas, e faça um corte em cada uma, eu faço um corte um pouco acima da base da castanha. Encha uma panela com água e adicione 1 colher de chá de sal grosso, 1 colher de chá de canela e 2 colheres de sopa de erva doce. Junte as castanhas e leve ao lume em lume brando até ficarem cozidas cerca de 35 minutos, mais coisa menos coisa.
Depois de cozidas, escorra a água e deixe as castanhas arrefecer um pouco para não queimar as mãos. Depois de arrefecerem um bocadinho aí sim, já as pode começar a comer.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Write A Comment