dia da mulher

Receitas dia da Mulher

Receitas dia da Mulher. O Dia Internacional da Mulher é celebrado todos os anos a dia 8 de março. A data relembra todas as conquistas das mulheres que, ao longo dos tempos e nas circunstâncias mais duras, lutaram e lutam pelos seus direitos. Para esta data criei uma coleção de receitas para mimar-se ou mimar as mulheres que admira na sua família.

Receitas dia da Mulher. Veja como preparar receitas para o dia da mulher de forma prática, fácil, rápida e muito saborosa.

Receitas dia da Mulher

 

Supremas com cobertura de Tapenade.

Tapenade é um patê simples e fácil de preparar. Composto por uma mistura de azeitona, com alcaparra e mias alguns ingredientes, tudo picado em pequenos pedaços e misturado com azeite. Este tapenade vai ser adaptado e usado como cobertura de supremas de bacalhau para esta receita.

Supremas com cobertura de Tapenade

Receita de Supremas com cobertura de Tapenade


Vamos começar pelo Tapenade

Ingredientes para o Tapenade:

150g de azeitonas pretas sem caroço.
1 colher de chá de alcaparras escorridas.
2 dentes de alho picados.
Sumo e raspa de meio limão.
1 pitada de sal.
2 colheres de sopa de azeite.
1 raminho de salsa.

Preparação do nosso tapenade:

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e triture grosseiramente.
Reserve. Agora vamos preparar as nossas supremas…

Ingredientes para 3 pessoas:

1 embalagem de Supremas de Bacalhau
12 batatinhas para assar.
10 dentes de alho.
1 limão.
2 ovos batidos.
3 nozes de manteiga.
400 ml de azeite do bom (eu prefiro azeite com pouca acidez)
2 folhas de louro.
200 ml de leite.
Pão ralado.
Sal grosso.
Sal e pimenta.
Tapenade (a receita acima que já fizemos e que vai cobrir as nossas supremas)

Preparação:

Coloque as supremas de bacalhau de molho no leite. Cubra as supremas com 4 dentes de alho picado, as folhas de louro, pimenta e sumo de limão. As supremas ficam a marinar até descongelarem.

Agora vamos tratar das batatinhas


Coza as batatinhas numa panela com bastante água. Cozem em cerca de 15 a 20 minutos. Para saber quando estão cozidas espete um garfo nas batatas, se estas não oferecerem resistência ao garfo é porque já estão cozidas.
Depois de ter as batatinhas cozidas, escorra-as da água e coloque-as num tabuleiro com azeite, 3 dentes de alho picado e sal grosso. Leve ao forno a 180º até as batatinhas ficarem bem douradas. Depois de douradas retire as batatinhas do forno e dê-lhes um murro para que abram. Tempere a abertura de cada batatinha com sal grosso. Reserve.

Vamos assar as supremas de bacalhau
Depois de ter as supremas de bacalhau estarem descongeladas, retire as supremas de bacalhau da marinada, reserve a marinada.
Passe cada suprema de bacalhau pelos ovos batidos e em seguida passe-as pelo pão ralado.

Disponha as supremas numa assadeira já com algum azeite no fundo da assadeira. Cubra cada suprema de bacalhau com o Tapenade que preparamos anteriormente. Coloque uma noz de manteiga por cima de cada suprema de bacalhau já coberta com tapenade.
Regue as supremas de bacalhau com um fio de azeite e leve-as ao forno com o restante alho picado e com 3 colheres de sopa do leite da marinada.
Vai ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos, convém vigiar e a meio do tempo ir regando as supremas com o azeite da assadeira.

Depois de pronto, retire do forno e acompanhe com as batatinhas assadas. Leve pão para a mesa. e uma bebida da sua preferência.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Folhadinhos de ameijoas

Folhadinhos de ameijoa

Os folhadinhos de ameijoas são deliciosos! Uma entrada requintada ou uma refeição se adicionar na mesa arroz branco cozido e salada. Tem de experimentar pois uma vez que o faça vai repetir vezes sem conta!

Primeiro vamos fazer umas caixinhas de massa folhada e coze-las no forno.

Precisamos de 3 embalagens de massa folhada fresca, para fazermos 12 folhadinhos. Com um copo como medida, recortamos círculos na massa folhada e repetimos até terminar a massa.

Disponha metade dos círculos que tiver feito, num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal e untado com margarina. A outra metade dos círculos vai ser recortado ou seja vamos colocar uma chávena daquelas pequenas de café no centro de cada círculo e vamos ficar com o “aro” de fora da massa, repetimos o processo até terminar.

Vamos colocar esses “aros” de massa por cima dos círculos que estão no tabuleiro, colocando um pouco de manteiga derretida entre eles, para segurar.

Depois das nossas pequenas caixinhas redondas montadas, picamos a massa no centro com ajuda de um garfo no meio de cada caixinha. Pincele a massa com gema ou leite e leve ao forno entre 12 a 15 minutos para cozer. Depois de estarem prontas retire do forno e reserve.

Agora vamos fazer o recheio de ameijoas:


Ingredientes para o recheio de ameijoa:

1 embalagem de miolo de ameijoa
2 colheres de sopa de azeite.
1 cebola, picadinha.
Um dente de alho, picadinho.
1 colher de sopa de manteiga ou margarina daquela que sabe a manteiga.
200 ml de leite de coco.
2 colheres de sopa, de farina maisena.
150 ml de caldo de marisco.
2 gemas.
Coentros picadinhos q.b (se preferir use salsa)
2 colheres de sopa de sumo de limão.
Sal e pimenta.

Preparação:
Numa frigideira, coloque o azeite e a manteiga, refogue a cebola e o alho. Junte o miolo de ameijoa, tempere com sal e pimenta. Polvilhe com a farinha e regue com o caldo de marisco e o leite de coco. Cozinhe até obter um creme espesso. Vá mexendo.

Baixe a temperatura. Junte as gemas de ovo e mexa depressa sem parar. Fora do lume junte os coentros e o sumo de limão, mexa bem, apague o lume o recheio está pronto. Reserve-o no frigorífico.

Rechear os círculos de massa:


Recheie o centro dos círculos de massa folhada com o recheio de ameijoas. Coloque a quantidade possível no centro de cada caixinha. Polvilhe com os coentros frescos picados e está pronto a servir. Delicioso!

Caso sobre recheio, creio que sim que vá sobrar… pode no dia seguinte acompanhar com arroz branco.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas dia da Mulher

Empadão real

Empadão real

Pode fazer o empadão com puré caseiro ou com puré instantâneo, para quem tem pouco tempo ou simplesmente se quer despachar mais rápido o puré instantâneo também pode ter um sabor excecional se seguir as dicas que lhe vou dizer mais em baixo:

Para o puré caseiro: (mais a baixo, existe uma versão para usar puré de pacote de compra)

1 kg de batatas descascadas, cozidas.
3 colheres de sopa de manteiga ( eu uso aquela margarina que sabe a manteiga)
200 ml de leite quente.
Noz moscada q.b.
1 ovo batido.
Sal e pimenta.
Esmague as batatas até obter um puré macio, sem grumos. Junte o leite quente, a manteiga, a noz moscada, o ovo batido, o açafrão e o gengibre. Tempere com sal e pimenta e bata tudo muito bem. Se quiser uma consistência mais fina junte um pouco mais de leite.

* Caso não tenha muito tempo, compre um pacote de puré de batata instantâneo, mas melhore o seu sabor da seguinte forma…

Receita para fazer puré instantâneo, de pacote, para quem não tem mesmo tempo a perder:

Siga as instruções todas da embalagem, mas substitua a quantidade que pedem de água por leite, totalmente só leite. Junte 2 colheres de sopa de margarina com sabor a manteiga e uma colher de café de noz moscada.

Tempere com sal e pimenta, noz moscada.


Depois do puré feito, reserve, vamos fazer o recheio:

1 lata de atum grande (ou 3 pequenas)
4 colheres de sopa, de molho de tomate e cogumelos Guloso.
4 colheres de sopa de água quente.
1 dente de alho picadinho.
1 cebola picadinha.
4 colheres de sopa de azeite.
2 colheres de chá de caril.
1 colher de sopa de margarina daquelas que sabem a manteiga.
1 colher de café de sementes de malagueta vermelha.
Raspa de meio limão.
Queijo mozarela ralado.
Queijo brie q.b

Preparação:
Numa frigideira, refogue a cebola, o alho e as sementes de malagueta no azeite, quando o refogado estiver ligeiramente dourado, junte a polpa do tomate, e a água tape e deixe apurar 5 min. Adicione o atum, o caril. Mexa e tempere com sal e pimenta, tape e deixe apurar. Num pirex próprio para ir ao forno untado com manteiga, ponha o creme de atum que acabou de fazer e por cima o puré de batata. Termine polvilhando com o queijo mozarela ralado e queijo brie cortado em pedaços. Regue com um fiozinho de azeite e raspa de limão. Leve o forno até dourar.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Receitas dia da Mulher

Massada de berbigão

Massada de berbigão

Massada de berbigão. Sabor a mar num prato  com um caldo rico delicioso para molhar o pão. Adoro massadas esta receitas tem mesmo de fazer ai em casa.

Ingredientes para 3 a 4 pessoas :

400 g de massinhas cotovelo.
350 g de miolo de berbigão congelado.
1 embalagem de Miolo de camarão.
Meia cebola picadinha.
1 dente de alho picadinho.
Raspas de meia cenoura.
1 folha de louro sem a nervura do meio.
2 colheres de sopa de azeite.
1 colher de sopa de manteiga (eu uso creme de barrar com sabor a manteiga)
1 colher de chá de pimentão doce em pó.
Coentros frescos picados a gosto.
200 ml de polpa de tomate.
600 ml de caldo de marisco quente.
100 ml de vinho branco, onde vai diluir uma colher de sopa de creme de marisco (abre um pacote de sopa de creme de marisco instantânea e retira uma colher de sopa)
1 colher de chá de sal grosso.

Preparação:

Numa panela grande faça um refogado com o azeite a manteiga o louro a cebola, as raspas de cenoura e o alho. Quando o refogado começar a ganhar um pouco de cor, junte a polpa de tomate, mexa, cozinhe uns minutos. Junte 1 colher de sopa de coentros picadinhos, o pimentão doce e o vinho branco onde diluiu a colher de chá de creme de marisco, mexa.

Massada de berbigão


Junte o caldo de marisco quente na panela e quando começar a ferver, adicione as massinhas o berbigão e o miolo de camarão envolva tudo. Tempere com o sal grosso. Tape e deixe cozinhar até as massinhas estarem al dente, apague o lume e deixe a panela tapada uns minutos. Termine adicionando mais coentros picadinhos frescos.
Caso goste de picante leve para a mesa e coloque no prato depois de servido. Leve pão para a mesa.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas dia da Mulher

Lasanha carbonara

Lasanha carbonara

Receitas dia da Mulher

Ingredientes:

12 folhas de lasanha (a quantidade de folhas de lasanha pode variar consoante o tamanho do tabuleiro)
1 kg de carne picada, de bovino.
Meia cebola picada.
1 dente de alho picado.
200 g de bacon em cubinhos.
2 colheres de sopa de azeite.
Meio copo de vinho branco.
Sal e pimenta.
1litro de molho bechamel.
300 g de queijo mozarela ralado.
300 ml de natas.
50ml de leite.
4 gemas.
Meia colher de café de noz moscada.
Sementes de malagueta (caso picante goste)
1 fio de azeite.

Preparação:

Refogue a cebola e o alho no azeite, quando começar a dourar, coloque a carne tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando, de vez em quando. Regue com o vinho. Depois de ter a cozinhada apague o lume e reserve.

Em outra frigideira coloque os cubinhos de bacon em nenhuma gordura, frita de fritos reserve.
Numa tigela mistura as natas com as gemas, tempere com sal e pimenta e mexa mistura para bem, reserve.
os 50 ml de leite na frigideira onde o bacon, leve ao lume, mexa com uma colher de pau para o sabor de leite frito ou bacon se desprenda do fundo da frigideira e junte ao colocar o leite frito. Baixe o lume e leve ao lume na frigideira para misturar e gemas e leve sempre ao lume durante o aquecimento, apague o lume o lume.

Vamos montar a nossa deliciosa lasanha carbonara.

Unte para ir ao com manteiga, disponha como lado da outra tampa do seu tabuleiro próprio para um lado da outra folha forrando o fundo do tabuleiro (no meu caso foram 3). Por cima das folhas de lasanha, coloque 1/3 da carne que refogou. Cubra com uma boa porção de molho carbonara e polvilhe com queijo mozarela. mais molho de lasanha por cima, seguida de folhas de requeijão o processo anterior contém mais molho de mozarela, repetição ou processo até terminar a carne e o carvão.

Depois de colocar as últimas folhas de lasanha espalhe o molho bechamel, que deve cobrir toda a superfície. Polvilhe com bastante queijo.

Leve ao forno durante meia hora a 45 minutos a 180º coberto com papel de alumínio, destape a lasanha nos últimos 10 minutos para dourar por cima.
Depois de pronto aposentar do forno, polvilhe com orégãos em folha e delicie-se!!! Vai amar!

Caso goste de picante leve para a mesa e coloque um pouco no seu prato.

Sirva com um grande, grande sorriso. Bom apetite!

Receitas dia da Mulher

 

Peitos de frango recheados com molho de café

PEITOS DE FRANGO RECHEADOS

Receitas dia da Mulher

Ingredientes para 3 pessoas:

3 fatias de pancetta ou bacon.

1 cebola picada.

3 peitos de frango.

2 dentes de alho picados.

1 folha de louro.

3 pedaços de queijo.

Azeite.

1 colher de sopa de manteiga.

100 ml de whisky.

1 cubo de caldo de carne.

Meia colher de café de noz moscada.

200 ml de natas.

100 ml de café.

Sal e pimenta.

Preparação:

Tempere os peitos de frango com sal e pimenta. Aproveite a bolsa de cada peito de frango e com a faca abra um pouco mais essa bolsa, recheie com o queijo e com uma fatia de panceta, repita o processo com os outros peitos de frango, reserve.

Numa panela médica coloque algum azeite, a cebola picada, o alho picado e a folha de louro e refogue durante uns instantes. Adicione os peitos de frango recheados e deixe-os ganhar um tom dourado no refogado dois dois lados. Depois refresque com o whisky, para libertar o caramelizado que está no fundo da panela. Deixe evaporar um pouco o álcool e junte o cubo de caldo de carne, a noz moscada e o café. Tape e cozinhe em lume brando durante 15 minutos. Depois retire os peitos de frango recheados para um prato e reserve tapado.

Coloque as natas numa chávena e aqueça as natas durante 1 minuto no micro-ondas.

Adicione as natas quentes na panela e envolva bem no liquido que tem na panela, tempere com sal e pimenta.

Termine adicionando a colher de manteiga no molho e envolva bem.

Acompanhe os peitos de frango recheados com este deliciosos molho de café.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receitas dia da Mulher

Pastel de nata gigante com aroma de coco

Pastel de nata gigante

Receitas dia da Mulher

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada fresca formato redondo.
1 pacote de natas de soja 200 ml (creme de leite no Brasil)
300 ml de leite de soja. (pode usar leite de vaca se quiser)
6 gemas grandes à temperatura ambiente.
1 colher de sopa rasa de farinha maisena.
1 caneca de açúcar
200 ml de leite de coco.
Ligue o forno a 180º.

Preparação:

Unte uma tarteira com margarina, ponha papel vegetal por cima, faça uma ligeira pressão com os dedos para que se molde bem à forma e unte o papel também com margarina. Estenda a massa folhada, reserve. Com um garfo faça uns furinhos na base da massa, para que coza bem. Agora faça o recheio. Bata bem as gemas com o açúcar, junte as natas, dissolva a farinha numa pequena quantidade de leite de soja e junte assim como o restante leite de soja e o leite de coco.

Bata tudo muito bem e leve a lume brando, sem parar de mexer até ferver. Desligue o lume, bata novamente com a batedeira para uniformizar a textura, deixe arrefecer, deite o creme por cima da massa folhada que está na tarteira. Vai ao forno cozer a 180º durante 25 minutos. Convém, ir vigiando para que não queime. Depois de pronto deixe arrefecer e guarde no frigorifico. Depois de frio desenforme com cuidado.

Sirva com um sorriso enorme e bom apetite

Receitas dia da Mulher

Torta de laranja

Torta de laranja

Ingredientes:

2 chávenas cheias de açúcar.
6 colheres de sopa de farinha.
1 colher de chá de fermento.
Raspa e sumo de 2 laranjas.
1 pedrinha de sal grosso.
8 ovos.
Ligue o forno a 180º. Unte um tabuleiro retangular daqueles próprios para ir ao forno com margarina, forre-o com papel vegetal, unte também o papel vegetal, reserve.

Junte os sólidos todos. Adicione as raspas e o sumo das laranjas e os ovos. Bata tudo muito bem. Verta a mistura no tabuleiro e leve ao forno cerca de 25 minutos, convém vigiar isto do tempo varia muito, assim que estiver cozido, retire do forno, não desenforme e enrole ainda quente dentro da forma, como se fosse fazer um rolo, use um pano húmido para ajudar a enrolar neste processo.

Agora vamos regar a nossa torta com:

2 colheres de sopa de manteiga (eu uso creme vegetal com sabor a manteiga)
Sumo de 1 laranja.
Açúcar para polvilhar.
Derreta a manteiga, junte com o sumo de 1 laranja e verta sobre o rolo. Polvilhe com açúcar.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Bolo guloso de banana e coco

bolo de banana e coco

Ingredientes para o bolo:

6 ovos à temperatura ambiente.
1 chávena e meia de farinha peneirada.
1 chávena e meia de açúcar.
Meia chávena de manteiga derretida (eu usei aquele creme vegetal que sabe a manteiga)
1 colher de café com sal fino.
Raspa de uma laranja.
1 banana descascada, esmagada e aquecida no micro-ondas 30 segundos.
1 colher de chá de fermento.
Bata os ovos com o açúcar e a raspa da laranja até obter uma mistura esbranquiçada com o dobro do volume. Junte a farinha colher a colher intervalando com a manteiga enquanto bate em simultâneo o bolo. Adicione o fermento e o sal. Misture tudo muito bem. Junte a banana e triture a massa com a varinha mágica para desfazer bem a banana na massa.

Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe com farinha. Verta a mistura na forma e leve a cozer a 180º durante cerca de 25 minutos, vá vigiando isto do tempo é relativo varia consoante o forno. Depois de ter o bolo cozido deixe arrefecer e divida o bolo ao meio na horizontal para o rechear com o creme seguinte:

Creme delícia:

Meia chávena de farinha.
500 ml de leite de coco.
1 chávena de açúcar.
2 casquinhas finas de limão.
4 gemas.
Misture muito bem estes ingredientes, todos e coloque-os num tacho, leve ao lume mexendo sempre até engrossar e obter um creme amarelo e espesso. Deixe arrefecer e recheie o bolo com este creme. Volte a colocar a outra metade do bolo por cima.

Cubra o bolo com o restante creme. Decore com amêndoas laminadas levemente tostadas.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Tintureira assada com batatinhas

Tintureira assada com batatinhas

Ingredientes para 3 pessoas:

8 postas de tintureira.
Azeite q.b
6 dentes de alho picados.
16 batatinhas pequeninas com casca, lavadas.
1 colher de chá de pimentão doce.
1 colher de sopa de coentros frescos picados.
3 ovos cozidos.
Salsa fresca picadinha.

Coloque as batatinhas inteiras com casca numa panela cobertas de água. Cozinhe cerca de 18 minutos. Após este tempo, verifique se já estão cozidas, espetando um garfo numa batatinha, se esta não oferecer resistência é porque já esta cozida, caso as batatinhas não estejam ainda boas, cozinhe mais 5 minutos. Depois de cozidas retire as batatas da água e disponha as batatinhas num tabuleiro grande com algum azeite no fundo e algum alho picado, coloque as batatinhas nas laterais do tabuleiro, descasque os ovos e corte-os ao meio e coloque também no tabuleiro, reserve.

No centro do tabuleiro coloque as postas de tintureira, regue tudo com mais um fio de azeite e polvilhe com o pimentão doce em pó e adicione o restante alho por cima do peixinho e das batatinhas.

Termine colocando a salsa picada por cima de tudo.

Leve ao forno pré aquecido a assar  a 180º durante um quarto de hora mais ou menos, convém vigiar quando estiver a ficar douradinho por cima está bom.

Depois de tudo assado, termine polvilhando com mais salsa picadinha fresca.

Mesmo delicioso! Já provaram tintureira? Adoro o sabor deste peixe.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Açorda de camarão

AÇORDA DE CAMARÃO

Ingredientes para 4 pessoas:

700 g de camarões inteiros de tamanho grande
1 pão alentejano ou de mafra grande cortado em pedaços pequenos
2 gemas
Coentros picadinhos a gosto (como eu gosto muito meto muito)
4 dentes de alho picadinhos
1 malagueta pequena
100 ml de azeite
Sal e pimenta qb

Preparação:

Coza os camarões em água a ferver com meia cebola e uma colher de café de pimentão doce e sal. Cozinhe durante 10 minutos e reserve a água da cozedura. Passe os camarões por água fria, reserve. Passe a água da cozedura dos camarões por um coador para eliminar resíduos.

Coloque o pão na água da cozedura dos camarões, deixe o pão ensopar e depois escorra-o eliminando a água. Descasque os camarões, reserve alguns camarões inteiros para decorar o prato no fim.
Num tacho, aqueça o azeite com os alhos picados e a malagueta. Junte os camarões e, a seguir, o pão. Envolva tudo muito bem. Junte os coentros e deixe apurar. Retire do lume inteiro como gemas, bem envolvidos e decore com camarões cozidos.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Tarte gulosa de ameixa

Receita de tarte de ameixas


Ingredientes:

2 embalagens de massa folhada fresca.
Compota de ameixa caseira com pedaços (já vamos fazer num instantinho)
Unte uma forma redonda de tarte, daquelas com fundo amovível com margarina.

Preparação:

Estenda uma das massas folhadas, não a retire o papel vegetal, coloque por cima da forma e forre-a com massa.
Com um garfo pique a massa no fundo, para que coza de forma uniforme quando for ao forno.
Abra a outra massa folhada, retire o papel vegetal e estenda a massa numa tábua de cortar. Divida a massa em tiras, com uma faca corte tiras de largura igual e reserve.

Vamos fazer a nossa compota caseira de ameixa


Numa panela pequena coloque:

14 ameixas vermelhas sem caroço e cortadas em pedaços. 100 g de açúcar, 2 paus de canela e 50 ml de água.

Leve ao lume em lume brando mexendo de vez em quando até ferver. Depois de ferver cozinhe mais 5 minutos mexendo sempre. Tenha cuidado para não se queimar, pois o doce vai estar muito quente e pode salpicar.

Depois de pronta a compota de ameixa, retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Verta a compota de ameixa já arrefecida por cima da massa que estendeu na forma. Decore por cima com as tiras de massa folhada que reservou, sobrepondo as mesmas como na foto encima, entrelaçando as tiras.
Leve ao forno cerca de 12 minutos a 180º em forno pré aquecido.
Deliciosa e rápida de fazer e ainda mais rápida de comer!

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Outras receitas que poderá gostar: 

Lasanha deliciosa de frango

Receita de lasanha de frango com caril

Lasanha de atum com caril

Espero que tenha gostado das sugestões, um abraço e bons cozinhados!

Deixe um comentário

Back to top button