Coscorões

Coscorões

Coscorões. Receita fácil, não precisa de fermento de padeiro nem aguardente. Leva apenas farinha, ovos, açúcar, azeite e sumo de laranja.

Mesmo que nunca tenha feito coscorões, vai conseguir fazer estes doces típicos de Natal facilmente, seguindo a minha receita.

Receita de Coscorões

Ingredientes para 16 coscorões:

620 g de farinha de trigo.

3 ovos.

2 colheres de açúcar.

200 ml de sumo de laranja (são cerca de 3 laranjas)

8 colheres de sopa de azeite.

Um prato preparado com mistura de açúcar e canela para polvilhar no fim.

Preparação:

Peneire a farinha junto com o açúcar. Junte os ovos um de cada vez, batendo sempre.

Adicione o sumo de laranja, bata novamente. Junte o azeite e bata.

Coloque alguma farinha numa bancada de pedra limpa. Polvilhe as suas mãos também com farinha e trabalhe a massa na bancada, até ficar elástica, se for necessário adicione um pouco mais de farinha.

Faça uma bola com a massa, tape e deixe descansar durante uma hora.

Após este tempo, regresse à bancada enfarinhada, vá retirando porções uma bolinha de cada vez, estique cada bola de massa com a ajuda de um rolo de cozinha, caso não tenha rolo, pode usar uma garrafa de vidro limpa para esticar a massa.

Estique a massa bem fininha, com a ajuda de um cortador daqueles de rodinha, corte um retângulo na massa esticada, faça dois cortes no meio do retângulo, reserve. Continue até terminar a massa.

Vamos fritar…

Frite os rectângulos de massa 2 de cada vez, frite em óleo bem quente (para ver se o óleo está bem quente, costumo meter um palito de batata no óleo, quando a batata começa a fritar mais a superfície, o óleo já está bem quente)

Nunca é demais dizer, que quando estiver a fritar, não tenha crianças nem animais na cozinha. Nunca deve abandonar a frigideira com óleo enquanto esta estiver ao lume, deve sempre vigiar. Quando não tiver nada no óleo, deve apagar imediatamente o lume e colocar a frigideira com óleo distante das zonas de passagem.

Frite os rectângulos de ambos os lados, até ficarem lourinhos.

Retire do óleo mal estejam lourinhos, coloque numa travessa forrada com papel absorvente ou com guardanapos caso não tenha papel absorvente.

Polvilhe os coscorões ainda quentes, com a mistura de açúcar e canela. Polvilhe dos dois lados.

São deliciosos!

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

Outros doces de Natal deliciosos que poderá querer fazer:

As farófias da avozinha

Rabanadas com calda de laranja

Arroz doce

Veja aqui todas as receitas de Natal: Receitas de Natal

Ana Pinheiro

Related Articles

Deixe um comentário

Back to top button