páscoa

Almoço Domingo de Páscoa


Almoço de domingo de Páscoa, neste dia a família reúne à mesa para celebrar a vida, o renascimento, neste dia todos tentam ter uma mesa farta de saborosas iguarias. Estas são as minhas sugestões para o domingo de páscoa espero que goste!

Almoço de domingo de Páscoa

Receita de borrego assado no forno


Ingredientes para a marinada:

3 kg de borrego cortado em pedaços.
Vinho branco q.b
2 folhas de louro.
6 dentes de alho, picadinho.
1 colher de sopa de colorau em pó.
Salsa picadinha q.b
Pimenta q.b
Sal q.b
2 laranjas cortadas em quartos.
1 limão cortado em quartos.
2 cravinhos.

Preparação:

Disponha o borrego num alguidar limpo, regue-o com vinho branco, junte as folhas de louro, o pimentão, o alho picado, as frutas e os cravinhos. Tempere com sal e pimenta e deixe ficar a marinar de um dia para o outro.

No própio dia de manhã retire da marinada e faz-se a 2ª marinada leva alhos, vinho branco salsa, louro e azeite fica mais umas horas assim.

Ingredientes para a confecção:

Azeite q.b
1 colher de sopa de banha de porco.
2 cebolas cortadas em meias luas finas.

Preparação:

No próprio dia, ligue o forno a 180º para que vá aquecendo. Retire a carne da marinada (mas reserve a marinada, vai ser precisa daqui a pouco) Coloque a carne num tabuleiro com azeite, banha, à volta da carne, ponha as cebolas em meias luas. Tempere com sal e pimenta. Leva ao forno a 180ª

Tape o tabuleiro com papel de alumínio e asse durante meia hora. Depois, junte a marinada e asse por mais meia hora com a folha de papel de alumínio por cima a tapar a carne. Passado a meia hora, retire a folha de papel de alumínio e asse a carne de ambos os lados mais meia hora. Retifique os temperos e acompanhe com batatinhas assadas com casca e arroz.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Cabrito assado

Ingredientes para a marinada:

3 kg de cabrito cortado em pedaços.
Vinho branco q.b
2 folhas de louro.
6 dentes de alho, picadinho.
1 colher de sopa de colorau em pó.
Salsa picadinha q.b
Sal q.b
Pimenta q.b

Preparação:

Disponha o cabrito num alguidar limpo, regue-o com vinho branco, junte as folhas de louro, o pimentão, o alho picado. Tempere com sal e pimenta e deixe ficar a marinar de um dia para o outro.

Ingredientes para a confecção do cabrito assado:

Azeite q.b
1 colher de sopa de banha de porco.
2 cebolas cortadas em meias luas finas.

Preparação:

No próprio dia, ligue o forno a 180º para que vá aquecendo. Retire a carne da marinada (mas reserve a marinada, vai ser precisa daqui a pouco) Ponha a carne num tabuleiro com azeite, banha, à volta da carne, ponha as cebolas em meias luas. Tempere com sal e pimenta. Leva ao forno a 180ª

Tape o tabuleiro com papel de alumínio e asse durante meia hora. Depois, junte a marinada e asse por mais meia hora com a folha de papel de alumínio por cima a tapar a carne. Passado a meia hora, retire a folha de papel de alumínio e asse a carne de ambos os lados mais meia hora. Rectifique os temperos e acompanhe com batatinhas assadas com casca e arroz.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Rolo de frango e pistácios com geleia de bacon


Ingredientes:

1 kg e meio de pernas de frango sem osso e sem pele, picadas (encomende no talho antecipadamente para dar tempo de fazer)
100 g de pistácios descascados.
4 colheres de sopa de azeite.
1 dente de alho grande picado.
3 colheres de sopa de mostarda.
1 cebola picada finamente.
2 talos de aipo cortados em pedacinhos pequenos.
1 ovo batido.
100 g de pão ralado.

Preparação:

Numa frigideira coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione o aipo e refogue também, depois de apurar o refogado apague o lume e reserve assim.

Numa tigela grande, coloque a carne das pernas de frango picadas, junte os pistácios, a mostarda junte o ovo batido, o pão ralado e o refogado com o alho a cebola e o aipo também.

Tempere com sal e pimenta. Com as mãos misture todos os ingredientes de forma a impregnarem-se na carne mas não faça muita pressão para que não fique uma pasta mole. Apenas misture.

Forre uma forma retangular com papel vegetal. Coloque a mistura dentro da forma, moldando-a forma. Tape com papel vegetal por cima da forma e leve ao forno a cozinhar durante cerca de meia hora.

Após este tempo retire e reserve.

Vamos fazer a nossa geleia de bacon…

Geleia de bacon:
1 embalagem de Fios de Bacon.

150 g de açúcar.
50 ml de vinagre de cidra.
1 colher de chá de sementes de malagueta.
50 ml de água.

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume até o açúcar derreter, mexendo sempre. Deixe ferver 5 minutos vigiando sempre, com cuidado para não se queimar, após este tempo, apague o lume e reserve.

Desenforme o seu rolo de frango e pistácios e coloque-o num tabuleiro com um fio de azeite no fundo.

Cubra o rolo por cima com a geleia de bacon. Leve ao forno a meio do forno para ganhar cor mais ou menos uns 10 minutos a 180º convém vigiar.

Finalmente depois de pronto deixe repousar um pouco antes de fatiar.

Delicioso! A não perder!

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite!

Rolo de picadinho com funcho

Ingredientes para 4 pessoas:

500 g de carne de vaca picada.
1 cebola picada.
2 dentes de alho, picados.
1 colher de chá de paprica em pó.
Sal e pimenta
1 colher de café de cominhos em pó.
Meio copo de caldo de carne.
1 molho de coentros picados.
Piri-piri. (senão de comida picante não coloque)
1 carcaça do dia anterior (pão)
Sumo de 1 limão.
1 colher de chá de sementes de funcho.
Uma colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de massa de alho.

Preparação:

Com as mãos desfaça a carcaça em pedaços regue-a com o caldo de carne, reserve.

Tempere a carne com sal e pimenta. Refogue a cebola e os alhos em azeite quando começar a ficar dourado apague o lume, retire o refogado do lume e junte à carne crua, juntamente com os coentros, a paprica, o pão que previamente molhou no caldo de carne e os cominhos, misturando tudo com as mãos. Forme um rolo, não precisa de ficar perfeito. Coloque um fio de azeite numa frigideira e a massa de alho, misture o azeite na massa de alho mexendo. Leve ao lume e frite o rolo, com cuidado para não se desmanchar, frite-o de ambos os lados só para ganhar uma boa crosta dourada, depois apague o lume.

Para o forno

Coloque-o num tabuleiro próprio para ir ao forno untado com margarina, polvilhe o rolo com sementes de funcho tape o rolo com papel de alumínio, parte brilhante do papel de alumínio virada para o rolo. Deixe cozinhar durante 25 minutos tapado a 180º em forno pré aquecido, depois retire o papel e deixe cozinhar mais 5 minutos. Junte a manteiga e o sumo de limão como o tabuleiro está quente a manteiga vai derreter logo. Acompanhe o rolo com funcho fresco salteado em azeite, curgetes grelhadas e arroz branco. Polvilhe com coentros frescos picados.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Receita de rolo de peru assado no forno



Ingredientes para 1 rolo:

1 kg de bifes de peru.
100 g de tâmaras sem caroço.
1 colheres de sopa de massa de alho (alho triturado)
100 g de azeitonas pretas sem caroço e cortadas em rodelas
Azeite de boa qualidade q.b.
100 de cerveja.
50 ml de vinho branco.
4 dentes de alho laminados. (cortados em fatias)
Pimenta preta moída na altura
1 pimentos vermelho grelhado e ripado em pedaços.
Sal q.b
1 ramo de salsa picadinha.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180º C.

Tempere os bifes com sal, pimenta e massa de alho. Disponha os bifes de peru numa bancada limpa da cozinha, estenda os bifes sobrepondo-os de forma a que não haja intervalo entre os mesmos com as pontas sobrepostas de forma fazer um bife gigante para rechear.

Por cima dos bifes, coloque o pimento, as azeitonas, as tâmaras, a salsa picadinha. Com cuidado enrole e ate com guita de cozinha.

Coloque o rolo num tabuleiro previamente regado com azeite, adicione os alhos, o vinho branco e a cerveja. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos, o tempo varia de forno par forno, convém vigiar. Depois de vez em quando, veja o rolo e regue-o com o molho que se foi formando em baixo. Quando estiver pronto, deixe descansar um pouco e sirva cortado em fatias acompanhado de massinhas cozidas.

Sirva com um sorriso! Bom apetite!

Pernil tostado com vinho do Porto



Ingredientes para 3 pessoas:

1 pernil fumado.
Meio copo de vinho do Porto
1 folha de louro.
12 dentes de alho com casca, esmagados.
1 dente de alho, descascado.
200 ml de azeite
Uma pitada de sal.
1 colher de sopa de mel.
Uma concha daquelas usadas na sopa, com água, da cozedura do pernil (guarde a restante água poderá fazer o arroz para acompanhar o pernil)

Preparação:

Na panela de pressão, ponha água, a folha de louro o dente de alho descascado e o pernil. Coza durante 3 quartos de hora. Num pirex próprio para ir ao forno coloque o azeite, os alhos esmagados e o pernil por cima dos alhos. Unte o pernil com o mel e leve ao forno a 180º até ficar com a pele estaladiça. Depois, vire o pernil e molhe com o azeite e os dentes de alho que estão no fundo do pirex. Regue com o vinho do Porto e junte a concha da água da cozedura do pernil, volte a colocar no forno. Acompanhe com batatas fritas ou assadas no forno.

Sirva com um grande sorriso, Bom apetite!

Lombo recheado com molho divinal:


Ingredientes para 6 pessoas:

Caramelização do lombo

1 lombo de porco recheado com farinheira. (este também tinha ananás e pimento)
5 colheres de sopa de azeite de, alho (azeite, ao qual se juntou dentes de alhos descascados, se for feito com dias de antecedência, nota-se mais o paladar do alho)
1 colher de sopa de mel.
Sal e pimenta.

Preparação do lombo recheado:

Numa frigideira grande, ponha o azeite de alho, quando o azeite estiver quente, adicione o lombo recheado e deixe-o fritar, selar para ganhar uma cor dourada em toda a volta. Regue-o com uma colher de sopa de mel. Tempere com sal e pimenta e vá girando-o na frigideira para ficar tostado e com sabor. Depois retire-o para um tabuleiro próprio para ir ao forno. Não lave a frigideira, vamos querer o caramelizado que se formou no fundo. Lombo recheado com molho divinal Tempero para levar ao forno:

Azeite.
Vinho branco.
1 bolbo de funcho, cortado em quartos.
Cominhos.
1 flor de anis.
2 cravinhos.
Cerveja.
Whisky.
1 colher de sopa de, banha de porco.
2 folhas de louro.
Sal e pimenta.


Preparação:

Junte todos os ingredientes no tabuleiro. Leve o lombo ao forno a 180º durante quarenta minutos.

Molho divinal:

1 colher de chá, com café em pó.
3 colheres de sopa de, vinho branco.
1 colher de café de, açúcar.
3 colheres de sopa de, leite.
2 pacotes de natas (400ml)
3 colheres de sopa de, whisky.
1 colher de chá de, mostarda.
Sal e pimenta.
1 colher de chá de, molho inglês.
Uma colher de chá de manteiga.
60 g de passas.
100 g de pancetta ou bacon picado.
60 g de aperitivos salgados (eu usei “cocktail japonês”)

Preparação:

Depois de o lombo estar assado, retire-o do forno, mas não lhe mexa deixe-o descansar 10 minutos. Para que retenha os sucos e fique macio. Ponha ao lume a frigideira que reservou anteriormente. Regue com o vinho branco e com a colher de pau, liberte a caramelização que se formou, no fundo da frigideira.

Mexa. Junte o café e o açúcar. Mexa. Junte o leite, mexa. Adicione as natas, tempere com sal e pimenta. Junte o molho inglês, a manteiga, o whisky e a mostarda. Envolva tudo, retifique os temperos. Corte o lombo recheado em fatias finas, disponha-o novamente no tabuleiro que levou ao forno acompanhado com o molho que se formou. Por cima das fatias do lombo, deite o bacon picado, as passas e os aperitivos. Regue tudo com o molho de natas que acabou de fazer. Acompanhe com batatas fritas com alho e cubinhos de bacon crocante. Para sobremesa, use frutas da época cerejas ou morangos. Sirva com um sorriso enooooorme! Vai mesmo ficar com um, pode crer!

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Rodelas de beringela à Parmigiana


Ingredientes para 4 pessoas:

3 beringelas com casca, cortadas em rodelas de 1cm de espessura.
Farinha q.b
2 ovos grandes, batidos com 2 colheres de sopa de leite.
Pão ralado.
Sal e pimenta.
Azeite q.b
2 Cebolas, cortadas em rodelas finas.
4 colheres de sopa de polpa de tomate.
2 dentes de alhos, picados.
4 colheres de sopa de água.
1 colher de sopa de, manjericão.
Picante (se gostar)
1 Colher de café de, orégãos em folha.
Uma chávena com queijo mozarela, desfiado.

Preparação:
Coloque as rodelas de beringela num recipiente próprio para ir ao microondas com 2 colheres de sopa de água ligue a potencia máxima durante 4 minutos.

Tempere as rodelas de beringela com sal grosso, passe cada rodela na farinha, depois nos ovos e depois no pão ralado e frite-as em seguida em azeite bem quente. Depois, escorra bem as rodelas de beringela. Absorva bem a gordura com papel absorvente, tape e reserve. Numa frigideira, refogue as cebolas e os alhos, num pouco de azeite, junte a polpa de tomate. Adicione o manjericão. Cozinhe mais 3 minutos.

Tempere com sal e pimenta. Unte um tabuleiro próprio para ir ao forno, com margarina ou manteiga, disponha nele as rodelas de beringela e regue-as por cima, com o refogado. Cubra com bastante queijo. Se gostar, ponha agora um pouco de picante, termine com folhinhas secas de orégãos. Leve ao forno, até ficar douradinho.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Veja também:

Arroz de camarão

Receita de arroz de tamboril

Espero que tenha gostado das sugestões e que tenha um Domingo de Páscoa cheio de saúde, paz e alegria! Um abraço e bons cozinhados.

Related Articles

Deixe um comentário

Back to top button