pão de ló

Pão-de-ló de Alfeizerão ♥♥♥

Pinterest LinkedIn Tumblr

Receita de Pão de ló de Alfeizeirão

Pão-de-ló de Alfeireirão, fofo, leve, cremoso e ao mesmo tempo molhadinho por dentro, um bolo tradicional da gastronomia portuguesa, cremoso e que se desfaz na boca. uma verdadeira delícia!

O pão de ló de Alfeizerão, também conhecido como pão de ló húmido, é uma sobremesa típica portuguesa. Existem várias versões de pão de ló esta é uma das minhas preferidas. Um bolo de origem conventual feito pelas freiras do Convento de Cós e cuja receita tem imenso sucesso até aos dias de hoje.

Paõ de lõ de Alfeizerão

Se conseguir arranjar ovos caseiros, melhor ainda 🙂

Ingredientes:

  • 320g de açúcar peneirado.
  • 5 ovos inteiros à temperatura ambiente.
  • 8 gemas à temperatura ambiente.
  • 180g de farinha de trigo, peneirada.

Unte uma forma redonda com margarina, forre-a cuidadosamente com papel vegetal, de forma a que o papel vegetal fique mais alto que a forma cerca de 4 cm. Unte o papel vegetal bem untado com manteiga, reserve.

Bata os ovos com as gemas numa velocidade bem alta, até obter uma mistura volumosa, amarelo clarinha. Adicione o açúcar as colheradas, uma colher de cada vez, batendo ao mesmo tempo para que a mistura não perca leveza nem volume. Faça o mesmo com a farinha. Depois verta  a mistura na forma e leve ao forno a 180ª durante 10 a 15 minutos convém vigiar depende dos fornos, não se pode confiar nos fornos. Fica no forno até as beiras do bolo estarem cozidas, porque o que se pretende é que esteja cozido nas beiras mas no centro fique bastante húmido para verter o creme quando se corta uma fatia.

Desenforme com cuidado. Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Outras receitas de pão de ló que poderá gostar:

Pão de ló molhadinho

De baunilha

Pão de ló delicia de limão

Espero que tenha gostado, um abraço e bons cozinhados!

Write A Comment