

As costeletas da avozinha. A minha querida avó fazia estas costeletas deliciosas, já com 90 anos esperava por nos ao fim do dia, com um abraço apertado e com este prato delicioso que acompanhava com batatas fritas e ainda com pudins caseiros feito por ela. Esta receita é maravilhosa tanto pelos sabores como pela memória boa que sinto cada vez que faço estas costeletas.
Receita As costeletas da avozinha
Ingredientes para 4 pessoas:
4 costeletas do cachaço de porco finas.
Azeite.
4 dentes de alho grandes, laminados.
50 ml de vinho branco.
2 colheres de sopa de manteiga.
200 ml de leite.
Sal e pimenta.
1 folha de louro
Preparação:
Tempere as costeletas com sal e louro e alho meia hora antes.
Numa frigideira, coloque algum azeite e metade dos dentes de alho laminados, quando o alho começar a ficar louro, adicione as costeletas e os restantes dentes de alho, deixe fritar bem as costeletas dos dois lados.
Vire as costeletas quando estas estiverem já com uma crosta dourada depois frite da mesma forma do outro lado. Retire as costeletas para um prato, tape-as.
Na frigideira onde cozinhou as costeletas adicione o vinho branco, com a ajuda de uma colher de pau mexa o fundo da frigideira para libertar os sabores caramelizados da frigideira. Coloque a manteiga na frigideira, deixe derreter, junte o leite, sal e pimenta. Envolva, mexendo a frigideira em movimentos circulares. Coloque as costeletas neste molho e sirva. Acompanhe com batata cozida ou batata frita.
Sirva com um sorriso, bom apetite!
Outras receitas que poderá gostar: