receitas

Folar de carnes transmontano


Folar de carne

Ingredientes para 1 folar grande:

  • 1,200 de farinha.
  • 200 g de margarina derretida (usei margarina Vaqueiro com sabor a manteiga)
  • 250 ml de azeite.
  • 1 Colher de sopa rasa com sal grosso.
  • 80 g de fermento de padeiro. (se usar aquelas saquetas de fermento de padeiro em pó são 3 saquetas)
  • 100 ml água morna.
  • 8 Ovos, tem de ser ovos caseiros, tente arranjar o resultado depende disso .
  • Carnes fumadas partidas aos bocadinhos a gosto: Chouriça, toucinho, salpicão, presunto, pá de porco fumada.

Dissolva o fermento na água morna, junte o sal a esta mistura mexa para dissolver bem o fermento.

Num alguidar, coloque a farinha, o azeite e a margarina derretida. Afaste a farinha no alguidar para as beiras para fazer um buraco no meio da farinha. Verta a mistura de fermento nesse buraco.

Com as mãos bem limpas, amasse num movimento de fora para dentro, nesta fase a mistura tem um aspeto granulado. Adicione um ovo, amasse bem, junte outro ovo amasse mais um pouco, e lentamente repita até terminar os ovos. Depois dos ovos, polvilhe a massa e as suas mãos com um pouco de farinha e amasse até a massa estra amarelinha e uniforme.

Divida a massa em 3 partes iguais, faça 3 bolas com a massa.

Unte um tacho grande com margarina, polvilhe com farinha (como se faz com os bolos) distribua um pouco de massa no fundo e adicione algumas carnes pressionando contra a massa, tape com uma camada de massa e insira mais carnes agora nesta camada, pressione com os dedos para que fiquem presas na massa, outra camada de massa e outra de carnes. Tape o tacho com um pano de cozinha limpo e deixe levedar pelo menos uma hora irá crescer muito! Eu faço assim… Eu ligo o forno um bocadinho só um bocadinho para que aqueça uns minutinhos e depois desligo o forno e coloco dentro do forno o tacho com a massa tapado com o pano e fica a levedar dentro do forno já desligado. Durante este tempo fica tapado e não lhe mexa.

Depois de passar 1 hora e crescer muito, ligue o forno

que se queime por cima. Vai ao forno a 200º durante mais ou menos 1 hora, convém vigiar. Passado este tempo, retire a folha de papel de alumínio e deixe cozer mais um quarto de hora vá vigiando para não ficar demasiado dourado por cima.

E dito isto , vale a pena fazer o seu folar de carnes experimente! Um beijinho e Votos de uma Páscoa muito feliz para todos!

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Related Articles

Deixe um comentário

Check Also
Close
Back to top button