Receitas de Halloween
Menu Halloween 2026
Doçura ou travessura? Qual escolhe?
Como sabem, o Halloween, é uma data que se celebra todos os anos na noite de 31 de Outubro. Não é uma tradição portuguesa, mas sim importada de fora.
A origem remete a uma celebração pagã, que surgiu há cerca de dois mil anos. Cuja origem se iniciou com o povo celta, que festejava no seu calendário o final do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano.
A celebração tinha o nome de “Samhain”, que significa “final do verão”.
Em Portugal temos o Pão por Deus,
Celebramos no dia 1 de Novembro o Dia dos Finados, ou seja, o dia em que se relembram as pessoas que já partiram e não estão entre nós.
Os gaiatos juntam-se em grupos e tocam às campainhas, dizendo Pão por Deus! e ficam à espera de alguma recompensa.
Lá fora em certos países, esta data é celebrada esta tradição de forma muito entusiástica, nesta noite as crianças mascaram-se com fatos assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo em todas as portas e pedindo doces.
Quando a porta abre dizem “doçura ou travessura?”
Se quem abrir a porta e não lhes der um doce, as crianças podem para fazer uma travessura.
Dito isto,
Nada melhor do que ir para a cozinha com os seus filhos criar docinhos divertidos de Halloween.

Lasanha de delícias do mar
Receita de rancho
Bolo de laranja feliz

Rojões com castanhas
Bifanas à café
Ameijoas à bulhão pato
0 comments