dia do pai

Um docinho para o pai

Vamos fazer um docinho para o pai, veja como preparar um doce para o dia do pai de forma fácil, rápida e muito saborosa!

Vamos fazer um docinho para o pai

Bolo de bolacha com doce de ovos:

Ingredientes:

3 pacotes de bolachas Maria torradas.
1 pacote de manteiga à temperatura ambiente (eu usei creme de barrar vegetal com sabor a manteiga) 250 g
250 g de açúcar em pó.
600 ml de café já feito, agua e café, bem forte (se não quiser cafeína, substitua o café, por cevada solúvel)
12 gemas.
2 chávenas de açúcar branco granulado ( açúcar corrente normal) 400 g
Duas chávenas e meia de leite (600 ml)
1 colher de chá de essência de baunilha.
2 colheres de sopa de farinha Maisena.
1 colher de chá de café solúvel em pó (ou cevada solúvel)

Creme de café:

Bata 4 gemas com a manteiga e com o açúcar em pó, até obter um creme esbranquiçado, bata durante cerca de 10 minutos. Junte a esta mistura à colher de chá com café e volte a bater até ficar tudo  bem misturado, reserve no frigorifico.

Doce de ovos:
Numa panela coloque o açúcar, o leite, as restantes 8 gemas, a essência de baunilha. Bata tudo com a batedeira. Dilua a farinha Maisena numa pequena quantidade de leite e junte na panela. Mexa e leve ao lume até engrossar. Depois passe a varinha mágica na mistura para desfazer algum grumo e volte a levar a mistura ao lume mexendo sempre durante 1 minuto.

Deixe arrefecer e ponha no frigorifico até ficar bem fresco (para encurtar tempo eu costumo meter o  doce de ovos no congelador uns minutos para que fique logo frio e apto a usar)

Montagem do bolo de bolacha:

Coloque o café numa tigela e molhe uma bolacha , não mergulhe a bolacha durante muito tempo, molhe de um lado e do outro e tire senão as bolachas começam a desfazer-se. Unte a bolacha com creme de café e coloque no centro do pirex faça o mesmo as outras bolachas até cobrir o fundo. Depois do fundo preenchido. Coloque creme nos intervalos das bolachas para que fique tudo compacto. Agora vamos fazer o segundo andar, molhe a bolacha no café mas desta vez barre com doce de ovos, e faça isto até cobrir o segundo andar deste bolo de bolacha. Depois tape os intervalos com doce de ovos. Faça o 3º andar com creme de café e o 4º com doce de ovos e assim sucessivamente até acabar as bolachas e o creme. Eu terminei com doce de ovos por cima e bolachas raladas.

Depois de pronto, vai para o frigorifico até ao dia seguinte, no dia seguinte é só tirar do frigorifico e saborear esta delicia que todos tanto gostamos este bolo de bolacha nem vos digo nada! Digam-me qualquer coisa depois de provarem ai em casa fico a espera 😉

Sirva com um grande sorriso, bom apetite! 

Vamos fazer um docinho para o pai

Molotof divinal para o pai:

Quando o molotof está no forno, não abra a porta do forno para espreitar.

Depois de estar cozido, não abra a porta do forno, desligue o forno depois de cozido, mas não abra a porta. O molotof de tem estar bem cozido antes de desligar o forno senão baixa.

Ingredientes para o molotof:

12 claras.
12 colheres de açúcar.
Caramelo liquido a gosto eu usei Royal.
Umas gotinhas de aroma de baunilha.

Pre-aqueça o forno a 180º.

Bata as claras em castelo, depois junte os restantes ingredientes e bata novamente. Unte uma forma grande das que tem buraco no meio, com caramelo líquido. Verta a mistura na forma caramelizada. Coloque um tabuleiro no forno com água. Coloque a forma dentro desse tabuleiro. Leve ao forno em banho maria durante 20 a 25 minutos.

Passado este tempo, desligue o forno e não o abra, não mexa nunca na porta do forno para ver se está bonito, esqueça-se do molotof la dentro durante umas horas com o forno desligado, desta forma não terá a surpresa desagradável do molotof baixar. Passado essas horas, coloque o molotof no frigorifico dentro da forma e desenforme só no dia a seguir. 

Se quiser fazer doce de ovos para aproveitar as gemas e regar os eu molotof com este doce receita ja a seguir…

Ingredientes para o doce de ovos:

12 gemas.
2 chávenas e meia de leite.
300 g de açúcar.
Umas gotinhas de aroma de baunilha.

Coloque estes ingredientes tudo numa panela, bata com a batedeira. Depois de bater. Leve a mistura ao lume, mexendo sempre até engrossar. Regue o seu pudim com este doce de ovos delicioso!

Nota importante: Caso queira reservar as gemas e fazer este doce no dia seguinte, cubra as gemas com o leite e guarde no frigorifico e no dia seguinte basta juntar o açúcar a baunilha e levar ao lume.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Vamos fazer um docinho para o pai

Pêra cozida em vinho do porto branco, com açafrão e aneto

 Ingredientes para 2 pessoas:

2 peras, inteiras, descascadas e com o pé.
1 copo e meio de vinho do Porto, branco.
2 copos de água.
1 colher de café de, açafrão.
Uma colher de café de, canela.
1 colher de café de, aneto, eu usei Espiga
4 colheres de sopa de, sopa de açúcar.

Num tacho, ponha a água, o vinho do Porto branco, 2 colheres de sopa de açúcar, o açafrão, canela e o aneto. Coza a pera, nesta mistura em lume brando. Depois de cozidas, retire-as para um prato e reserve. Elimine metade do liquido, junte à outra metade do líquido, as outras colheres de açúcar. Leve ao lume até fazer o ponto de estrada*. Deixe arrefecer um pouco a calda para que fique mais espessa e regue as suas peras com ela, decore com folhinhas de hortelã e canela indiana.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

  • Ponto de estrada é quando passamos a colher de pau, no fundo do tacho e fica um caminho aberto, uma “estrada.

Vamos fazer um docinho para o pai

Bolo de chocolate e café com cobertura de chantilly

Este bolo não leva farinha.

Ingredientes:

300g de chocolate preto.
150 de açúcar.
5 ovos.
Chantilly.
Chocolate em pó q.b
2 colheres de sopa de café em pó.
Meio copo de óleo

Pré aqueça o forno a 180º. Numa tigela grande ponha dois ovos inteiros e três gemas, bata-os bem com o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada.

A parte bata as claras em castelo, reserve. Derreta o chocolate no microondas durante 1 minuto, junte à mistura, batendo sempre, junte também o café. Adicione o óleo em pequenas quantidades batendo ao mesmo tempo. Unte uma forma redonda, com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte o papel com manteiga e polvilhe com chocolate em pó. Ponha no forno durante meia hora, convém vigiar.

O tempo pode variar de forno para forno. Faça o teste do palito. Depois de cozido, deixe arrefecer e depois desenforme cuidadosamente, este bolo é frágil. Deixe-o arrefecer bem e depois decore-o com muito chantilly. Termine polvilhando-o com chocolate em pó. Se quiser fazer os corações para decorar, basta que para isso, derreta metade de uma tablete de chocolate e desenhe corações com o chocolate, por cima de um papel de alumínio, depois de arrefecerem, descole-os gentilmente e decore o seu bolinho. 

Sirva com um sorriso, bom apetite! 

Vamos fazer um docinho para o pai

Bolachinhas de gengibre e mel:

Ingredientes para cerca de 24 bolachinhas:

450 g de farinha.
150 g de açúcar amarelo.
1 colher de chá mal cheia de gengibre em pó.
180 g de manteiga cortada em pedaços.
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio.
1 colher de sopa de canela em pó.
6 colheres de sopa de mel.
2 colheres de sopa de água.
1 pitada de sal.

Ligue o forno a 180º para ir aquecendo, forre um tabuleiro próprio para ir ao forno com papel vegetal untado com margarina. Numa panela média coloque o açúcar, o mel, o gengibre, a canela, sal e a água. Leve ao lume mexendo sempre. Apague o lume e junte a manteiga mexa até a manteiga se dissolver completamente. Junte a farinha peneirada e mexa até obter uma massa uniforme. Deixe descansar uma hora à temperatura ambiente.

Depois numa bancada polvilhada com farinha estique a massa com o rolo da massa a massa fica mais ou menos com meio centímetro de altura. Use formas de corte de bolachas para fazer as bolachinhas. Disponha as bolachinhas cruas no tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno 11 minutos. Depois deixe arrefecerem bem e guarde em caixinhas fechadas. Aqui coloquei algumas dentro de um saquinho e decorei para oferecer no dia do pai.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Mousse de chocolate insolente:

Ingredientes :

1 lata de leite condensado.
6 ovos médios à temperatura ambiente.
1 colher de sopa de, manteiga amolecida.
1 colher de chá de, café.
3 pedrinhas de sal grosso.
Raspa de uma laranja grande.
200 g de chocolate de boa qualidade, com o mínimo de 52% de cacau.
3 tiras de chocolate negro, grosseiramente picado.
Essência de amêndoa q.b (meia colher de café)

Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo e reserve. Junte as gemas ao leite condensado. Derreta o chocolate junto com o sal e a manteiga tudo junto no micro-ondas. Junte à mistura anterior, adicione também o café e a essência de amêndoas. Envolva bem com a batedeira. Junte as claras em castelo gentilmente, usando a colher de pau. Envolva bem. Termine juntando o chocolate picado. Leve ao frigorífico até a altura de servir. 
É tão boa e viciante!

Sirva com um grande sorriso ao pai! Bom apetite! 

Related Articles

Deixe um comentário

Back to top button