Rissóis de berbigão

Rissóis de berbigão, veja como preparar rissóis de berbigão de forma fácil, rápida e muito saborosa, experimente!

Rissóis de berbigão

Ingredientes para o recheio dos rissóis:

1 embalagem de miolo de berbigão, limpo (700g)
2 colheres de sopa de azeite.
1 cebola, picadinha.
200 ml de leite.
1 dente de alho, picadinho.
2 colheres de sopa, de farina maisena.
1 colher de sopa de manteiga ou margarina daquela que sabe a manteiga.
150 ml de caldo de marisco ou de berbigão.
2 gemas.
Coentros picadinhos q.b (se preferir use salsa)
2 colheres de sopa de sumo de limão.
Sal e pimenta.

Preparação:

Numa frigideira, ponha o azeite e a manteiga, refogue nele a cebola e o alho. Junte o berbigão, tempere com sal e pimenta. Polvilhe com a farinha e regue com o caldo de marisco e o leite. Cozinhe até obter um creme espesso. Vá mexendo. Baixe o lume. Junte as gemas de ovo e mexa depressa sem parar. Fora do lume junte os coentros e o sumo de limão, mexa bem, apague o lume o recheio está pronto. Reserve-o no frigorífico. O ideal é ficar no frigorífico de uma dia para o outro, já que no outro dia estará mais espesso e mais fácil de trabalhar junto com a massa.

Massa para rissóis:

1 almoçadeira cheia de água (chávena grande)
A mesma almoçadeira com farinha e mais um bocadinho.
1 colher de chá de, sal grosso.
2 colheres de sopa de, manteiga.
1 casca de limão.

Preparação:

Ponha os ingredientes para a massa num tachinho e leve ao lume, mexendo sempre. Quando a massa começar a cozer, muda da cor branca para amarelada, vai despegar-se do tacho e nesta altura está pronta. Elimine a casca de limão. Deixe a massa arrefecer antes de lhe tocar, para não se queimar.

Use uma bancada limpa, polvilhada com farinha para amassar a massa. Depois de amassada, retire pequenas porções, faça uma bolinha com as mãos. Entenda essa porção com a ajuda do rolo da massa e com a almoçadeira que usou corte um circulo. Recheie o centro do circulo com uma colher de chá do recheio e feche o rissol fazendo pressão com os dedos. Faça isto, até terminar a massa e o recheio. Depois passe cada rissol por 2 ovos batidos e por pão ralado simples ou com ervas misturadas (salsa, alho em pó) e frite-os em óleo bem quente, de um lado e do outro. Retire-os para um prato com papel absorvente, para que fiquem bem sequinhos.

Sirva com um sorriso, bom apetite!

Deixe um comentário

Back to top button