Receitas do Halloween

Receitas do Halloween.

Doçura ou travessura? Qual escolhe?

Como sabem, o Halloween, é uma data que se celebra todos os anos na noite de 31 de Outubro. Não é uma tradição portuguesa, mas sim importada de fora.

A origem remete a uma celebração pagã, que surgiu há cerca de dois mil anos. Cuja origem se iniciou com o povo celta, que festejava no seu calendário o final do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano.

A celebração tinha o nome de Samhain, que significa “final do verão”.

Em Portugal temos o Pão por Deus,

Celebramos no dia 1 de Novembro  o Dia dos Finados, ou seja, o dia em que se relembram as pessoas que já partiram e não estão entre nos.

Os gaiatos juntam-se em grupos e tocam às campainhas, dizendo Pão por Deus! e ficam à espera de alguma recompensa.

Lá fora em certos países, esta data é celebrada esta tradição de forma muito entusiástica, Nesta noite as crianças mascaram-se com fatos assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo em todas as portas e pedindo doces.

Quando a porta abre dizem “doçura ou travessura?”

Se quem abrir a porta e não lhes der um doce, as crianças podem para fazer uma travessura.

Dito isto,

Nada melhor do que ir para a cozinha com os seus filhos criar docinhos divertidos de Halloween. 

Simples receitas de doces e salgadas para o Halloween , vai divertir-se a fazer e a saborear

Menu para o Halloween:

Dedos assustadores:

1 embalagem de massa folhada fresca.

8 salsichas tipo frankfurt de frasco compridas.

Mostarda a gosto.

Sementes de funcho (caso não tenha em casa sementes de funcho faça na mesma a receita sem as sementes)

8 amêndoas sem pele, também pode usar amêndoas laminadas.

Pré aqueça o forno a 180º

Estenda a massa folhada disponha uma salsicha na massa folhada, comece numa ponta da massa. Cubra a salsicha com um pouco de mostarda e polvilhe com as sementes de funcho.

Enrole massa folhada em volta da salsicha de modo a cobri-la e molde a massa em volta da salsicha. Com um faca pressione a massa para desenhar os nos dos dedos. Desenhe também levemente com a faca o desenho de uma unha, verta um pouco de ketchup nessa zona e termine colocando uma amêndoa.

Leve ao forno até a massa ficar bem cozida.

Na altura de servir pode levar mais mostarda ou outros molhos da sua preferência para a mesa.

6 Olhos raiados:

Coza 3 ovos bem cozidos em água a ferver. Depois de cozidos deixe arrefecer, retire-os da água e descasque-os com cuidado. Corte-os ao meio no sentido longitudinal. Pouse-os num prato com a gema virada para cima. Decore cada um com uma rodela de azeitona e com o ketchup desenhe raios vermelhos em volta.

6 Múmias gulosas:

6 fatias de pão de forma.

Manteiga para barrar.

Alho em pó q.b

Ketchup q.b

Tiras de queijo flamengo.

Rodelas de Pickles.

Cebolinho q.b

Torre as fatias de pão, barre com manteiga polvilhe com alho em pó. Barre com ketchup. Disponha as tiras de queijo flamengo em volta das tostas, decore com rodelas de pickles para fazer os alhos.

6 Abóboras de suspirar:

6 laranjas as quais retirou a tampa e removeu a polpa (reserve as tampas)

1 embalagem de Royal Mousse de Gelatina.

350 ml de água.

Com um marcador preto desenhe olhos nariz e boca nas laranjas de forma a que se pareçam com abóboras de Halloween. 

Dissolva o conteúdo da embalagem Royal Mousse de Gelatina na água. Com a varinha mágica triture durante 2 minutos. Verta a mistura para dentro das laranjas que vão passar a ser “abóboras” Esta sobremesa não vai ao lume.

Tape com as tampas de laranja que reservou anteriormente e leve ao frigorífico até a sobremesa solidificar.

Chips de batata doce com sal e tomilho:

2 batatas doce lavadas e com casca.

Sal fino a gosto.

Tomilho seco a gosto.

2 dentes de alho laminados.

Óleo alimentar para fritar.

Cortamos as nossas batatas doce com um formato ondulado espectacular, para isso usámos o cortador da Borner, cortador ondulado  ficaram lindas e apetitosas!

Vamos fritar as rodelas lindas de batatas doce em óleo alimentar bem quente junto com os dentes de alho laminados, o alho vai largar o seu sabor no óleo e nas batatinhas e vai ficar delicioso!

Tenha atenção quando estiver a fritar algum alimento na cozinha não ter crianças nem animais de estimação por perto, nunca abandone a frigideira durante a fritura e a asa da frigideira deve ficar sempre virada para dentro, seja cauteloso/a para não se queimar.

Depois de ter as batatas doce fritas apague o lume e retire as rodelas de batatas com uma escumadeira coloque numa travessa com papel absorvente de forma a eliminar a maior gordura possível.

Termine polvilhando com sal e tomilho. Faça uma caixinha de papel e coloque as batatinhas lá dentro.

Doce ou travessura?

Ver esta receita :Bolo da caneca múmia

Ver esta receita: Queques de cacau com ganache

Ver esta receita: Bolinho de halloween

Sirva com alegria  boas disposição e um grande sorriso

Ana Pinheiro

Deixe um comentário

Você não pode copiar o conteúdo desta página