Bolo de banana

 

Ingredientes:

  • 2 Bananas grandes.
  • 1 Chávena de açúcar.
  • 2 Chávenas, mal cheias de farinha + 1 colher de chá de fermento.
  • 4 Cs de manteiga amolecida.
  • 4 Ovos.
  • Canela para polvilhar.
  • Mel q.b para dar brilho ao bolo (se não tiver não faz mal)

1º Ligue o forno.

Ponha as bananas já descascadas, no microondas durante 1 min., desta forma, ao ficarem meio cozidas libertam um incrivel aroma, que ficará no seu bolo. Depois de retirar do microondas, esmague as bananas com um garfo e reserve. Separe os ovos, gemas para um lado e claras para outro. Bata as claras em castelo 1º e reserve. Misture o açúcar com as gemas, bata muito bem a massa. Junte a manteiga e misture bem. Bata a massa durante uns minutos, para que fique leve e fofa. Adicione as bananas e continue a bater com a batedeira, junte a farinha pouco a pouco batendo sempre. Termine envolvendo as claras em castelo na mistura. Unte uma forma com manteiga, polvilhe com farinha e com canela. Deite a mistura na forma e leve ao forno a 180º durante meia hora. Desligue o forno, mas não retire logo o bolo, para que não arrefeça de repente. Desenforme frio e pincele com mel. O aroma e o sabor deste bolo de banana é maravilhoso.

Acompanhe com chá, groselha, ou sumo.

Bom apetite!

.

27 thoughts on “Receita de bolo de banana ♥♥♥

  1. Olá Ana, adorei a receita do bolo de banana, mas por favor me esclareça umas coisinhas.
    Chávenas – é o mesmo que xícaras
    Cs de manteiga – o que quer dizer?
    Claras em castelo- é o mesmo que claras em neve?
    Se puder me responder, agradeço.
    Adorei seu blog.
    Abraços
    Elma

  2. Olá Querida Elma, antes de mais, fiquei muito feliz com a sua visita. O bolo de banana é muito bom. Chávena é o mesmo que xícara, Cs é colher de sopa, claras em castelo é o mesmo que claras em neve, cá chamamos em castelo porque ficam fortes, podemos virar o recipiente ao contrário e elas não caem.
    Um beijinho

  3. Oi Ana, muito obrigada pela gentileza em me responder. Agora já posso fazer o bolo com os seus esclarecimentos.
    Você é muito gentil e simpática.
    Estou as ordens se precisar.
    Beijos

  4. O meu bolo está agora no forno, mas quer-me parecer que não vai ficar muito alto… é normal ficar baixinho?

  5. Olá adorei a receita mas antes de o fazer gostaria de tirar uma pequena duvida eu posso untar a forma com a calda de açúcar e banana as rodelas e depois colocar a massa??

  6. Olá bom dia Solange é preferível a manteiga para garantir que o bolo não fica agarrado na forma e sai direitinho. Mas a calda de açúcar e banana assim como as rodelas de banana podem ser utilizados depois do bolo estar feito. Regando o bolo por cima, já depois de desenformado. Deve ficar delicioso!
    Beijinhos

  7. Ana aproveito para lhe dar os parabens, vi a receita e pareceu-me bem, e depois de a ter feito fiquei muito satisfeita, ficou um bolo muito bom mesmo e o pessoal aqui de casa tambem gostou muito.
    Cumprimentos 🙂

  8. Olá Ana.Chamo-me Jennifer Oliveira tenho 31 anos e sou de Angra do Heroísmo nos Açores.Ontem fiz o seu bolo e foi um sucesso, a minha familia adorou! É realmente uma receita muito simples e fácil, o bolo desenformou super bem e o aroma a canela e banana que se espalha na cozinha é mesmo memorável!O meu filhote e o meu marido gostaram tanto que só me perguntam quando vou voltar a fazê-lo!Muitos parabéns, a receita é mesmo muito fácil e acessível comparando com outras que vi para bolos de banana!Mais uma vez parabéns e beijinhos

  9. Olá minha querida Jennifer, fico tão feliz que tenha gostado mais a sua família. Muito muito obrigada pelas suas palavras, agradeço-lhe do fundo do coração. São essas coisas que nos dão animo para continuar e fazer sempre melhor. Receba o meu abraço de amizade.
    Ana

  10. Olá! Sou de Mirandela e moro no Porto. Estava na Net à procura de um bola para a minha bebé que faz amanhã um aninho e encontrei o seu! Está no forno… 😉 Só pus canela em meio ( a parte dos adultos) e roubei no açucar. Vamos ver se sái tão bem quanto parece! Obrigada pela partilha! Beijinhos

  11. Boa tarde. Vi agora o seu bolo e como procurava uma receita económica e simples vou fazer a sua receita. Diga-me só a medida da chávena SFF.
    Obrigada.

  12. Fiz este bolo na quinta feira para a minha família e posso-lhe dizer que foi um sucesso desapareceu todo no mesmo dia, já não quero outra receita. Muito obrigada por partilhar as suas receitas fiquei fã!
    Carla Sousa

Comments are closed.