.


É a receita de pernil favorita favorita de todos os tempos do meu marido! Por isso, costumo fazer este pernil mel e pimenta para um jantar especial aqui em casa.

Ingredientes para 3 pessoas:

1 pernil fumado.

1 folha de louro. 

1 dente de alho, descascado.

1 cebola cortada em rodelas finas.

8 dentes de alho com casca, esmagados.

2 dl de azeite

1 pitada de sal.

3 colheres de sopa de mel.

Pimenta q.b

6 colheres de sopa da água, da cozedura do pernil (guarde a restante água poderá fazer um arroz para acompanhar o pernil)

150 ml de vinho branco.

Preparação:

Coloque numa panela de pressão a água, a folha de louro o dente de alho descascado e o pernil. Coza durante 45 minutos. Depois de cozido, reserve o pernil tapado e reserve a água da cozedura do pernil.

Num tabuleiro próprio para ir ao forno, deite o azeite, coloque os alhos esmagados no fundo do tabuleiro, a cebola cortada em rodelas e o pernil por cima. Regue o pernil com o mel e polvilhe com a pimenta. Leve ao forno a 180º até ficar com a pele estaladiça.

Vire o pernil e regue com o azeite e os dentes de alho, Regue com o vinho e com as 6 colheres de sopa da água da cozedura do pernil, volte a colocar no forno. Acompanhe com batatas fritas, arroz feito com a água da cozedura do pernil e ovo estrelado regue tudo com molho por cima.

Depois das batatas estarem fritas tempere com sal e tomilho.

O ovo fica mais saboroso se for estrelado em manteiga e polvilhado com cebolinho e a gema temperada com uma pedrinha de sal grosso.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

*☆*

Outras receitas que poderá gostar:

Costeletas com molho de limão

Bifes de fiambre em molho de manjericão

Costeletas com molho lambão

*☆*

Espero que tenha gostado! Um abraço e bons cozinhados!

*☆*

Write A Comment