folar doce

Folar doce da Páscoa ♥♥♥

 

 

Olá! Por aqui adoramos folares doces hoje partilho uma receita de um folar doce que é mesmo adorável e delicioso!

Ingredientes:

300 g de farinha tipo 65.
45 g de Açúcar.
20 g de fermento.
50 ml de leite morno.
1 pitada de sal fino.
Doce de ovos q.b ( já escrevo em baixo a receita para o doce de ovos)
Cerejas cristalizadas q.b
Opção: Se tiver em casa pode juntar frutos secos (passas, amêndoas, nozes o que quiser)
100 g de manteiga cortada em pedaços à temperatura ambiente.
2  ovos batidos.

Preparação:

Junte a farinha com o açúcar. Dilua o fermento no leite. Faça um buraco no meio da mistura de farinha com o açúcar e verta o leite com o fermento no meio. Amasse bem.

Junte os ovos batidos e a manteiga em pedaços e amasse tudo durante um quarto de hora até a massa ficar elástica e deixar de se agarrar aos dedos. Faça uma bola e tape deixe levedar meia hora. Estique a massa com um rolo polvilhado com farinha, estique formando um retângulo grande. Por cima da massa distribua o doce de ovos (caso tenhas frutos secos junte por cima do doce de ovos) enrole a massa com cuidado formando um tubo.

Depois do tubo fechado, corte tiras largas com uma faca. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com canela em pó. Distribua as tiras de caracóis doces na forma com cuidado para não entornar o doce de ovos. Coloque os caracóis doces uns ao lado dos outros. Pincele com um ovo batido por cima.

Decore com as cerejas cristalizadas, polvilhe com canela e leve a cozer cerca de 20 a 25 minutos convém ir vigiando o tempo varia muito de forno para forno. Depois de bem cozido retire do forno deixe arrefecer e desenforme so depois de frio para não partir.

Receita para o doce de ovos:

300 ml de água.
300 g de açúcar.
8 gemas.

Num tacho coloque a água e o açúcar. Leve ao lume até ficar em ponto pérola. (na colher de pau formam-se fios de açúcar e na ponta uma bolinha de açúcar) Depois apague o lume. Junte as gemas a pouco e pouco mexendo sempre. Leve de novo ao lume em lume brando, mexendo sem parar até engrossar. Depois coloque no frigorifico para arrefecer bem.

Sirva com um grande grande sorriso, Bom apetite! 

 

Related Articles

Deixe um comentário

Back to top button