folarpáscoa

Folar de carne

Folar

Folar de carne, veja como preparar um delicioso folar de carnes para a sua Páscoa.

Folar de carne

Ingredientes:


1 Kg de farinha fina.
1 pacote de margarina 250g 
150 ml de azeite.
2 colheres de chá de banha.
1 colher de café, com sal.
50g de fermento de padeiro.
5 colheres de sopa de, água morna.
6 ovos inteiros e 4 gemas, de preferência caseiros.
Carnes fumadas partidas aos bocadinhos: Bacon, toucinho, chourição, presunto.

 

Preparação do folar de carne:

Num alguidar, eu uso o alguidar por que evita muita sujidade na cozinha. Coloque a farinha no alguidar, o azeite, a margarina cortada em pedaços, a banha. Junte o sal. Dissolva o fermento na água e adicione também.
Com as mãos bem limpas, amasse.


Vá  adicionando um ovo de cada vez e amassando, amasse bem durante 5 minutos, junte outro ovo amasse mais um pouco, e lentamente repita até terminar os ovos. depois de colocar todos os ovos, amasse durante meia hora, num movimento de fora para dentro e batendo com a massa em direção ao fundo do alguidar. Polvilhe a massa com um pouco de farinha, para facilitar. Depois de estar elástica e já não se agarrar aos dedos, faça o desenho de uma cruz com o dedo na massa e tape com um pano. Fica a levedar durante 1 hora e meia. Neste intervalo, aproveite para cortar as carnes fumadas, em pedaços pequenos. 

Colocar no tacho:


Unte um tacho grande, sim eu uso um tacho, com margarina, polvilhe com farinha (como se faz com os bolos) distribua um pouco de massa no fundo e adicione algumas carnes pressionando contra a massa, tape com uma camada de massa e insira mais carnes agora nesta camada, pressione com os dedos para que fiquem presas na massa, outra camada de massa e outra de carnes.

Tape o tacho, com uma folha de papel de alumínio para evitar  que se queime por cima. Leve ao forno a 180º durante mais ou menos 1 hora, convém vigiar. Passado este tempo, retire a folha de papel de alumínio e deixe cozer mais 5 a 10 minutos.


Sirva com um enorme sorriso, Bom apetite! 

Related Articles

Deixe um comentário

Back to top button