Esparguete com açafrão e pão

Esparguete com açafrão e pão. Para quem gosta tanto de massa como eu, este prato é mesmo ao meu gosto.

O açafrão além de colorir o esparguete de amarelinho, também é uma especiaria que o enche de sabor.

Este esparguete leva quadradinhos de pão torrados salteados em azeite, alho e coentros e no fim folhas frescas de manjericão.

Ingredientes para 4 pessoas :

400 g de esparguete, eu usei Barilla nº5

1 colher de sopa de açafrão em pó.

Azeite.

3 dentes de alho picados.

Sal e pimenta.

1 colher de sopa de manteiga.

Coentros picados.

Cebolinho ou orégãos conforme preferir.

Folhas frescas de manjerição.

90 g de croutons (trata-se pão em quadradinhos torrado, pode usar pão de ontem e fazer em casa)

Preparação:

Coloque uma panela ao lume com bastante água, adicione 1 colher de chá de sal grosso, adicione o açafrão e um fio de azeite. Leve ao lume a ferver.

Quando a água estiver a ferver, junte o esparguete sem o partir, com a ajuda de um garfo, empurre os fios para dentro da panela e separe-os com o garfo.

Cozinhe durante o tempo que o pacote da sua massa aconselhar, por norma eu cozo o esparguete em água a ferver durante 8 minutos, depois apago o lume e deixo repousar na água durante 1 minuto na água, para não secar.

Enquanto a massa coze coloque um pouco de azeite numa frigideira, tempere o azeite com sal, adicione os alhos picados e os coentros e frite os croutons até dourarem depois retire do lume e reserve.

Depois do esparguete estar cozido, escorra a água eliminando-a. Adicione a manteiga e pimenta a gosto . Reserve a massa.

Coloque o esparguete na frigideira onde tem os croutons fritos, adicione as folhas frescas de manjerição e o cebolinho ou os orégãos e a refeição está pronta.

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

Deixe uma resposta