Empadão de cachaço assado

Quando se assa carne no forno as sobras podem ter muitos usos e dar asas a muitas receitas, o Empadão de cachaço assado é uma delas e bem deliciosa!

Pode fazer o empadão com puré caseiro ou com puré instantâneo, para quem tem pouco tempo ou simplesmente se quer despachar mais rápido o puré instantâneo também pode ter um sabor excecional  se seguir as dicas que lhe vou dizer mais em baixo:

Para fazer o puré caseiro: (mais em baixo, partilho uma versão para usar puré de pacote de compra instantâneo mas com alguns truques para ficar bem delicioso)

  • 1 kg de batatas descascadas, cozidas.
  • 3 colheres de sopa de manteiga ( eu uso aquela margarina que sabe a manteiga)
  • 200 ml de leite quente.
  • Noz moscada q.b.
  • 1 ovo batido.
  • Sal e pimenta.

Esmague as batatas até obter um puré macio, sem grumos. Junte o leite quente, a manteiga, a noz moscada, o ovo batido, o açafrão e o gengibre. Tempere com sal e pimenta e bata tudo muito bem. Se quiser uma consistência mais fina junte um pouco mais de leite.

* Caso não tenha muito tempo, compre um pacote de puré de batata instantâneo, mas melhore o seu sabor da seguinte forma…

Receita para fazer puré instantâneo, de pacote, para quem não tem mesmo tempo a perder:

Siga as instruções todas da embalagem, mas substitua a quantidade que pedem de água por leite, totalmente só leite. Junte 2 colheres de sopa de manteiga e uma colher de café de noz moscada.

  • Tempere com sal e pimenta, noz moscada.

Depois do puré feito, reserve.

Para juntar ao puré de batata e como ainda tinha carne assada desta receita: Cachaço com alho e salsa piquei 600 g da carne assada e junte no puré de batata, envolvendo com a colher de pau.

Unte um pirex com manteiga e deite a mistura de puré de batata com carne picada assada no pirex.

Pincele por cima com 1 gema, polvilhe com queijo ralado a gosto e cebolinho seco.

Leve ao forno a 180º até dourar.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Write A Comment