.

Caldo de feijão branco, para fazermos esta sopa deliciosa devemos colocar o feijão branco de molho de véspera e salgar uma tira de entremeada também de véspera.

Receita de caldo de feijão branco

Ingredientes:

800 g de feijão branco demolhado de véspera.

1 tira de entremeada salgada de véspera.

2 l de água.

Azeite.

Sal.

1 cenoura cortada em cubinhos.

1 batata grande cortada em cubinhos.

200 g de naco de bacon.

Um ramo de salsa.

Meia cebola picada, em pedaçinhos muitos pequenos.

Preparação:

Já tendo o feijão demolhado, coloque-o na panela de pressão junto com a cebola e o sal. Feche a panela de pressão, seguindo os procedimentos habituais e coza o feijão durante 15 minutos.

Após esse tempo e depois da pressão da panela ja ter saído, veja se o feijão ficou bem cozido, para isso tem de provar um feijão. Caso seja necessário cozer mais um bocadinho, volte a fechar a panela e leve o feijão ao lume mais uns minutos. O meu ficou perfeito em 15 minutos porque ja tinha ficado de molho de véspera o dia inteiro.

Numa panela mais pequenina, coloque um fio bem generoso de azeite, junte a cebola e refogue ligeiramente em lume brando. Junte os cubos de batatas e de cenoura e o ramo de salsa. Tempere com sal e refogue bem. Cubra com água, adicione o naco de bacon e cozinhe em lume branco cerca de 10 minutos, ou seja o tempo da batata e da cenoura cozerem bem.

Depois de tudo cozido, apague o lume, retire o naco de bacon para uma tábua e corte-o em cubinhos.

Junte o bacon em cubinhos na panela do feijão e junte também todo o conteúdo da panela mais pequenina, as batatinhas a cenoura e a água de cozedura.

Se gostar de coentros, adicione coentros frescos picados, se gostar mais de salsa adicione um pouco de salsa picada.

Leve pãozinho fresco para a mesa porque o nosso caldo está pronto e é tão bom!

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

Write A Comment