bolo de aniversário de laranja

Ingredientes:

  • 5 Ovos 
  • 2 Chávenas de açúcar.
  • 1 Chávena de sumo de laranja.
  • Raspa da mesma laranja.
  • 2 Chávenas de farinha + 1 colher de chá de fermento.
  • Meia chávena de óleo.

1º ligue o forno a 180º. Depois bata as 4 claras em castelo e reserve. Noutro recipiente, bata as 5 gemas com o açúcar. Junte o sumo de laranja e a raspa, a farinha com o fermento e o óleo, bata tudo com a batedeira de forma a obter uma massa cheia de bolinhas de ar, leve e fofa. Envolva as claras em castelo com a colher de pau, sem mexer, envolva gentilmente. Unte uma forma com bastante margarina e polvilhe com farinha e leve ao forno a 180º durante 25 minutos. Passado este tempo faça o teste do palito para ver se o bolo está bem cozido, espete um palito no bolo, retire-o se não trouxer bolo agarrado é porque está cozido.

Depois de frio, desenforma-se e rega-se com o sumo de 1 laranja.

Decoração para aniversário:

  • Pasta de açúcar branca.
  • Pasta de açúcar rosa.

Estica-se a pasta de açúcar branca, recorta-se do tamanho do diâmetro do bolo e cobre-se o bolo com esta pasta. Pressionando levemente com os dedos para aderir ao bolo nos seus contornos. Pode fazer desenhos na pasta usando para isso um rolo com relevos ou forminhas de cortar bolachas, não devendo para isso fazer muita pressão para não cortar a massa afinal só queremos o desenho.

 

Rosas:

Moldamos com a pasta de açúcar rosa o formato de um rolo. Corta-mos 6 rodelas com a espessura de meio centímetro. Pressionamos cada rodela com a palma da mão, depois com o dedo indicador passamos em volta só de um lado para afinar a pétala. retiramos uma de cada vez da bancada e enrolamos a primeira para dentro, para fazer o botão interior da rosa. Depois uma a uma, juntamos as pétalas um pouco mais altas que o botão. Com o dedo suavemente damos-lhe o formato parecido aos das rosas. Colam-se as rosas encima do bolo com CMC. Para fazer as folhas de chocolate basta derreter meia tablete de chocolate no microondas e depois encima de uma folha transparente de plástico (mika) verta uma pequena quantidade de chocolate dando-lhe o formato de uma folha, repita o processo até ter as folhas que achar necessárias. Deixe arrefecer um pouco e com uma faca faça um riscos nas folhas de chocolate para parecerem folhas. Quando estiverem solidificadas retire com cuidado e coloque-as no bolo com CMC. Se não tiver o CMC ponha um pouco de mel que será suficiente para colar.

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

.

Share: