bolos

Bolo da Gormândia ♥♥♥

Ingredientes:

Sumo de 2 laranjas médias.
Raspa de 3 laranjas médias.
6 ovos caseiros.  
2 chávenas de açúcar.
2 chávenas de farinha com fermento eu usei Branca de Neve fina.
1 chávena cheia de óleo. 
1 pitada de sal fino.
330 ml de compota de pêssego.

1º ligue o forno a 180º. Depois bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura muito cremosa com bolhas de ar. Junte a raspa e o sumo das laranjas, a farinha com o fermento, o sal e o óleo, bata tudo com a batedeira de forma a obter uma massa leve e fofa. Unte uma forma com bastante margarina e polvilhe com farinha e leve ao forno a 180º durante 25 minutos, depende dos fornos, convém ir vigiando o bolo, se vir que fica muito moreno por cima, cubra-o com papel de alumínio até cozer. Passado os 25 minutos, faça o teste do palito para ver se o bolo está bem cozido, espete um palito no bolo, retire-o se não trouxer bolo agarrado é porque está cozido, deixe arrefecer e depois desenforme com cuidado. Depois de desenformar com muito cuidado e deixar arrefecer, corte o bolo em dois, na horizontal de forma a ficar com 2 bolos circulares, recheie com a compota de pêssego e volte a colocar a outra metade do bolo por cima.

Agora vamos fazer uma calda deliciosa para regar o bolo por cima com os seguintes ingredientes:

1 chávena de açúcar.
6 colheres de sopa de leite.
5 colheres de sopa cheias de manteiga.
1 pitada de sal.

Ponha tudo numa frigideira e leve ao lume, vá mexendo sempre. Quando começar a ferver está pronto. Com um palito faça uns furinhos no bolo para ele absorver melhor a  calda. Verta a mistura por cima do bolo.

Cobertura de chocolate:

6 colheres de sopa de leite.
1 tablete de chocolate negro.
2 colheres de sopa cheias de manteiga.
1 pitada de sal.

Coloque todos os ingredientes ao lume num tachinho e vá mexendo sempre até o chocolate derreter e estar tudo incorporado.
Cubra o bolo com esta cobertura e decore a seu gosto. 

Sirva com um grande, grande sorriso, bom apetite!

Related Articles

Deixe um comentário

Check Also
Close
Back to top button