amêndoaarroz

Bolinhas de arroz com amêndoa

Bolinhas de arroz com amêndoa. Esta receita serve como aproveitamento de sobras de arroz cozido, já que o arroz já cozido e guardado no frigorífico, vai estar perfeito de textura para podermos moldar estas deliciosas bolinhas. De qualquer das formas, no fim da receita, digo-vos como faço o meu arroz aqui em casa.

Bolinhas de arroz com amendoa

Receita de bolinhas de arroz com amêndoa

Ingredientes para 3 pessoas:

1 tacho de arroz cozido do dia anterior. (em baixo deixo a receitinha do arroz)

1 prato com farinha temperada com sal e pimenta.

1 prato com pão ralado.

1 prato com 2 ovos batidos.

100 g de miolo de amêndoas, picadas grosseiramente (para picar as amêndoas coloque o miolo das amêndoas na picadora carregue no botão 2 vezes apenas para picar as amêndoas grosseiramente)

Preparação:

Coloque o miolo de amêndoa moída, junto com o pão ralado e misture, reserve.

Molde bolinhas com o arroz, pressionando a quantidade de arroz necessária para fazer uma bolinha de arroz entre as mãos, molde e pouse num prato, molde as restantes bolinhas até terminar o arroz.

Passe as bolinhas de arroz primeiro pela farinha, depois pelos ovos batidos e no fim passe as bolinhas de arroz pelo pão ralado com as amêndoas.

Depois coloque no congelador durante cerca de 10 minutos para ficarem bem rijas.

Passado esse tempo vamos fritar as nossas bolinhas de arroz, cuidado na altura de fritar não tenha crianças por perto e tenha todos os cuidados com o óleo vigiando sempre.

Eu fiz assim, numa frigideira de beira alta, coloquei bastante óleo, a quantidade que se usa normalmente para fritar batatas. Coloquei um palito de batata crua no óleo e acendi o lume. Quando a batata começa a fritar e a vir a superfície com bolhinhas à volta, nessa altura é a altura de colocar as bolinhas de arroz a fritar. Frite apenas 4 bolinhas de arroz de cada vez e não lhes mexa muito depois de estarem no óleo, para não desmancharem.

Assim que tiverem douradinhas, apague o lume, com uma escumadeira retire as bolinhas de arroz para um prato previamente forrado com papel absorvente (folhas de rolo de cozinha servem bem)

Afaste a frigideira com o óleo quente da zona de passagem, para sua segurança. Verifique se o lume está apagado, com o óleo não se brinca e todo o cuidado é pouco, mesmo que tenha bastante experiencia, tenha sempre cuidado.

Agora vamos fazer um molho de tomate para acompanhar as nossas bolinhas de arroz…

Molho de tomate:

Ingredientes para o molho de tomate:

100 ml de azeite.

2 dentes de alho picadinhos.

1 cebola pequenina picada.

1 folha de louro.

2 colheres de sopa de orégãos em folha.

Sal a gosto.

Pimenta.

1 colher de chá de açúcar.

1 colher de chá de manjerição.

200 ml de polpa de tomate.

Preparação:

Coloque o azeite numa frigideira, adicione os alhos e a cebola picada. junte a folha de louro. Refogue suavemente. Quando começar a alourar junte a polpa de tomate, o açúcar, sal e pimenta, junte os orégãos em folha e o manjerição.

Cozinhe em lume brando, cerca de 10 a 15 minutos mexendo e vigiando. Após este tempo, apague o lume e coloque o molho numa tacinha para servir junto com as bolinhas de arroz e amêndoa.

Polvilhe as bolinhas de arroz com cebolinho, orégãos ou salsa fresca picada, fica ao seu critério e gosto.

Agora vou deixar aqui a minha receita de arroz:

Ingredientes para uma panela de arroz cozido para 3 pessoas:

100 ml de óleo. ( sim o azeite é mais saudável, mas esta receita é assim e fica delicioso)

1 folha de louro.

1 cebola picada mas tem de ser picada bem miúdinho.

1 dente de alho inteiro sem casca.

1 colher de chá de sal grosso.

Pimenta a gosto.

1 caneca de arroz carolinho (aqui é importante que seja arroz carolinho, se for agulha o resultado final é diferente)

2 canecas e meia de água quente.

Raspas de um quarto de cenoura.

Preparação do arroz:

Coloque o óleo numa panela média. Junte a folha de louro, a cebola picada bem miudinho, o dente de alho inteiro e as raspas de cenoura. Cozinhe em lume muito brando, não saia de perto da panela durante um refogado. Quando refogado começar a dourar, coloque o arroz carolino por cima do refogado e o sal por cima do arroz. Deixe o arroz ganhar cor e ganhar o sabor do refogado, durante um minuto enquanto vigia, depois vá mexendo o arroz, enquanto ele frita envolto nestes sabores deliciosos.

Junte a água quente, mexa para libertar os grãos de arroz uns dos outros. Tempere com a pimenta. Tape deixe ferver e depois de ferver, cozinhe em lume brando, tapado cerca de 10 minutos.

Após esse tempo passar, apague o lume, mas não mexa no arroz, deixe-o ficar sossegadinho mais 2 minutinhos antes de servir.

É foi isto, espero que tenha gostado da publicação de hoje e que a reproduza ai em casa!

Um abraço e bons cozinhados!

Related Articles

Deixe um comentário

Check Also
Close
Back to top button