Azevias de grão e doce de chila. As azevias de grão são um doce tradicional de Natal muito apreciado, mas pode ser preparado em qualquer altura do ano. Um doce simples e delicioso. Estas azevias levam o toque do doce de chila, quem gosta de doce de chila vai apreciar estas azevias.
Receita de Azevias de grão e doce de chila
Ingredientes para cerca de 20 azevias
Massa para as azevias:
- 500 g de farinha.
- 2 colheres de sopa de manteiga + 1 de azeite. (ligeiramente aquecidos)
- 1 cálice de aguardente.
- Açúcar e canela para polvilhar.
Faça um monte com a farinha, numa superfície limpa e lisa. Junte a manteiga e o azeite. Misture bem e adicione a água ardente. Amasse bem a massa à mão. Vá juntando pequena quantidades de água morna, trabalhe a massa, até conseguir ter uma massa que se possa estender. Depois tape a massa com um pano e deixe-a descansar meia hora. (enquanto isso vamos fazer o recheio)
Recheio:
- 2 tigelas de grão cozido.
- 400 g de açúcar amarelo.
- 1 pau de canela.
- 100 g de farinha de amêndoa (miolo de amêndoa moído)
- 2 colheres de sopa de doce de chila.
- 1 limão.
- 1 laranja.
- 3 gemas.
- Óleo para fritar.
Tire a pele ao grão, esfregando-o nas mãos as casquinhas vão saindo. Limpe bem o grão com um pano para eliminar qualquer humidade. Num tachinho, ponha o açúcar, o pau de canela e 250 ml de água, leva ao lume mexendo até se formar o ponto de fio*. Junte as raspas e o sumo das frutas e a farinha de amêndoa, o grão triturado e o doce de chila. Vá mexendo até o doce apurar, deve fazer ponto de estrada * Depois deixe arrefecer, retire o pau de canela e junte as gemas, batendo sempre o doce. Leve de novo ao lume até ferver, mexendo sempre. Depois de pronto reserve, guarde no frigorífico uma hora para solidificar.
Estenda a massa com um rolo e corte-a em círculos. Recheei-a com o doce que preparou e feche cada pastel fazendo pressão com os dedos. Depois de fazer isso a todas frite-as em óleo bem quente. Retire depois de estarem douradas de ambos os lados, para um prato com papel absorvente. Polvilhe com bastante açúcar e canela em pó.
Sirva com um grande sorriso!
* Ponto de fio: Ao escorrer a colher de pau da calda do açúcar, vemos que se forma um fio de açúcar que fica preso na colher.
* Ponto de estrada: Quando se passa a colher de pau no fundo do tacho e se forma uma estrada que se vê o fundo do tacho.