arroz

Arroz de tentáculos de pota

Arroz de tentáculos de pota. Veja como preparar arroz de pota de forma fácil, prática e muito saborosa. Este arroz bem malandrinho cheio de sabor a mar é uma sugestão deliciosa para si.

Arroz de tentáculos de pota

Ingredientes para 4 pessoas:

1kg de tentáculos de pota, congelada.
3 cebolas descascadas, cortadas ao meio.
350g de arroz.
1dl de azeite.
1 cebola, picadinha.
2 folhas de louro.
1 dente de alho, picadinho.
150ml de vinho tinto.
1litro de água da cozedura dos tentáculos de pota. 
Coentros picadinhos (quem não gostar de coentros, pode usar salsa)
1 colher de sopa de, polpa de tomate.
2 colheres de café de, sal grosso.
1 malagueta, cortada em pedaços.
Pimenta q.b

Preparação:

Na panela de pressão, ponha 1 litro de água, as 3 cebolas cortadas ao meio e 1 colher de café de sal grosso. Junte os tentáculos de pota. Tape a panela de pressão, deixe cozinhar durante 1 hora. Quando já tiver tudo cozido, retire os tentáculos  para um prato, corte-o em pedaços e reserve, tapado. Guarde a água da cozedura dos tentáculos de pota.

Agora o arroz:

Numa panela média, ponha o azeite, a cebola picada, o dente de alho, a malagueta e as duas folhas de louro. Leve ao lume, em lume brando e para que refogue lentamente, sem queimar. Junte o arroz e não lhe mexa por uns instantes, para que ganhe o sabor do refogado. Depois envolva-o gentilmente no refogado. Regue-o com o vinho tinto. Junte a polpa do tomate, a água da cozedura dos tentáculos, coada. Tempere com 1 colher de café de sal grosso e pimenta. Polvilhe com coentros picados.
Quando o arroz estiver quase cozido cerca de 11 minutos, junte-lhe os pedaços de pota que reservou. Sirva com mais coentros picadinhos por cima. O arroz convém ser feito na hora que as pessoas chegam, para que a água não seque. De qualquer das formas, caso o seu tenha secado, pode reservar mais um pouco da água da cozedura dos tentáculos de pota , aquece-la, e antes de servir o arroz, regue-o com a água. Vai ver que fica delicioso.

Sirva com um sorriso! Bom apetite!

Related Articles

Deixe um comentário

Check Also
Close
Back to top button