A lenda do Pai Natal e a receita de Tirami-su

Há muitos anos atrás,  nasceu Nicolau (cujo nome significa pessoa virtuosa) Foi criado em Patara, uma cidade portuária situada na Ásia pelos seus pais que se chamavam Epifânio e Joana e eram cristãos devotos. A sua família era rica, diz a lenda que desde tenra idade, Nicolau demonstrou a sua bondade e compaixão pelo próximo. 

Um dia,  soube que um homem  estava prestes a encaminhar as suas três filhas pelos caminhos da prostituição, porque não tinha dinheiro para pagar-lhes o dote para estas se casarem. Nicolau chocado não podia permitir que isto acontecesse e a meio da noite deitou um saco cheio de ouro pela chaminé do homem de forma a que este, pudesse pagar o dote da filha mais velha, e cada vez que se aproximava a idade de o homem casar outra filha, Nicolau repetia o gesto salvando assim as raparigas do pesadelo. 

Os pais de Nicolau faleceram cedo e este aconselhado por seu tio, viajou até a Terra Santa, durante o percurso caiu uma tempestade que segundo a história conta, acalmou como que por milagre assim que Nicolau começou a rezar a Deus. Viveu o resto da sua vida em Mira despojado de bens materiais já que ficou sem  nada, porque deu tudo o que tinha para ajudar os pobres, com quem se cruzava. Um dia o bispo da igreja de Mira faleceu e os anciões da aldeia estavam a escolher o seu sucessor, como não sabiam quem escolher, optaram por colocar o problema a Deus, nessa noite, um deles sonhou com Deus e no sonho, Deus dizia-lhe: 

A lenda do Pai Natal e a receita de Tirami-su

 -O primeiro homem, que entrar na igreja amanhã será o bispo.

Na manhã seguinte os anciões aguardavam ansiosamente, quando ao longe vêem um vulto a entrar, era Nicolau. Nicolau ficou a ser o bispo e continuou a fazer o bem até ao dia em que fechou os olhos pela última vez.

Reza a lenda que S. Nicolau faleceu a 6 de Dezembro de 342.  no sitio onde este foi sepultado apareceu uma nascente de água.  

  

A lenda do Pai Natal e a receita de Tirami-su

 

Receita de tirami-su:

      • 4 gemas.
      • 250g. de queijo mascarpone.
      • 50g de açúcar.
      • 3 claras.
      • 10g de açúcar.
      • 170g. de palitos á la Reine.
      • 1,5 dl de café forte feito, misturado com 4 c.sopa, de rum.
      • 1 c. sopa, de cacau em pó.

 

Bata as gemas com as 50 g de açúcar até ter um creme claro, junte o queijo e bata bem. Bata as claras em castelo e junte as 10g. de açúcar envolvendo suavemente, junte à mistura. 

Coloque metade do creme numa tigela e reserve, a outra metade coloque no pirex onde vai servir. Agora mergulhe com rapidez os palitos no café e disponha-os por cima da mistura do pirex, por cima coloque o restante creme que colocou de parte, leve ao congelador cerca de 30 min para ficar fresco mais rápido. Na altura de servir polvilhe com cacau em pó.  

 

.

Veja mais receitas de sobremesas e receitas de bolos

Siga o Receitas fáceis  rápidas e saborosas nas redes sociais, no facebook no Twitter e no Instagram e também no Google+

1 thought on “A lenda do Pai Natal e a receita de Tirami-su

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.