A lenda do Pai Natal e a receita de Tirami-su
Há muitos anos atrás, nasceu Nicolau (cujo nome significa pessoa virtuosa) Foi criado em Patara, uma cidade portuária situada na Ásia pelos seus pais que se chamavam Epifânio e Joana e eram cristãos devotos. A sua família era rica, diz a lenda que desde tenra idade, Nicolau demonstrou a sua bondade e compaixão pelo próximo.
Um dia, soube que um homem estava prestes a encaminhar as suas três filhas pelos caminhos da prostituição, porque não tinha dinheiro para pagar-lhes o dote para estas se casarem. Nicolau chocado não podia permitir que isto acontecesse e a meio da noite deitou um saco cheio de ouro pela chaminé do homem de forma a que este, pudesse pagar o dote da filha mais velha, e cada vez que se aproximava a idade de o homem casar outra filha, Nicolau repetia o gesto salvando assim as raparigas do pesadelo.
Os pais de Nicolau faleceram cedo e este aconselhado por seu tio, viajou até a Terra Santa, durante o percurso caiu uma tempestade que segundo a história conta, acalmou como que por milagre assim que Nicolau começou a rezar a Deus. Viveu o resto da sua vida em Mira despojado de bens materiais já que ficou sem nada, porque deu tudo o que tinha para ajudar os pobres, com quem se cruzava. Um dia o bispo da igreja de Mira faleceu e os anciões da aldeia estavam a escolher o seu sucessor, como não sabiam quem escolher, optaram por colocar o problema a Deus, nessa noite, um deles sonhou com Deus e no sonho, Deus dizia-lhe:
A lenda do Pai Natal e a receita de Tirami-su
-O primeiro homem, que entrar na igreja amanhã será o bispo.
Na manhã seguinte os anciões aguardavam ansiosamente, quando ao longe vêem um vulto a entrar, era Nicolau. Nicolau ficou a ser o bispo e continuou a fazer o bem até ao dia em que fechou os olhos pela última vez.
Reza a lenda que S. Nicolau faleceu a 6 de Dezembro de 342. no sitio onde este foi sepultado apareceu uma nascente de água.
A lenda do Pai Natal e a receita de Tirami-su
Receita de tiramisu:
-
-
- 4 gemas.
-
-
-
- 250g. de queijo mascarpone.
-
-
-
- 50g de açúcar.
-
-
-
- 3 claras.
-
-
-
- 10g de açúcar.
-
-
-
- 170g. de palitos à la Reine.
-
-
-
- 1,5 dl de café forte feito, misturado com 4 c.sopa, de rum.
-
-
-
- 1 c. sopa, de cacau em pó.
-
Bata as gemas com as 50 g de açúcar até ter um creme claro, junte o queijo e bata bem. Bata as claras em castelo e junte as 10g. de açúcar envolvendo suavemente, junte à mistura.
Coloque metade do creme numa tigela e reserve, a outra metade coloque no pirex onde vai servir. Agora mergulhe com rapidez os palitos no café e disponha-os por cima da mistura do pirex, por cima coloque o restante creme que colocou de parte, leve ao congelador cerca de 30 min para ficar fresco mais rápido. Na altura de servir polvilhe com cacau em pó.
Que linda lenda,gostei imenso dessa lenda!!