4 pratos de crescer água na boca

Hoje trazemos 4 pratos de crescer água na boca. pratos que até são bastante simples, mas que lhe farão recolher muitos elogios num jantar de familia ou amigos.

O aspecto do prato em si já pode envolver completamente quem aguarda ansiosamente para o provar, depois o sabor se for daqueles mesmo bons, não se condegue parar de comer, daqueles pratos que se repete e repete até ficar com a barriga farta.

Receitas de 4 pratos de crescer água na boca.

Bifes de frango deliciosos

Ingredientes para 4 pessoas:

8 bifes de frango, pequenos.

Farinha q.b

Sal e pimenta.

Azeite q.b

Sumo de limão.

2 cebolas, picadas.

10 tomates daqueles muito pequeninos. (tomate cereja)

2 dentes de alhos, picados.

1 colher de chá de, manjericão.

1 colher de café de, orégãos em folha.

Queijo mozarela, desfiado q.b

Picante (se gostar)

Preparação:

Tempere os bifes com sal grosso e sumo de limão uns 10 minutos antes de começar a cozinhar este prato. Depois, escorra bem os bifes da marinada e passe-os por farinha. Frite-os em azeite, de um lado e do outro.

Depois de fritos, absorva bem a gordura com papel absorvente, tape e reserve.  Numa frigideira, refogue as cebolas e os alhos, num pouco de azeite, junte os tomates, com o garfo esmague-os, para que libertem o suco no refogado. Adicione o manjericão. Cozinha mais 3 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Unte um tabuleiro próprio para ir ao forno, com margarina ou manteiga, disponha nele os bifes de frango e regue-os por cima, com o refogado. Polvilhe com bastante queijo. Se gostar, ponha agora um pouco de picante, termine com folhinhas secas de orégãos. Leve ao forno até ficar douradinho.

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

Arroz de tamboril com camarão

Cozedura dos camarões:

Precisa de 200g de camarões médios, cozidos em 600 ml de água a ferver com 1 colher de chá de sal grosso, 1 colher de chá de pimentão doce, 1 cenoura pequena cortada em pedaços e 1 cebola pequenina inteira. Assim que a água começar a querer fugir do tacho, os camarões estão prontos. Reserve a água da cozedura coada, vai ser o nosso *caldo de marisco.

Ingredientes para o arroz 3 pessoas:

300 ml de arroz.

1 embalagem de cubos de tamboril.

2 colheres de sopa de azeite + 1 de óleo.

Meia cebola, picadinha.

1 dente de alho picadinho.

2 colheres de sopa de, polpa de tomate.

1 colher de chá de, pimentão doce.

2 ramos de coentros, frescos, picados.

1 malagueta pequena, cortada em pedaços.

Meio copo de, vinho branco.

Preparação:

Numa panela média, ponha o azeite e o óleo e refogue ligeiramente a cebola e o alho, adicione a polpa de tomate, o pimentão doce e mexa. Refogue com o vinho branco e deixe reduzir. Junte o *caldo de marisco, envolva, deixe ferver e deite o arroz e os cubos de tamboril.

Descasque os camarões, deixando a cabeça e o rabo, polvilhe-os com uma pitada de sal fino. Quando o arroz já estiver cozido (mais ou menos 12 minutos) junte-lhe os camarões e polvilhe com os coentros picados, rectifique os temperos e está pronto!

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

Tranches de pescada com molho real

16585644_LOrzz.jpeg

Ingredientes para 3 pessoas:

3 tranches de pescada.

Azeite.

1 colher de chá de, manjericão seco.

1 malagueta, cortada aos bocadinhos.

1 colher de sopa de polpa de tomate

Raspa de meio limão.

1 colher de café de, pimentão doce.

Sal

Preparação:

Aqueça uma grelha de riscas com um fio de azeite. Grelhe as tranches de pescada de um lado e do outro. Depois reserve, tapadas. Numa frigideira ponha azeite, a malagueta, a raspa de limão, o pimentão doce, a polpa de tomate e o manjericão seco. Mexa e leve ao lume até obter um molho vermelho transparente.

Tempere com sal. Filtre o molho e regue as tranches com este molho. Acompanha bem com batatas cozidas, ovo cozido e broculos cozidos.

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

Camarões picantes com cerveja preta

Ingredientes para 4 pessoas:

800 g de camarões médios, com  casca.

8 colheres de sopa de azeite

14 dentes de alho, grandes com casca, esmagados.

3 malaguetas, abertas ao meio.

1 limão.

3 colheres de sopa de manteiga.

3 colheres de sopa de cerveja preta.

Sal grosso q.b

Sumo de limão.

Faça um corte vertical nas costas de cada camarão, tempere esse golpe com sal grosso e sumo de limão. Depois de os camarões estarem todos temperados. deite  o azeite no fundo de uma frigideira grande, junte os alhos esmagados e leve ao lume. Quando o azeite estiver aquecido, frite nele os camarões.

Quando ficarem vermelhos por baixo, vire-os para que fritem do outro lado. Retire os camarões e os dentes de alho, para uma travessa. Derreta a manteiga na frigideira junto com a cerveja preta e as malaguetas, regue os camarões com a manteiga. Esprema o sumo do limão por cima do marisco.

Sirva com um grande sorriso! Bom apetite.

Outras receitas que poderá gostar:

3 petiscos a não perder

Bifes de peru épicos

Costeletas à salsicheiro

Espero que tenha gostado! Um abraço e bons cozinhados!

Ana Pinheiro

Deixe uma resposta