3 receitas muito gulosas com doce de ovos
Ingredientes:
- 3 pacotes de bolachas Maria torradas.
- 1 pacote de manteiga à temperatura ambiente (eu usei creme de barrar vegetal com sabor a manteiga) 250 g
- 50 g de açúcar em pó.
- 600 ml de café já feito, agua e café, bem forte (se não quiser cafeína, substitua o café, por cevada solúvel)
- 12 gemas.
- 2 chávenas de açúcar branco granulado ( açúcar corrente normal) 400 g
- 2 chávenas e meia de leite (600 ml)
- 1 colher de chá de essência de baunilha.
- 2 colheres de sopa de farinha Maisena.
- 1 colher de chá de café solúvel em pó (ou cevada solúvel)
- 100 g de miolo de noz.
- 3 colheres de sopa de mistura de cereais com café.
Creme de café:
Coloque as 4 gemas com a manteiga e com o açúcar em pó o café e o miolo de noz num processador de alimentos e triture tudo até obter uma creme uniforme, reserve no frigorífico.
Doce de ovos:
Numa panela coloque o açúcar, o leite, as restantes 8 gemas, a essência de baunilha. Bata tudo com a batedeira. Dilua a farinha Maisena numa pequena quantidade de leite e junte na panela. Mexa e leve ao lume até engrossar. Depois passe a varinha mágica na mistura para desfazer algum grumo e volte a levar a mistura ao lume mexendo sempre durante 1 minuto.
Bolo de bolacha
Deixe arrefecer e ponha no frigorífico até ficar bem fresco (para encurtar tempo eu costumo meter o doce de ovos no congelador uns minutos para que fique logo frio e apto a usar)
Montagem do bolo de bolacha:
Coloque o café numa tigela e molhe uma bolacha , não mergulhe a bolacha durante muito tempo, molhe de um lado e do outro e tire senão as bolachas começam a desfazer-se. Unte a bolacha com creme de café e coloque no centro do pirex faça o mesmo as outras bolachas até cobrir o fundo. Depois do fundo preenchido. Coloque creme nos intervalos das bolachas para que fique tudo compacto. Agora vamos fazer o segundo andar, molhe a bolacha no café mas desta vez barre com doce de ovos, e faça isto até cobrir o segundo andar deste bolo de bolacha. Depois tape os intervalos com doce de ovos. Faça o 3º andar com creme de café e o 4º com doce de ovos e assim sucessivamente até acabar as bolachas e o creme. Eu terminei com doce de ovos por cima bolachas raladas e metades de miolo de nozes.
Depois de pronto, vai para o frigorífico até ao dia seguinte, no dia seguinte é só tirar do frigorífico e saborear esta delicia que todos tanto gostamos este bolo de bolacha nem vos digo nada! Digam-me qualquer coisa depois de provarem ai em casa, fico a espera do vosso feed back 😉
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Molotof com doce de ovos irresistível ♥♥♥
Antes da receita, nunca é demais lembrar umas dicas que considero importante para ter sucesso com o seu molotof, principalmente se for a primeira vez que vai fazer este pudim.
Quando o molotof estiver no forno, não abra a porta do forno para espreitar.
Depois do molotof estar cozido, continue a não abrir a porta do forno, desligue o forno depois de cozido, mas não abra a porta. O molotof de tem estar bem cozido antes de desligar o forno senão estiver bem cozido baixa.
O molof vai ao forno em forno pré aquecido dentro duma forma redonda caramelizada e a forma é colocada dentro de um tabuleiro com água.
Ingredientes para 1 molotof:
-
- 12 claras.
-
- 12 colheres de açúcar.
-
- Caramelo liquido a gosto.
-
- Umas gotinhas de aroma de baunilha.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo firme, depois adicione os restantes ingredientes e bata novamente. Unte uma forma grande, das que tem buraco no meio, com caramelo líquido. Verta a mistura na forma caramelizada. Coloque um tabuleiro no forno com água. Coloque a forma dentro desse tabuleiro. Leve ao forno em banho maria durante 20 a 25 minutos. Passado este tempo, desligue o forno e não abra a porta do forno, não mexa nunca na porta do forno para ver se o molotof está bonito, esqueça-se do molotof lá dentro durante umas horas com o forno desligado, desta forma não terá a surpresa desagradável do molotof baixar. Vá fazer outras coisas, e depois de algumas horas então sim retire o seu molotof do forno coloque o molotof no frigorifico dentro da forma até ficar bem fresco e desenforme depois de estar fresco.
Se quiser fazer doce de ovos para aproveitar as gemas e regar os eu molotof com este doce receita já a seguir…
Ingredientes para o doce de ovos:
-
- 12 gemas.
-
- 2 chávenas e meia de leite.
-
- 300 g de açúcar.
-
- Umas gotinhas de aroma de baunilha.
Coloque estes ingredientes tudo numa panela, bata com a batedeira. Depois de bater. Leve a mistura ao lume, mexendo sempre até engrossar. Regue o seu pudim com este doce de ovos delicioso!
Dica importante: Caso queira reservar as gemas e fazer este doce no dia seguinte, cubra as gemas com o leite e guarde no frigorifico e no dia seguinte basta juntar o açúcar a baunilha e levar ao lume.
Sirva com um grande sorriso, bom apetite!
Palmiers de maçã e canela com doce de ovos e chantilly ♥♥♥
Ingredientes:
-
- 1 embalagem de palmiers de maçã e canela Du Bois de La Roche. (são tão estaladiços e sabem tanto a maçã… experimentem)
-
- 200g de açúcar.
-
- 70 ml de água.
-
- 1 colher de chá de, manteiga (eu usei creme vegetal, margarina com sabor a manteiga)
-
- 1 colher de sopa de, farinha maisena.
-
- 3 gemas+ 2 ovos inteiros, tudo a temperatura ambiente.
-
- Preparado de chantilly Royal.
Disponha os palmiers num prato. Barre cada um com creme de ovos e sobreponha uns por cima dos outros cuidadosamente, decore com chantilly e mais creme de ovos .
Para fazer o chantilly basta juntar 200 ml de leite ou água ao conteúdo da saqueta de preparado de chantilly Royal, bater uns minutinho e fica pronto e delicioso num instantinho.
Sirva com um enorme sorriso!