receitas

2 receitas com Alfarroba

A Alfarroba é o fruto da alfarrobeira, tem ganho bastante destaque como ingrediente, tornando possível fazer substituições saudáveis como a que vamos fazer no nosso bolo de nozes e alfarroba.

A alfarroba é rica em antioxidantes, muitas vezes surge como alternativa ao uso do cacau em pó. A farinha de alfarroba encontra-se disponível no ervanário, mercearias gourmet ou em grandes superfícies a alfarroba tem pouquíssimas calorias e é rica em vitaminas A, B1 e B2, niacina, cálcio e magnésio.

Bolo licoroso de alfarroba ♥♥♥

Bolo licoroso de alfarroba

Ingredientes:

5 Ovos caseiros.  

2 Chávenas de açúcar.

1 Chávena de farinha.

1 chávena e meia de óleo. 

Meia chávena de farinha de alfarroba.

Meia chávena de cacau.

4 colheres de sopa de água.

1 pitada de sal fino.

1 colher de chá de fermento em pó.

 

1º ligue o forno a 180º. Depois bata os ovos com o açúcar. Junte a farinha com o fermento peneirado, o óleo, a farinha de alfarroba, o cacau tudo peneirado e o sal. Bata tudo com a batedeira de forma a obter uma massa cheia de bolinhas de ar, leve e fofa. Unte uma forma com bastante margarina e polvilhe com farinha de alfarroba. Leve ao forno a 180º durante 30 minutos, depende dos fornos, convém ir vigiando o bolo, se vir que fica muito moreno por cima, cubra-o com papel de alumínio até cozer. Passado os 30 minutos, faça o teste do palito para ver se o bolo está bem cozido, espete um palito no bolo, retire-o se não trouxer bolo agarrado é porque está cozido, deixe arrefecer e depois desenforme com cuidado.Agora regue o bolo com a calda licorosa:

5 colheres de sopa de açúcar.

3 colheres de sopa de água

2 colheres de sopa de licor de alfarroba.

Leve tudo ao lume e vá mexendo até fazer uma calda.Verta a mistura devagarinho, faça uns furinhos com um palito para que a calda entranhe bem. Sirva com um sorriso, bom apetite!

Receita de bolo de nozes e alfarroba

Ingredientes:

1 chávena de farinha de alfarroba (equivale a 100 g)

1 chávena de farinha de trigo (equivale a100 g)

1 colher de chá de fermento em pó.

1 chávena miolo de nozes triturado finamente (equivale a 100 g)

1 chávena de açúcar (equivale a 200 g )

4 ovos à temperatura ambiente.

50 g de margarina derretida.

50 ml de água quente.

1 colher de chá de canela em pó.

Meia colher de café de noz moscada em pó.

1 pitada de cravinho em pó ou 1 cravinho esmagado (pode esmagar um cravinho colocando-o numa tábua de corte e pressionando o cravinho com o rolo da massa até ficar em pó)

1 colher de chá de erva doce.

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea e esbranquiçada. Junte as diversas farinhas, o fermento, a água, a margarina derretida e as diversas especiarias e bata novamente a mistura.

Unte uma forma redonda para bolos com margarina e polvilhe com farinha de alfarroba.

Verta o preparado do bolo para dentro da forma. Leve ao forno, em forno pré-aquecido a 180 º assa cerca de 25 minutos ou até o bolo ficar bem cozido (faça o teste do palito e vigie o forno o tempo pode variar)

Depois do bolo de nozes e alfarroba estar cozido, deixe o bolo arrefecer. Desenforme para um prato com cuidado para sair direitinho.

Reserve o bolo porque agora vamos fazer uma cobertura.

Cobertura gulosa para o bolo de nozes e alfarroba:

100 g de metades de miolo de nozes.

100 g de manteiga.

100 g de açúcar.

3 colheres de sopa de leite.

1 pitada de canela.

Junte tudo num tachinho e leve ao lume, mexendo até levantar fervura. Cubra o bolo de nozes e alfarroba com este creme delicioso e está pronto!

Sirva com um grande sorriso, bom apetite!

Related Articles

Check Also
Close
Back to top button