arrozpota

Arroz picante de pota

Arroz picante de pota, uma alternativa muito saborosa ao arroz de polvo no entanto mais em conta para os bolsos na hora de comprar.

Arroz picante de pota

Ingredientes para 4 pessoas:

1kg de tentáculos de pota, congelada.
3 cebolas descascadas, cortadas ao meio.
350g de arroz agulha.
1dl de azeite.
1 cebola, picadinha.
2 folhas de louro.
1 dente de alho, picadinho.
150ml de vinho tinto.
1litro de água da cozedura dos tentáculos de pota. 
2 colheres de sopa de polpa de tomate.
Coentros picadinhos (quem não gostar de coentros, pode usar salsa)
2 colheres de café de, sal grosso.
1 colher de chá de pimentão doce.
Pimenta q.b
Molho picante q.b

Preparação:

Na panela de pressão, coloque 1 litro de água, as 3 cebolas cortadas ao meio e 1 colher de café de sal grosso. Junte os tentáculos de pota. Tape a panela de pressão, deixe cozinhar durante 1 hora. Quando já tiver tudo cozido, retire os tentáculos  para um prato, corte-o em pedaços e reserve, tapado. Guarde a água da cozedura dos tentáculos de pota.

Agora vamos preparar o arroz:

Arroz picante de pota

Numa panela média, coloque o azeite, a cebola picada, o dente de alho e as duas folhas de louro. Leve em lume brando para refogar lentamente. Junte o arroz e não lhe mexa por uns instantes, para que ganhe o sabor do refogado. Depois envolva-o gentilmente no refogado. Regue-o com o vinho tinto. Junte a polpa do tomate e o pimentão doce, a água da cozedura dos tentáculos, coada. Tempere com 1 colher de café de sal grosso, pimenta e molho picante. Polvilhe com coentros picados.


Quando o arroz estiver quase cozido, cerca de 11 minutos, junte-lhe os pedaços de pota que reservou. Sirva com mais coentros picadinhos por cima. O arroz convém ser feito na hora que as pessoas chegam, para que a água não seque. De qualquer das formas, caso o seu tenha secado, pode reservar mais um pouco da água da cozedura dos tentáculos de pota , aquece-la, e antes de servir o arroz, regue-o com a água. Vai ver que fica delicioso.

Sirva com um sorriso! Bom apetite!

Related Articles

2 Comments

Deixe um comentário

Check Also
Close
Back to top button